Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Prefeitura de Itajaí envia à Câmara de Vereadores projeto de lei que cria a Guarda Armada

06 de agosto de 2014 3

O prefeito Jandir Bellini (PP) encaminhou à Câmara de Vereadores de Itajaí o tão esperado projeto da Guarda Armada, que deve custar R$ 5 milhões aos cofres públicos. Como prometido, a proposta, cobrada por boa parte da comunidade, só foi enviada ao Legislativo depois que o Congresso aprovou projeto de lei que aumenta o poder de atuação das guardas civis, concedendo a elas poder de polícia e porte de armas.

O problema é que, antes mesmo da sanção da presidente Dilma Roussef (PT), a história já provocou reações do Ministério Público Federal, que considera a novidade inconstitucional.

Não é de hoje que as guardas são alvo de insegurança jurídica. Por lei, só podem resguardar o patrimônio público e prender em caso de flagrante _ um poder que cabe a qualquer cidadão. Na prática, um elevado custo para pouca ação.

Só que diante dos atuais índices de violência, instituir guardas municipais tem sido estratégia política bem aceita pelas comunidades e amplamente usada por prefeitos no país. Resta saber como vai funcionar por aqui.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (3)

  • Luiz oliveira diz: 7 de agosto de 2014

    Fazendo uma breve comparação entre os “GUARDINHAS” de transito e seus egos inflados, já dá para perceber o problema que será, um cidadão sem preparo algum, portando uma arma de fogo, sentido-se o CAPITÃO NASCIMENTO. Mas uma forma de desviar dinheiro público mascarando a incompetência.

  • LG diz: 7 de agosto de 2014

    A ignorância em geral da população me causa tamanho espanto.

    De onde tiraram a ideia de que “cidadãos” sem preparo algum portariam arma de fogo? A estrutura de guarda armada é totalmente treinada e capacitada, inclusive se compara aos mesmos treinamentos que policiais fazem.

    Não prolifere inverdades por puro desconhecimento do tema.

  • edson treta diz: 31 de dezembro de 2014

    concordo com tigo LG cara nao sabe nada do assunto e vem fala que um guarda e sem preparo nenhum .Vai e fala isso pra um guarda mane pa ve a sova que tu vai leva.
    seu otario se informa …

Envie seu Comentário