Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

"Quem pede intervenção militar não sabe o que é uma ditadura"

04 de novembro de 2014 74
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

Na semana passada Aristides Junior teve seu pedido de anistia política aceito. Ouviu, aos 52 anos, desculpas formais do Estado pelos momentos que viveu em poder do regime militar.

Aristides foi detido aos 17 anos em Florianópolis após a manifestação que ficou conhecida como Novembrada, em 30 de novembro de 1979. Foi vítima de tortura psicológica e teve os primeiros anos da juventude monitorados pelo regime ditatorial.

Como está após o julgamento?
Fui pego de surpresa com a data. Foi muito intenso, fiquei muito emocionado por tudo o que passou. É bom saber que isso está sendo trazido à mostra.

Como foi sua prisão?
Na época eu não ligava para política, morava em Itajaí e fui a Florianópolis para um cursinho superintensivo. Naquele dia estávamos na escadaria da catedral, tinha havido uma manifestação e levantamos as faixas que haviam sido deixadas ali para ler. Foi quando vieram para cima da gente. Nos deixaram cercados num campo ao lado do Palácio do Governador. Perguntaram nossa idade, e quando eu disse que tinha 17 anos, falaram que eu tinha sorte. No caminho para a delegacia iam jogando o carro para um lado e para o outro, queríamos ligar para casa mas não podíamos. A sala de interrogatório era na penumbra, com uma luz sobre a minha cabeça. O delegado caminhava em volta de mim e gritava no meu ouvido. Estava tremendo de medo. Quem nos ajudou foram os deputados Murilo Canto e Cid Pedroso. Quando fomos liberados, na madrugada, eles nos levaram para casa.

O que aconteceu depois?
Passei no vestibular, fui estudar na UFSC e me politizei, queria entender tudo aquilo que tinha acontecido comigo. Participei de Centro Acadêmico, fui ao congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) em Cabo Frio (RJ). Só agora, no julgamento, fiquei sabendo durante esse tempo eu fui monitorado pelos militares.

Como vê as manifestações pedindo intervenção militar no país?
Quem quer isso não sabe o que é uma ditadura. Tínhamos toque de recolher, era um regime autoritário. Quem quer isso não passou pelo que a gente passou, houve pessoas que sofreram fisicamente, foram separadas da família. Depois de tanto tempo, o Estado ter reconhecido o erro e pedido desculpas foi o mais importante para mim.
Leia mais:
Catarinenses pedem auditoria das urnas e protestam contra Dilma Rousseff e o PT

 

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (74)

  • Jorge Cambará diz: 4 de novembro de 2014

    Hoje vivemos num país sem comando, sem segurança alguma, refém de bandidos por todos os cantos. Invadem a tua casa e te humilham com uma arma na tua cabeça, violentam a tua família. Tu sai de casa e não sabe se volta vivo.

  • Osvaldo Peixoto diz: 4 de novembro de 2014

    Não vejo problemas. Andar dentro da lei não tem porque temer militar. Mas no Brasil virou moda bater de frente, daí querem massagem…Vão se catar cambada de… …Voces não merecem ser caSSados mas sim caÇados

  • Bruna diz: 4 de novembro de 2014

    Ok…
    Mas uma ditadura comunista é boa???

  • Ricardo diz: 4 de novembro de 2014

    Leia no dicionário o que é comunismo primeiro. Verá que comunismo é uma coisa e ditadura é outra. Se existisse comunismo no mundo, não existiria ligar melhor p/ se viver. Agora uma ditadura militar, imagine vc dormindo com roupa molhada dentro de uma possa de lama, exausto, e sendo acordado as 3 hrs da manhã por uma corneta em seu ouvido, te deixando surdo, te dizendo que está na hora de malhar. Atravessar um rio a nado sob uma temperatura de – 1°. Isso é ditadura militar, o q vcs estão querendo.

  • Lelo diz: 4 de novembro de 2014

    É melhor e mais seguro ser vigiado por militares do que por bandidos ao seu lado.Neste país nunca ninguém sofreu psicologicamente sem fazer nada a não ser por estes bandidos que matam ,assaltam estupram,sequestram e que a população sofre,ai não tem direitos humanos,mais para vagabundo tem bastante.

