Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Casa nova de frente para o mar

08 de outubro de 2014 1
Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

 

O transplante de uma figueira cinquentenária em Balneário Camboriú em um terreno da Avenida Atlântica, no mês passado, levantou dúvidas sobre a permanência de um casal de joão-de-barro que estava terminando de construir sua casinha quando a árvore mudou de lugar. Passadas três semanas, os pássaros estão bem adaptados ao novo endereço e agora vivem de frente para o mar.

A figueira ficava nos fundos de um terreno que pertenceu à família Tedesco e foi adquirido pela construtora FG, que erguerá no local um edifício. A árvore foi levada para a parte frontal da área depois de ter passado por um trabalho de preparação das raízes, que levou cinco meses.

Os moradores da figueira são pássaros nativos da América do Sul. O joão-de-barro geralmente constrói seu ninho junto com a fêmea. Bons arquitetos, utilizam lama para fazer uma estrutura complexa, semelhante a um forno de pizza.

Para entrar na casa é preciso passar por um corredor em forma de “L”, que leva a uma câmara onde a fêmea irá colocar os ovos. O projeto é uma forma de proteger os futuros filhotes do bico do tucano, um predador natural.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (1)

  • fe diz: 9 de outubro de 2014

    olá, acho isto uma hipocrisia total! igual ao q a prefa fez com aquela arvore na martin luther, q vai gerar um congestionamento danado! Enquanto isso diversas areas verdes sao perdidas na cidade, alias uma area verde bem pertinho daquela arvore foi detonada pela pela Neo g. e fg. E vcs ainda puxam o saco dessa galera!! vi mais noticias da figueira q sobre a opercao trato feito em q há denuncias de liberações de contrucao civil irregulares.

Envie seu Comentário