Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Escavações do Palácio Marcos Konder revelam tesouro arqueológico

02 de setembro de 2014 0
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

 

O restauro do Palácio Marcos Konder, em Itajaí, revelou um tesouro escondido. Durante as escavações de uma valeta de contenção, feita para segurar a umidade do prédio, os operários encontraram um grande acervo de material arqueológico.

Louças, cerâmicas e moedas do século 19 e início do século 20 estavam enterrados no solo ao redor do museu. Foram recolhidos, levados ao Museu Etno-Arqueológico, na Itaipava, e agora vão ajudar a contar a história de um dos pontos mais importantes e conhecidos da cidade.

O arqueólogo Darlan Cordeiro, que dirige o Museu Etno-Arqueológico, está trabalhando na triagem e higienização do material. Só de louças já foram recolhidos mais de mil cacos  incluindo belos pedaços de porcelana inglesa, que aparentam datar de dois séculos atrás.

Paralelo à análise das peças, Darlan faz o levantamento histórico dos primórdios da Rua Hercílio Luz. Sabe que havia casas no local onde foi construído o Palácio Marcos Konder. Pelo menos duas, segundo o historiador Edison D´Ávilla. As casas foram desapropriadas em 1920 para dar lugar ao prédio, que abrigou a prefeitura, a Câmara de Vereadores e o fórum de Itajaí.

Os pesquisadores tentam descobrir, agora, o que havia lá antes disso. Uma das moedas recolhidas junto ao palácio data de 1860, o que pode ajudar na determinação do período em que os objetos foram parar no terreno do palácio.

Acervo catalogado

As obras de restauro, que começaram em abril, obrigaram à retirada do acervo  do Palácio Marcos Konder, onde funciona o Museu Histórico de Itajaí. As 12 mil peças foram levadas para uma casa alugada pela prefeitura, na Rua 15 de Novembro, e estão sendo fotografadas e catalogadas. O acervo inclui de máquina fotográfica lambe-lambe e rádio artesanal aos primeiros troféus do Marcílio Dias.

Restaurado para o aniversário

O prazo de entrega das obras de restauro do Palácio Marcos Konder é junho do ano que vem, junto com o aniversário de Itajaí.

A recuperação do prédio histórico  obedece a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre prefeitura e Ministério Público Estadual. Além do restauro, o edifício receberá obras de acessibilidade. O investimento total é de R$ 1,9 milhão.

Comente e compartilhe

comentários

Envie seu Comentário