  • Sergio diz: 4 de novembro de 2014

    E o que mudou em relação aos dias de hoje? Bandidos determinam incêndio nos ônibus, fazem uma cidade inteira de refém. Humilham, estupram e matam. Pilantras do colarinho branco responsáveis por desvio de bilhões de reais que provocam assassinato em massa por falta de condições de atendimento de saúde levam uma pena mínima, inclusive podendo ser cumprida em casa, riem da cara do povão. Nós não temos leis que nos protejam e, infelizmente, o Estado da bandidagem é muito mais eficiente, as decisões são tomadas e cumpridas em tempo record. Enquanto no “Estado de Direito” você morre de velho e não vê resultado da justiça.

  • Paulo Luiz diz: 4 de novembro de 2014

    É! Realmente os valores foram invertidos. Na época dos militares, em 1.980, eram 4.000 assassinatos por ano em um universo de 130 milhões de habitantes. Nós quando crianças saíamos e voltávamos pra casa seguros..A única preocupação de nossas mães era se tínhamos nos alimentado na casa de algum amigo.
    Hoje a população é de 210 milhoes de habitantes e temos por volta de 70.000 assassinatos por ano (sendo que 92% nunca serão apurados e devidamente punidos).
    As crianças estão ENJAULADAS dentro de casa.

    O COMUNISMO QUE MATOU MAIS DE 200 MILHÕES DE PESSOAS MUNDO AFORA CHEGOU AO BRASIL E ESTÁ MOSTRANDO A QUE VEIO COM A BÊNÇÃO DA IMPRENSA CHAPA BRANCA.

    E mais: POUCAS PESSOAS estão pedindo a intervenção militar. Quem diz estarem pedindo a intevenção É ESSA MÍDIA FANTASIOSA PATROCINADA PELOS COMUNISTAS.

    O QUE O BRASILEIRO QUER É JUSTIÇA E APURAÇÃO DA FRAUDE QUE HOUVE NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

    PEDIR TRANSPARÊNCIA É DEMAIS??

    SE NO BRASIL SE TEM LIBERDADE, POR QUE O TSE, Procuradoria, associações de jornalistas, partidos políticos, imprensa… Desta feita, TODOS CONTRA O POVO NA RUA! O que mudou?

  • Cris diz: 4 de novembro de 2014

    Intervenção militar nao é diferente de ditadura militar????

  • Angela diz: 4 de novembro de 2014

    Vocês estão falando sério? Não né…só pode ser piada! Releiam os trechos dos comentários acima:
    ” Hoje vivemos num país sem comando, sem segurança alguma, refém de bandidos por todos os cantos. Invadem a tua casa e te humilham com uma arma na tua cabeça, violentam a tua família”
    ” Não vejo problemas. Andar dentro da lei não tem porque temer militar”
    ” É melhor e mais seguro ser vigiado por militares do que por bandidos ao seu lado”
    ” Nós não temos leis que nos protejam”

    O que essas pessoas precisam é lutar pela mudança no código penal e na relação do judiciário com o “mundo do crime” ! Estão pedindo pela volta da ditadura com um impeachment para resolver o maior problema social do Brasil ?

    Por favor, leiam de novo a entrevista! O Aristides Júnior foi preso, torturado e monitorado POR ESTAR LENDO UM CARTAZ ! Ele não estava roubando ou matando! Poderia ser qualquer um de nós que estivesse sentado na rua em “atitude suspeita” – cuja definição está mais ligada à interpretação da autoridade em questão.

    Na ditadura, os militares estavam acima da lei, eram a lei e o crime não era organizado. Imaginem se as forças armadas (que de “armadas”, tem muito pouco”)iriam bater de frente com os cartéis de drogas e todo seu poderio bélico? Se isso acontecesse, certamente teríamos guerra civil – e os bandidos que todo mundo teme e razão pela qual defende a ditadura, tomariam conta!

    Vocês não sabem o que estão defendendo.

