Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Empresa australiana anuncia perfuração de poço de petróleo a 260 km de Navegantes

24 de outubro de 2014 21

A empresa Karoon Gas Australia, que atua na exploração de petróleo e gás, anunciou que iniciará em duas semanas as perfurações do poço de petróleo Kangaroo 2, que fica a 260 quilômetros de Navegantes.

A perfuração será feita pela plataforma de perfuração semi-submersível Olinda Star, que pertence à empresa Queiroz Galvão Óleo e Gás e até então atuava junto à Petrobras.

A Karoon Gas Australia participou em 2007 do leilão da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e recebeu concessão para explorar o bloco que inclui o poço. A operação da empresa começou em 2012, quando foram localizados os poços e feitas as primeiras perfurações para identificar a presença de petróleo.

A empresa está agora na segunda fase de operação, que antecede a produção propriamente dita. Serão feitas avaliações no poço, que trarão informações como a qualidade e a quantidade de petróleo que poderá ser extraída. A previsão é que, se os resultados da avaliação forem positivos, a produção inicie em um a dois anos.

Nesta fase de operação a empresa deve atuar diretamente da base que mantém em Niterói (RJ), de onde virão os supplies que abastecerão a plataforma em Navegantes. A Karoon já mantém um escritório em SC, em Florianópolis, mas ainda não tem previsão de ampliar as operações por aqui.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (21)

  • joaovidal diz: 24 de outubro de 2014

    Neste caso o Município de Navegantes será considerado município produtor? Navegantes receberá os 17% dos royalties do petróleo?

  • Leo Bitter diz: 24 de outubro de 2014

    Não Joaovidal.
    Aí vai vim um zéroela do paraná, com o crachá de presidente do IBGE, dizer que o poço de petróleo pertence a costa do paraná, como já foi feito anteriormente. Nem Navegantes nem Santa Catarina. Já ví este filme. Tá até hoje no STF essa questão.

  • José Leonel de Miranda diz: 24 de outubro de 2014

    Sim os Royaties pertencerão a Navegantes. Dependendo da extensão do poço pode beneficiar também Piçarras ou Itajaí.

  • Adailton diz: 24 de outubro de 2014

    Deixa eu entender os australianos vão tirar petróleo nosso pra vender pra gente.

  • Rodrigo Nunes Ricardo diz: 24 de outubro de 2014

    Lamentável ver o petróleo de nossa Pátria sendo entregue à empresas estrangeiras. Os brasileiros devem ter sempre em mente a frase imortal dita por Getúlio Vargas: “quem entrega seu petróleo aliena a própria independência.”

  • Luís Inácio Silva diz: 24 de outubro de 2014

    Não sei de onde tiraram a expressão “plataforma de Navegantes”. Não tem nada a ver. Para começo de conversa os blocos exploratórios da Karoon estão na latitude de Guaratuba-PR ou de Garuva-SC.
    Em segundo lugar, gostem ou não, a divisão territorial maritima segue uma tangente a costa. De forma que a área em questão pertence ao litoral de São Paulo e pagará royalties aos municipios de lá.
    Terceiro ponto: desde 1997,com a quebra do monopólio, permite-se que empresas extrangeiras produzam petróleo no Brasil, pagando todos os Royalties, impostos e tudo mais, arcando com os inúmeros riscos da atividade. Então a riqueza permanece no país.

  • Hélio diz: 24 de outubro de 2014

    O Leo Bitter está coberto de razão. Quanto ao comentário do Rodrigo Nunes, o mesmo não procede, é comum petroleiras de nacionalidades diferentes explorarem poços petrolíferos noutros países, a própria Petrobras assim o faz.

  • Leo Bitter diz: 24 de outubro de 2014

    Helio perfeito seu comentário, prova que conheces muito bem o assunto.
    Acrescenta-se que a nacionalidade do explorador não importa, é devido o recolhimento do royalties e pronto. O problema que existe é de geografia e foi feito por pessoa tendenciosa na época, para nosso azar, está no STF o relator do processo é Luís Roberto Barroso, para tratar de uma questão judicial que se arrasta há 23 anos. A discussão envolve áreas do mar entre Santa Catarina e Paraná, onde existem poços de exploração do petróleo. Toda a base operacional para a exploração está em São Francisco do Sul -SC, mas quem recebe é o paraná. É mole.

  • Cidadão diz: 24 de outubro de 2014

    Elegeram PT, agora aguentem… próximos anos serão considerados com certeza o maior roubo de petróleo da história do país… como ocorreu a 500 anos quando saquearam o ouro do Brasil.

  • O desencantado diz: 24 de outubro de 2014

    Pô, sei lá, mas a jornalista é uma gata!

  • O desencantado diz: 24 de outubro de 2014

    Alguém discorda?
    Bem, alguns não gostam né!
    Eu adoro!!!

