Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Sistema de monitoramento de animais marinhos desenvolvido pela Univali recebe prêmio nacional

05 de setembro de 2014 2
Enrique Litman/Divulgação

Enrique Litman/Divulgação

 

O Sistema de Apoio ao Monitoramento de Mamíferos Marinhos (Simmam), desenvolvido pela Univali, foi o vencedor do Prêmio Plínio Cantanhede, que reconhece os melhores trabalhos técnicos publicados pelo  Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

O trabalho, feito em parceria por pesquisadores do Laboratório de Computação Aplicada e do Laboratório de Oceanografia Biológica, cruza dados sobre a ocorrência de golfinhos e baleias na costa brasileira. Os estudos relacionados a esses animais enfrentava problemas relacionados à coleta e acesso de informações. Faltavam registros de avistagens e encalhes, o que tornava os dados restritos a determinadas regiões e a poucos pesquisadores.

O trabalho estruturou um Sistema de Informação Geográfica com capacidade de entrada, armazenamento, manipulação e recuperação de dados e informações georeferenciadas.

O sistema foi integrado à internet, utilizando tecnologias web e opensource, permitindo que diversos pesquisadores possam acrescentar dados ao banco, fornecendo uma visão geral da distribuição desses mamíferos marinhos na costa brasileira.

André Silva Barreto, coordenador do projeto pelo Laboratório de Oceanografia Biológica do CTTMar/Univali, diz que o sistema permite estudar os fatores que influenciam a presença dos cetáceos nos locais observados e oferece subsídios para investigar o comportamento das espécies.

Os dados podem ser acessados no endereço http://simmam.acad.univali.br.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (2)

  • Sheila M. Simão diz: 7 de setembro de 2014

    Parabéns André e toda a equipe. A premiação é mais do que merecida pelo fantástico trabalho que vocês vem fazendo.
    Um grande abraço

  • André Barreto diz: 7 de setembro de 2014

    Obrigado Dagmara por divulgar o prêmio recebido por nós. O SIMMAM é um projeto que se iniciou em 2002, e apesar de ter sido desenvolvido pela UNIVALI, ele só teve sucesso porque é utilizado por dezenas de instituições de pesquisa e pesquisadores, de norte a sul do Brasil. O sucesso do SIMMAM é o sucesso da comunidade científica dos pesquisadores de mamíferos aquáticos do Brasil. Compartilho com todos eles este prêmio.

Envie seu Comentário