Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Morador de Itajaí recebe anistia política

28 de outubro de 2014 0

Em julgamento na tarde desta terça-feira, o itajaiense Aristides Umbelino da Costa Júnior, 52 anos, recebeu a anistia política durante o I Congresso Internacional de Direitos Humanos, em Florianópolis.

Reconhecida a condição de anistiado, ele recebeu na hora um pedido de desculpas formal de um representante do Ministério da Justiça e terá direito ainda a uma reparação financeira de 30 salários mínimos (em torno de R$ 21 mil). O pagamento será feito após homologação da anistia pelo Ministério, o que deve ocorrer em três meses.

Em 30 de novembro de 1979 Aristides, aos 17 anos, foi detido junto com outros adolescentes na capital catarinense e levado a uma cela do Departamento de Ordem Política e Social, o DOPS. Ele relata que havia chegado logo após uma manifestação contra a ditadura militar e, em companhia de outros garotos, observava o material deixado no local pelos manifestantes quando foi preso.

Aristides, que era estudante e estava em Florianópolis para cursar o pré-vestibular, foi interrogado várias vezes e sofreu tortura psicológica na cela do DOPS. Os garotos não sabiam onde estavam e nem se conseguiriam sair dali.

Comente e compartilhe

comentários

Envie seu Comentário