Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Estado anuncia lançamento da licitação da bacia de evolução para a próxima semana

04 de setembro de 2014 1

O secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, confirmou para 12 de setembro, na semana que vem, o lançamento do edital de licitação da nova bacia de evolução do Itajaí-Açu. A expectativa é de que a empresa vencedora seja contratada até dezembro e inicie as obras em janeiro do próximo ano.

A licitação feita pelo Estado é para a primeira etapa da obra, orçada em R$ 130 milhões, e inclui a retirada das guias do Molhe Sul, no Saco da Fazenda, retirada de parte das estruturas transversais submersas do Molhe Norte e dragagem.

Depois de pronta, permitirá a entrada de navios com até 335 metros de comprimento, o que está previsto para 2016.

A segunda fase da obra da bacia de evolução ficará sob responsabilidade do governo federal e inclui realocação do Molhe Norte, ampliação da bacia de evolução e novas dragagens, a um
custo total de R$ 248 milhões.

Só depois de concluída essa segunda etapa do trabalho é que o Complexo Portuário poderá receber os navios com até 366 metros.

Essencial à economia

retamente ligada à economia da região. Os armadores têm trazido ano a ano navios maiores para a costa brasileira e o principal motivo é a redução de custo no transporte. Em um navio maior é possível carregar mais contêineres em uma viagem.

Hoje, enquanto portos como Itapoá recebem navios com mais de 330 metros, o limite no Complexo do Itajaí-açu é de 300 metros, ainda em caráter experimental.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (1)

  • Licitação da bacia de evolução é suspensa para corrigir edital | Guarda-sol diz: 11 de novembro de 2014

    […] licitação para as obras da nova bacia de evolução do Porto de Itajaí, que deveria ocorrer na próxima […]

Envie seu Comentário