Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Veja o histórico de Itajaí no Executivo em SC

04 de julho de 2014 1

A candidatura do vereador Thiago Morastoni (PT) a vice-governador, ao lado de Claudio Vignatti (PT) é a primeira tentativa de um itajaiense em ocupar uma cadeira no Executivo estadual desde a década de 1990, quando Arnaldo Schmitt concorreu ao lado de Paulo Afonso _ e não levou.

O último itajaiense a ocupar uma vaga no governo de Santa Catarina foi Antônio Carlos Konder Reis, que foi vice de Vilson Kleinubing entre 1990 e 1994.

Desde 1894, quando instituída a República, por cinco vezes um itajaiense ocupou algum dos cargos mais altos do Estado (incluindo Jorge Bornhausen, primo de Antônio Carlos Konder Reis, que não nasceu por aqui, mas fez da região seu reduto eleitoral).

Além dele, que foi governador no fim da década de 1970, a cidade também teve os nomes de Irineu Bornhausen, governador na década de 1950, Adolfo Konder, na década de 1930, e Lauro Müller, itajaiense que foi o primeiro a ocupar o posto no Estado.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (1)

  • SÉRGIO diz: 4 de julho de 2014

    O texto cita desde a década de 1990 e depois já traz relatos dos idos de 1894. Pairou uma dúvida: o candidato a governador pelo PDS em 1986, Amilcar Gazaniga, que ficou em 3° lugar naquela eleição, perdendo por quase 600 mil votos, não é de Itajaí? Se não é, fez carreira lá, pois foi prefeito da cidade e deputado estadual pela região. Obrigado

Envie seu Comentário