  • Dilma diz: 4 de novembro de 2014

    Bom saber que têm muita gente lúcida e sensata. Eu apesar de ser filha de militar e criada com regras e rigores, mesmo assim prefiro o regime militar. Tenho certeza que PGC já teria acabado

  • chico bento diz: 4 de novembro de 2014

    a verdadeira ditadura ja vivemos agora.Pagamos 40 % de impostos para nao receber nada em troca.É quase uma escravidão.
    Perguntem a seus familiares como foi a ditadura.Na minha familia ninguem ganhou um arranhão sequer e jamais alguem foi assaltado ou teve o carro roubado.Estavamos em escola publica e tinhamos hospitais publicos a disposição e gratuito.
    quem se incomoda com a força do Estado ( chamam isto de ditadura) é quem é um contraventor e merece ser tratado como tal.
    Dilma foi eleita com 38% dos votos.Portanto que bote as barbas de molho e fique quietinha se nao quiser que a historia se repita.

  • Paulo Luiz diz: 4 de novembro de 2014

    TSE, Procuradoria, associações de jornalistas, partidos políticos, imprensa… Desta feita, TODOS CONTRA O POVO NAS RUAS! O que mudou?

  • naldo diz: 4 de novembro de 2014

    No Brasil, todos tem direitos que sabem na ponta da língua, de cor e salteado; mas quando são as obrigações de cada um, ninguém quer saber de nada! Só querem saber de direitos e nada de deveres, razão desta bandalheira que o país vive!! Sem comando e autoridade, nenhuma perspectiva de melhora!! Ou esta violência, roubalheira e anarquia generalizada esta de bom tamanho para todos?? Somente para quem esta no poder, e sem qualquer compromisso com a nação!!

  • angelo diz: 4 de novembro de 2014

    só vejo imbecis por todos os lados… cada vez mais a burrice, o preconceito o fasismo tomam conta da rede, vcs fascistas, não podem se esconder para sempre atrás de suas telinhas… cuidado com o que vcs falam, pq esta violência pode se voltar contra vcs.

  • jaime luiz prioto diz: 4 de novembro de 2014

    o que precisa é nossos deputados e senadores cumprirem o papel deles. fazer leis mais rígidas,e fazer comprilas, cmo por ex. matou prisão perpetua, robou seja o que for prisão, que tenha que trabalhar, não o povo pagar a conta, e os direitos humanos que vão achar o que fazer. Lugar de bandido é numa ilha sem comunicação, que falta para os nossos políticos e dar o bom exemplo.

  • celso schoenberger diz: 4 de novembro de 2014

    Sábias palavras do Osvaldo Peixoto.Este pessoal merece ser mesmo caçado ! Estão ocorrendo quebra-quebra nestas manifestações?Estarão estes manifestantes depredando tudo?SE LIGA, MEU!

  • David Biz diz: 4 de novembro de 2014

    Nossa ditatura não era das mais rígidas… era na medida certa… pessoas de bem não tinham o que temer e viviam em paz…. só não gostava do toque de recolher…

  • Edir V.R.Vidal diz: 4 de novembro de 2014

    é incrivel ler aqui que ainda tem gente preferindo a Ditadura á Democracia.. Meus caros, vcs não sabem o que estão falando, pois não viveram naquela época. Procurem estudar, ler e ver um filme sobre a Ditadura. E aprendam a votar, pois votar em Feliciano, Jardel, Romário, e essas porcarias por ai e depois ficar reclamando não dá, né?

  • HENRIQUE PHILIPPI LUZ diz: 4 de novembro de 2014

    INTERVENÇÃO MILITAR SIM. O BRASIL ESTA SEM GOVERNO – SEM JUSTIÇA.
    É SÓ FRAUDE + CORRUPÇÃO – BANDIDOS TEM DIREITOS E A POPULAÇÃO SO PAGA IMPOSTO EU PERGUNTO E A SEGURANÇA. O BRASIL PRECISA NO MOMENTO É DE GOVERNO HONESTO – E MUITO DURO COM VAGABUNDOS.

