Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Funcionário da Câmara de Vereadores de Itajaí terá companhia de cão-guia

24 de outubro de 2014 1
Foto: Davi Spuldaro/Divulgação

Foto: Davi Spuldaro/Divulgação

 

Vanildo Inácio Vargas, servidor do Almoxarifado da Câmara de Vereadores de Itajaí, terá companhia no trabalho quando retornar das férias, no dia 5 de novembro.

Havaiana, cão- guia treinada pela Escola Helen Keller, será os olhos de Vanildo, que não enxerga desde os 20 anos.

Antes de chegar até o servidor a cadelinha passou pelo período de socialização, que iniciou aos 45 dias de vida. Passou 15 meses com uma família voluntária, etapa em que foi levada a diversos locais como restaurantes, bancos e eventos. Depois disso, retornou à Escola de Cães-Guia Helen Keller, onde fez um treinamento de mais 15 meses para então iniciar a adaptação com o servidor, etapa que leva de quatro a cinco semanas.

A Escola de Cães-Guia Helen Keller iniciou suas atividades em Florianópolis em 1993 e desde 2007 funciona em Balneário Camboriú. Vanildo foi o segundo deficiente visual a se inscrever, em 2007, mas só agora recebeu seu cão-guia.

_ A escolha não é por ordem de chegada, eu fiz uma série de entrevistas e os profissionais da Helen Keller escolheram o cão que se adequou melhor a minha personalidade e ritmo de vida _ explicou.

Esta semana Vanildo levou Havaiana à Câmara de Vereadores pela primeira vez. Eles estavam acompanhados do instrutor Fabiano Pereira e da treinadora Elaine Lasser, que acompanham a fase de adaptação com o cão para que ele conheça as rotinas do novo companheiro.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (1)

  • Nabor Praunm diz: 24 de outubro de 2014

    Precisa dar um cao p cada vereador, nao enxergam a falta de viadutos e a conclusao da via eterna portuaria, so se fala na ocean race, q traz meia duzia de gatos pingados p itajai

Envie seu Comentário