
Foto: Marcos Porto
As obras de abertura da nova bacia de evolução vão causar o fechamento do atual terminal de passageiros de Itajaí, onde desembarcam os turistas que chegam à cidade nos transatlânticos. Com a entrada de navios com maior comprimento e boca (largura), decorrente da nova área de manobras, a atracação das embarcações de cruzeiros no píer Guilherme Asseburg ficará inviável.
Levantamentos indicaram que não seria seguro manobrar os grandes navios até os berços de atracação com navios de cruzeiro parados no atual terminal, que fica na região da igrejinha velha, no Centro.
…
Como as obras da bacia de evolução só devem iniciar no ano que vem, ainda não há data prevista para a mudança. Por isso, ao menos nesta temporada as atracações no terminal turístico estão mantidas.
O Porto de Itajaí está estudando uma nova área para construir um novo píer de passageiros. Uma das possibilidades levantadas é que a estrutura fique nas imediações da Vila da Regata, ao fundo do Centreventos.
Melhorias no atracadouro
O terminal de passageiros de Itajaí tem hoje limitação estrutural para receber grandes transatlânticos. A intenção é que, com a mudança para outro local, o cais seja apropriado às exigências das companhias que operam os maiores navios de passageiros.
Itajaí receberá na próxima temporada 28 escalas de cruzeiros, com previsão de chegar a 50 mil passageiros. Todos são operados pela Pullmantur e pela Royal.