  • Maria Aparecida Nery diz: 4 de novembro de 2014

    Já, já, a tropa de choque totalitarista vai invadir a área desses comentários. Que tédio… é o método.

  • crazy horse diz: 4 de novembro de 2014

    Caraca a maioria dos comentárias são embasados em nada!!!! Cada um mais maluco que o outro. Não são capazes de ler a história do Brasil e se leem não conseguem entender o processo. A ditadura civil-militar brasileira foi o período mais corrupto da história do Brasil, por um simples motivo, não podei se questionar nada a imprensa não era livre. Agora comparar o regime politico brasileiro atual com uma ditadura comunista é de uma inocência digna de pena.

    Ps.: A Dagmara é linda

  • carlos Brasil diz: 4 de novembro de 2014

    Eu nunca fui e nem minha família tiveram qualquer confronto.Se vc estiver limpo e não dever nada , porque ter medo da ditadura.Ela faz um bem muito grande..Era para o Brasil ter ditadura de novo,mas das braba, forte,baixar o pau nos anarquista.Relho neles..cambada de vadios,usurpadores do povo.Ai daquele que desviar um tostão no povo.

  • Nahim Koerich diz: 4 de novembro de 2014

    Prefiro perder um pouco da minha liberdade e ser forçado a andar na linha do que perder toda minha liberdade e transformar a casa numa gaiola para se proteger dessa bandidagem toda que anda por ai….

  • carlos do Brasil diz: 4 de novembro de 2014

    Estão reclamando de que e de quem??? tiveram com a faca e o queijo na mão, para mudar o país.Ficou como estava. Então agora aceitam.Onde esta o líder dos estudantes, aquele verme do Lindeberg, traidor da pátria e ainda se elegeu politico.Se fosse em outro país já teria sido enforcado em praça pública como exemplo de traição.

  • Tony diz: 4 de novembro de 2014

    Eu prefiro a boa e velha democracia, com todas as suas imperfeições.
    Para o comentário do Ricardo: onde o comunismo foi implantado houve totalitarismo/ditadura. Deixe o dicionário de lado e procure um livro de história. Ou passe uma temporada na Coréia do Norte ou Cuba e tente manifestar publicamente seu descontentamento com algo que o governo faz…
    Angelo: a ameaça contida em seu comentário cai como uma luva em regimes fascistas/totalitários. Vê imbecis por todos os lados? Olhe-se no espelho agora.

  • Jonata diz: 4 de novembro de 2014

    A burrice é algo impressionante mesmo.
    Tem ser vivo que tecla por aqui que não saberia diferenciar um quadrado de um triângulo.
    A debilidade é tão grande que eles, sob o pretexto de impedir uma “ditadura comunista” propõem que seja instaurada um ditadura militar.
    Só por curiosidade, gostaria de saber quantos livros de economia, ciência política, história, filosofia eles leram.
    Só um aviso: Revista Veja não conta como livro ok!

  • Alex J. diz: 4 de novembro de 2014

    Muito fácil atribuir a situação do país a um regime, a um governo. Difícil é admitir os problemas da própria sociedade, o popular “olhar para o próprio umbigo”. Difícil é ter discernimento, ética, respeito ao próximo e entender que cada um tem sua parcela de culpa por não vivermos em um local que nos deixe orgulhosos. Terceirizar a culpa tem se tornado uma iniciativa sistemática, inclusive de pessoas mais velhas que, por seus anos de vida, pressupunha-se que tivessem mais clareza em suas opiniões, comportamentos, postura. Não à toa, quando das manifestações do ano passado, insisti na opinião que em nada ajudaria o país, ao ver que a maioria estava na rua apenas por bagunça, ou é protesto ir para cima da ponte tomar vodca com energético? Estamos vivendo uma “revolução dos alienados”. O recado que este senhor deu é bastante claro: politizem-se antes de exigir algo. Entendam seu papel como agentes da sociedade e não terceirizem suas responsabilidades. A filinha que você fura, o lixinho que joga na rua, o seu “jeitinho” pra resolver as coisas, são as raízes que alimentam a erva daninha da corrupção e dos outros desmandes desse país.