  • Rogério diz: 24 de outubro de 2014

    Depois de tantos comentários técnicos restou a mim uma única pergunta idiota:
    Para onde irá o dinheiro que certamente irão desviar?

  • Patriota diz: 24 de outubro de 2014

    Veja o ano da quebra do monopólio,,, 1997, quem estava no governo,, Pode votar domingo que eles voltarâo, e lhe digo, tem muita coisa pra vender ainda, o maior filão é o BB,, é só aguardar e verá,, Abraço

  • José Leonel de Miranda diz: 24 de outubro de 2014

    Quem “flexibilizou” a exploração de petróleo no Brasil foi a Agência Nacional de Energia. A Petrobrás nunca quis isto, mas a agência se curvou aos lobbies do petróleo.

  • Traduzindo a noticia diz: 25 de outubro de 2014

    A empresa ganha, o governo fatura e navega chupa o dedo

  • Vantagens da exploração de petróleo na região vão além dos royalties | Guarda-sol diz: 27 de outubro de 2014

    […] anúncio da empresa australiana Karoon, que em duas semanas vai iniciar as perfurações de um poço de petróleo a 260 km de Navegantes, mexeu com a região. São inevitáveis os questionamentos sobre o […]

  • Maria Salete Silva diz: 27 de outubro de 2014

    Tudo deve sempre estar sempre fiscalizado. Isso é em todo o Planeta. O sistema do famigerado MERCADO, é corrupto por natureza. Fiscalização inteligente é a única saída. Administrações públicas e privadas, ambas corruptíveis, pois o ser humano ainda não se humanizou melhormente. Esse estigma de que o PT é o SATÃ, é absurdamente ingênuo, qdo. não seja de má fé. Partido, … a palavra já nos remete à confusão! Não seria uma baita presunção supormos possível manter uma coesão de pensamentos, de interesse mútuo em grupos tão grandes e heterogêneos como um PARTIDO POLÍTICO?
    Até uma religião, e toda e qualquer atividade coletiva! Todas as Revoluções humanas por mais belas que fossem suas metas, não escaparam do desvirtuamento! Nem o Cristianismo! Nem a REvolução Francesa, que destronou o Rei, mas entronizou a burguesia que igualmente se locupletou de primazias, com outro vestimento para o manequim, usando o POVO como bucha de canhão, pois foi ele ( que depois de ouvir Mª Antonieta responder aos seus rogos pedindo pão: dê-lhes brioches) quem derramou aos borbotões o plasma sanguíneo pelos campos e pelos portões da Bastilha! E por aqui, na Balaiada, na Cabanagem, em Canudos, no Contestado e etc…! A Farroupilha, excepcionalmente foi do interesse de ricos estancieiros, liderados por Canabarro e Bento Gonçalves! E como pano de fundo, nos entreveros da luta, quando as munições iam acabando, o dinheiro para o necessário reabastecimento zerando, a comida escasseando, os medicamentos para os guerreiros faltando, o esgotamento físico despontando cruel, o cerco apertando…. à primeira oferta de uma negociata, mesmo ferindo os princípios de honradez, de lealdade, de fraternidade, dos mais lídimos ideais, os arranjos eram feitos, a troca de favores acontecia….. E assim os aliados conquistaram a Sicília graças a Máfia, caso contrário Hitler negociaria com ela e entraria ali perigosamente! E assim Kenedy foi Presidente dos EUA pela ingerência VITAL da Máfia americana….e etc,…etc…! Lincon negociou, isto é, comprou os votos da oposição escravocrata/racista para o fim escravidão negra dos EUA! A engrenagem pulveriza tudo o que não lhe convém!

  • Anúncio de exploração de petróleo em Navegantes reacende briga pelos royalties | Guarda-sol diz: 28 de outubro de 2014

    […] anúncio da perfuração de um poço de petróleo e gás pela empresa Karoon a 260 km de Navegantes reacendeu a discussão sobre a disputa pelos royalties na […]

  • James diz: 28 de outubro de 2014

    Pra quem acha o PT corrupto dá uma olhado no Portal da Transparência,pesquisem na ultima década PT ESTÁ NA 8°POSIÇÃO,não se ganha eleição com mentiras…o povo não é bobo abaixa a……

  • Plataforma que vai perfurar poço de petróleo a 260 quilômetros de Navegantes já está em Santa Catarina | Guarda-sol diz: 28 de outubro de 2014

    […] plataforma que vai perfurar o poço de petróleo a 260 quilômetros de Navegantes já está em águas de Santa Catarina. Ela […]

  • Royalties de uma possível exploração de petróleo em Navegantes irão para SP | Guarda-sol diz: 1 de novembro de 2014

    […] localização do poço de petróleo que será perfurado a partir da próxima semana pela empresa australiana Karoon é uma linha reta a […]

Envie seu Comentário