Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 2 setembro 2014

Nem o alargamento da faixa de areia vai livrar a Praia Central da sombra

02 de setembro de 2014 25

Douglas Werner Heckman, morador de Rio do Sul, registrou em time lapse 24 horas da Praia Central de Balneário Camboriú. O vídeo, com pouco mais de um minuto e meio, mostra a noite agitada, a chegada dos primeiros banhistas e guarda-sóis à orla e o momento em que a sombra dos prédios invade a faixa de areia _ o que ocorre no meio da tarde.

Na semana em que se discute o alargamento da faixa de areia (a audiência pública está marcada para quinta-feira), o vídeo mostra que mesmo chegando ao dobro da largura atual, como é previsto pela prefeitura, a Praia Central não ficará livre da sombra dos edifícios.

Há dois anos a prefeitura decretou moratória e a aprovação de novos projetos foi suspensa até que terminem as discussões de uma nova lei de zoneamento. Ainda assim, a cidade tem oito dos 10 projetos das futuras torres mais altas do país, de acordo com o Council on Tall Buildings and Urban Habitat (Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano).

 

Curso na hotelaria

02 de setembro de 2014 0

Na tentativa de driblar a escassez de mão de obra, o resort Infinity Blue firmou parceria com o Instituto Brasileiro de Inclusão Social no Turismo e está oferecendo cursos de capacitação para jovens carentes.

Uma turma se formou na semana passada e novas inscrições estão abertas, para garçons. As próximas capacitações serão para auxiliares de cozinha e camareiras.

Hoteleiro de Balneário Camboriú é condenado por agredir funcionário com cinta

02 de setembro de 2014 0

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina mantiveram uma decisão da comarca de Balneário Camboriú que condenou o sócio de um hotel a pagar indenização por danos morais por ter agredido um ex-funcionário com uma cinta, dentro de uma cafeteria.

O agressor alegou que tentava se defender de agressões verbais feitas pelo então funcionário e pediu redução do valor da indenização, de R$ 10 mil. Os desembargadores consideraram o relato das testemunhas, que negaram a versão do patrão, e mantiveram a condenação.

Presença obrigatória

02 de setembro de 2014 1

Servidores comissionados da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú (os chamados cargos de confiança) assinaram uma convocação para comparecer ao desfile cívico de 7 de Setembro. Entraram no “pacote”  funcionários de todos os vereadores da casa.

A concentração é às 8h30min de domingo,  e o pessoal já foi avisado que não terá hora extra.

Zoneamento de Bombinhas vai parar na Justiça

02 de setembro de 2014 4

A Associação Amigos da Praia do Mariscal (Amar) em Bombinhas está se preparando para ajuizar ação popular contra as regras do Grupo Gestor que discute a nova lei de zoneamento da cidade.

A intenção é reverter as mudanças que possibilitam a verticalização do município (um contrassenso numa cidade que pretende implantar um pedágio ambiental).

Escavações do Palácio Marcos Konder revelam tesouro arqueológico

02 de setembro de 2014 0
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

 

O restauro do Palácio Marcos Konder, em Itajaí, revelou um tesouro escondido. Durante as escavações de uma valeta de contenção, feita para segurar a umidade do prédio, os operários encontraram um grande acervo de material arqueológico.

Louças, cerâmicas e moedas do século 19 e início do século 20 estavam enterrados no solo ao redor do museu. Foram recolhidos, levados ao Museu Etno-Arqueológico, na Itaipava, e agora vão ajudar a contar a história de um dos pontos mais importantes e conhecidos da cidade.

O arqueólogo Darlan Cordeiro, que dirige o Museu Etno-Arqueológico, está trabalhando na triagem e higienização do material. Só de louças já foram recolhidos mais de mil cacos  incluindo belos pedaços de porcelana inglesa, que aparentam datar de dois séculos atrás.

Paralelo à análise das peças, Darlan faz o levantamento histórico dos primórdios da Rua Hercílio Luz. Sabe que havia casas no local onde foi construído o Palácio Marcos Konder. Pelo menos duas, segundo o historiador Edison D´Ávilla. As casas foram desapropriadas em 1920 para dar lugar ao prédio, que abrigou a prefeitura, a Câmara de Vereadores e o fórum de Itajaí.

Os pesquisadores tentam descobrir, agora, o que havia lá antes disso. Uma das moedas recolhidas junto ao palácio data de 1860, o que pode ajudar na determinação do período em que os objetos foram parar no terreno do palácio.

Acervo catalogado

As obras de restauro, que começaram em abril, obrigaram à retirada do acervo  do Palácio Marcos Konder, onde funciona o Museu Histórico de Itajaí. As 12 mil peças foram levadas para uma casa alugada pela prefeitura, na Rua 15 de Novembro, e estão sendo fotografadas e catalogadas. O acervo inclui de máquina fotográfica lambe-lambe e rádio artesanal aos primeiros troféus do Marcílio Dias.

Restaurado para o aniversário

O prazo de entrega das obras de restauro do Palácio Marcos Konder é junho do ano que vem, junto com o aniversário de Itajaí.

A recuperação do prédio histórico  obedece a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre prefeitura e Ministério Público Estadual. Além do restauro, o edifício receberá obras de acessibilidade. O investimento total é de R$ 1,9 milhão.