  • Dora Doralina diz: 4 de novembro de 2014

    Nossa, quanta imbecilidade. Esses que estão aqui defendendo uma ditadura deveriam ler mais s/ o que aconteceu nesse período no Brasil. As maiores corrupções ocorreram na ditadura e ninguém podia falar nada, a imprensa não podia denunciar como acontece hoje. Os militares deixaram a maior dívida interna e externa. Por favor, vão ler mais sobre a nossa história, ignorantes. Há, e Veja não vale viu?

  • Rafael diz: 4 de novembro de 2014

    Obrigado, Alex J., por um dos poucos comentários lúcidos aqui. Infelizmente, és parte de uma minúscula minoria.

  • Norberto Wandersee diz: 4 de novembro de 2014

    Bando de ignorantes. Pedindo intervenção militar e outras coisas mais. O reflexo dos anos passados está aí. Basta verificar quantas universidades federais foram criadas por esses tansos?

    Pois eu digo – ZERO………..018 pelos governantes atuais
    Gastos com Educação …………17 bi ………..094 bi pelos governantes atuais
    Inflação……………………………..12,5%……….06 % pelos governos atual ( 12 anos )
    Risco Brasil…………………………2,035……… 178 pelos governantes atuais.
    Operação da Policia Federal…… 048………… 1.273 – ……. 15.000 presos.

    Que a verdade seja dita.

  • Julio Cesar diz: 4 de novembro de 2014

    Não sabem de nada, inocentes.

  • Ingo Bernd Guntert diz: 4 de novembro de 2014

    Olas,
    Após 12 de anos de um único partido no governo, informo que dos comentários relacionados a matéria sobre Marcos Porto 68% (ironia?) preferem um estado com os Militares no comando e 32% são contra.
    Att.

  • Maria diz: 4 de novembro de 2014

    Meu Deus!! Esse povo só pode estar se drogando!! Estão totalmente alucinados! Caramba, DITADURA MILITAR?? Vamos fazer o seguinte, vamos fazer um plebiscito para ver quem é a favor da Ditadura Militar do Brasil e vamos mandar esse povo para um intercambio de 12 meses na Coréia do Norte!! Faço das palavras do Tony, Jonata, Alex e Dora as minhas também!

  • Flávio Borges diz: 4 de novembro de 2014

    Querem Ditadura Militar?…se mudem para o complexo da maré, lá vocês terão a sociedade que almejam…trabalhadores levando tapa na cara na frente de famílias e outros absurdos, com uma Ditadura Militar instalada em pleno governo civil…por favor voltem a estudar…a ignorância aqui é tamanha, que não conseguem argumentar de maneira lúcida uma linha se quer…vivem em um mundinho tão medíocre, que não conseguem enxergam um palmo a frente…e ainda chamam o PT de comunista…piada…pesquisem dados sobre as instituições financeiras no Brasil e seus lucros na última década…Comunismo…ah

  • Raymundo loch diz: 4 de novembro de 2014

    Quem quer ditadura e maluco pois meus país viveram na ditadura eu vivi na ditadura e era bom. Pq estes sábados fugitivos da lei não falam das velhinhos sendoestupradas por moleque protegidos pela democracia. Em 20 anos mataram quinhentos e a democracia mata 10 mil só em São Paulo num anos. Fora sábados fugitivos da lei. Volta a ditadura e quem não obedecer tem que ser superado mesmo.

  • Raimundo loch diz: 4 de novembro de 2014

    Dora acho que você não lê hoje o país está endividado na época estava bem, estes malucos mantém vai agarrar vergonha devem ser uma do mensalao ou da Petrobrás. @??????????????

  • João diz: 4 de novembro de 2014

    Caímos em 1964 (tenho 65 anos) numa ditadura de direita para evitar uma ditadura de esquerda. Não desejo nenhuma das duas, porém se tiver que escolher não terei dúvida: dos males o menor, que volte a ditadura de direita.

  • João Carlos diz: 4 de novembro de 2014

    Liberdade /trabalho/ Educação. Não ao comunismo; lutaremos contra isto. Não “iremos nos transformar numa cuba / venezuela. Lutaremos.

