Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Ajuda online para recuperar o patrimônio

31 de julho de 2014 0
Foto: Rafaela Martins

Foto: Rafaela Martins

 

A empresa Rehabilitar, que fará o projeto de restauro da igrejinha da Imaculada Conceição, criou uma comunidade no Facebook para estimular os moradores a enviar fotos antigas do interior e do exterior do edifício, para respaldar o restauro. Detalhes que apareçam em cerimônias de casamentos, batizados e outras celebrações podem ajudar os arquitetos a definir um plano de obras que deixe a Igrejinha Velha, como é conhecida, o mais próximo possível de sua versão original, de 1824.

A construção é tombada como patrimônio histórico municipal e estadual e está fechada desde agosto do ano passado, quando parte do telhado desabou. Conhecida por ser um dos santuários preferidos para casamentos na cidade, desde então a igrejinha não recebe visitantes.

A assinatura do contrato entre a prefeitura e a empresa Rehabilitar, que venceu o segundo processo licitatório para o projeto, deve ocorrer na semana que vem. O primeiro contrato, assinado em novembro do ano passado com uma empresa de Joinville, acabou cancelado pelo município porque não foi entregue a tempo nem conforme as determinações que haviam sido feitas.

Com a retomada do projeto, a previsão é que somente nos próximos meses seja possível dizer quanto tempo deve demorar o restauro propriamente dito. A ideia era que a obra de recuperação iniciasse no aniversário da cidade, em junho _ o que não foi possível. Agora, ainda é preciso verificar o quão danificada está a estrutura.

Comente e compartilhe

comentários

Envie seu Comentário