Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Complexo Portuário do Itajaí sobe cinco posições no ranking dos maiores do mundo

25 de agosto de 2014 5
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

 

O Complexo Portuário do Itajaí subiu cinco posições na edição 2014 do World Top Conteiner Ports, ranking dos maiores portos especializados em contêineres feito anualmente pela publicação britânica Container Management. Juntos, os terminais de Itajaí e Navegantes passaram da 108ª para a 103ª posição e fazem do complexo um dos 120 maiores portos do mundo.

Entre os portos brasileiros, só o Complexo Portuário do Itajaí e o Porto de Santos aparecem no ranking (Santos com a 38ª posição). O ranking destaca o crescimento de 12% na movimentação de cargas em Itajaí e Navegantes entre 2012 e 2013.

Juntos e mais fortes

O maior movimentador de cargas do complexo é a Portonave, em Navegantes, que responde sozinha por 45% das cargas conteinerizadas movimentadas em Santa Catarina. Em Itajaí a movimentação é feita pela gigante holandesa APM Terminals.

Superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Junior diz que parte do crescimento se deve à atenção que o complexo tem recebido da Secretaria Especial de Portos. O governo federal iniciou recentemente as obras de realinhamento dos berços 3 e 4 em Itajaí.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (5)

  • Mas, e a Via Portuária/ diz: 25 de agosto de 2014

    O que está faltando para concluir a Via Portuária? Quando será concluida? Ninguem consegue responder a estas perguntas… Todo mes vemos noticias boas com relaçao ao Complexo Portuario, aumento no volume de cargas, aumento de arrecadaçao e mesmo assim nao conseguem acabar esta obra…. Chega de corpos esmagados por caminhoes de container….

  • Via Portuária (2) diz: 25 de agosto de 2014

    Meu camarada… somos um município administrado por um prefeito fraco!
    Alias como sempre foi em outros governos.

  • roberto diz: 25 de agosto de 2014

    A portonave não utiliza estivador do ogmo que possuem hora de trabalho caríssima e sem qualificação, já o porto de Itajaí utiliza esta mão de obra que no máximo tem a 8 série do ginásio, tudo por obrigação, ou Itajaí fecha o ogmo ou o ogmo fechará o porto de Itajaí

  • João Santos diz: 25 de agosto de 2014

    Meu caro Roberto, sou estivador do Porto de Itajaí há 20 anos, sou pós-graduado em Gestão Portuária e lhe informo que muitos dos meus companheiros também possuem especializações. Quando nós não temos informações não devemos julgar as pessoas. Sou filho de estivador com muito orgulho, pois o meu pai contribuiu por 30 anos para o desenvolvimento da cidade de Itajaí. Não temos culpa que não remunerem bem o seu trabalho. Infelizmente o que você demonstra além de ignorância é preconceito.

  • humberto diz: 26 de agosto de 2014

    Há dois dias quase aconteceu mais uma tragédia justamente por falta de uma Via Portuária na cidade; quem viu o noticiário e quem quase sofreu com a imprudência do motorista e que pode falar melhor. Na rua Aleixo Maba um caminhão de contêiner quase passa por cima de duas motos com três ocupantes que estavam no sinaleiro.
    O porto de Itajaí funciona há mais de sessenta anos, Navegantes há + ou – 5 anos… lá eles tem a sua via que liga diretamente a BR 101, aqui os caminhoneiros muitas vezes tem que rodar por toda cidade esperando sua vaga no porto. Até quando isto vai acontecer…?? ninguém sabe. O prefeito está no seu terceiro mandato e até agora só prometeu mas, não cumpriu. Será que na próxima eleição p/ prefeito teremos novas promessas?? Meu pai sempre falava: de promessas o inferno está cheio.

Envie seu Comentário