  • Hermerson Ricardo Pereira diz: 4 de novembro de 2014

    Nosso mundo nao tem mais jeito, Deus precisa acabar c este mundo e criar outro, mas sem humanos, nossos governantes tem pacto com o mal..

  • claudiomiro diz: 4 de novembro de 2014

    Caro Ricardo comunismo no dicionario é um coisa, na prática é outra, ou tu não conhece a história da antiga perestroica URSS, a KGB etc. Também da Coréia do norte, china comunista,da Venezuela de Elias Maduro (ditadura socialista que está matando centenas de manifestantes), comunismo é uma utopia, nunca deu certo e nunca dará tal como o socialismo, que não existe recompensa meritória de teu trabalho e estudo, tanto o vagabundo como trabalhador são nivelados.

  • Rubens diz: 4 de novembro de 2014

    Gostaria apenas de viver com dignidade e com tranquilidade. Proponho aos que defendem este estado que ai está, que levem para suas casas todos os bandidos, todos os ladrões,todos os mentirosos, todos os bolsistas da fome, todos os políticos corruptos. Por certo,sobrariam tão poucos e assim teria de volta a dignidade e a tranquilidade às famílias.

  • Edson diz: 4 de novembro de 2014

    Vivemos em uma sociedade muito complicada, tem gente de todo tipo, tem até gente que vota no Aécio, na Marina, mas ainda bem que existe o PT para nos salvar. O PT é a única salvação possível, por isso precisamos reativar os irmãos José Dirceu, Genoino, Paulo Culha, para juntos botarmos toda esta corja de tucanos do Mensalão do PSDB, do Tensalão de São Paulo, tudo na cadeia. Mas nao pode ser uma cadeia aqui, porque aqui os tucanos vivem na regalia, tem que ser uma cadeia profissional controlada por Joaquim Barbosa, mas lá nos Estados Unidos. Em paralelo faremos uma constituição especial para os coxinhas obrigando todos os sabados eles irem junto com o Lobão trabalhar em alguma unidade assistencial. São Paulo, a Cuba brasileira.

  • Eduardo Bastos diz: 4 de novembro de 2014

    O país todo,o Executivo,o Judiciário e o Legislativo, enfim tudo está tomado pelos bandidos, tanto os de colarinho branco, que nos roubam todos os dias, quanto os comuns, que nos assaltam, matam, estupram, e nos presídios ao serem contrariados ordenam uma série de atentados, por exemplo queimar ônibus.Tenho 67 anos, era jovem durante o regime militar, morava no Rio onde estudei, me formei engenheiro, trabalhei e nunca tive problemas com o Regime. Quanto ao ilustre entrevistado, concluo que estava no lugar errado na hora errada… isto pode ocorrer com qualquer um, em qualquer lugar, por exemplo, no 11 de Setembro de 2001 com as pessoas nas Torres Gêmeas, as pessoas nos aviões! Pois é meu caro entrevistado, você teve sorte no 11 de Novembro de 2001!

  • Elaine diz: 4 de novembro de 2014

    Será que essas pessoas que criticam a democracia sabem que se houvesse um golpe militar elas não poderiam mais exercer seu direito de liberdade de expressão?

    É isso mesmo, se houver “intervenção militar” ninguém mais pode criticar nada, sob pena de ser preso por subversão.

  • mauricio brandalise diz: 4 de novembro de 2014

    vivi no regime militar e éra muito melhor viver neste pais que hoje.o perda total é igual o personagem mitológico midas q tudo o que tocava virava ouro.tudo o q o pt tocou até agora virou em mer……

  • Ermelindo Pereira diz: 4 de novembro de 2014

    Prefiro a ditadura militar, declarada, que a ditadura enrustida desse governo (Lula, Dilma e seus petralhas) podre, corrupto, incompetente, corja de bandidos). Para mim a ditadura militar foi, dos últmos governos, o melhor; a mim, a ditadura militar não me fez mal, porque não empunhei fusil (Dila e Genoíno), não depredei patrimônio público nem privado, não sequestrei diplomatas, etc., etc., etc. Como já disseram quem respeita as leis, não precisa temer os militares. Não ganhei indenização por ter matado alguém no passado. Os militares estão certo em mandar a Comissão da Verdade (ou seria melhor do Ódio) a PQP… INTERVENÇÃO MILITAR JÁ, ANTES QUE SEJA TARDE!!!

  • jose de souza diz: 4 de novembro de 2014

    Pela cituação da segurança, quem manda são as bandidagem,somente os militares para colocar o pais no devidos luagar.

  • Jones diz: 4 de novembro de 2014

    Meu avô, pai, eu e demais familiares servimos todos no 63 Batalhão de Infantaria, no bairro do Estreito, a exceção de meu avô e pai que foram oficiais do 14 Batalhão de Caçadores, antiga denominação do 63 BI, não temos nada a reclamar do período, tudo na santa paz. Para quem vivenciou a Fpolis de antigamente, a pacifica cidade, sem malandragem, vagabundagem, craqueiro, trombadinha, sem queima de ônibus sabe o que estou dizendo. Além disso, meu pai comandou um pelotão em 1972 no Araguaia, sendo um dos poucos catarinenses que viu a verdade da “ditadura”. Essa gente que é contra os militares não sabem de nada. Os guerrilheiros não eram santos, e sim assassinos e queriam sim implantar uma ditadura do proletariado. Tenho orgulho de minha família, somos de uma longa tradição militar. Meu avô lutou na segunda guerra mundial, defendendo à liberdade, meu pai, em defesa do Brasil contra golpistas que queriam solapar a unidade do Brasil, no Araguaia. Se temos as instituições republicanas intactas devemos aos militares. E se vierem novamente, não passarão. Brasil, acima de tudo!

  • Maria diz: 4 de novembro de 2014

    Parece até brincadeira!!! Vão estudar um pouco de história antes de pedirem ditadura militar. Quem sabe voltar à escola, alguma disciplina como ouvinte, talvez. Fica a dica.

  • Amorim Filho diz: 4 de novembro de 2014

    Se a democracia e isso ai, voto que as Forças Armadas nos salve, ou voçes não entederam a base do filme tropa de elite nosso comando esta nas mãos de verdadeiros bandidos

  • Sabrina diz: 4 de novembro de 2014

    Nossa, fico perplexa com a qtdd de comentários defendendo a ditadura…. Como se este foi um período áureo, de prosperidade, sem corrupção…. Totalmente sem noção.. Serio, estou assustada!

  • Pedro Silva diz: 4 de novembro de 2014

    Por temerem se comprometer os medíocres são levados a simpatizar com um disfarçado catecismo. São também incapazes de um sim ou não, estão sempre em dúvida entre admirar o digno e condenar o miserável. São eles os que votaram sem saber por que estavam votando. São eles que agora vem a público, sem nenhum conhecimento de causa, repudiar nossos homens de farda. Para eles tem mais valia um bandido vivo a um militar. Tal como Dilma, que ajudaram a eleger, são incapazes de pensar com a própria cabeça, por isso tipicam seus contrários de ignorantes.

  • Frederico Boing diz: 4 de novembro de 2014

    A revolução de 1964 foi um movimento popular. A sociedade, estarrecida com a podridão do governo decidiu apeá-la do poder. O Povo foi para a rua pedir que a ordem fosse restabelecida pelas forças armadas. O Povo representado por suas mais legítimas instituições (entidades associativas, a Igreja, clubes de serviços, movimentos populares, etc…) Houve alguns excesso das forças armadas , provocadas pelos comunas guerrilheiros. O movimento militar matou em 20 anos menos do que um fim de sema de violência das ganges do tráfico nas principais cidades brasileiras.

    ESTÁ NA HORA DO RETORNO DA ORDEM….. FORA O PT e TODOS OS DEMAIS COMUNISTAS

    ELES ESTÃO DESTRUINDO OS PILARES DA NOSSA SOCIEDADE. ESTÃO DESTRUINDO AS FAMÍLIAS E O AMBIENTE SOCIAL PARA PODERMOS OBTER COM DIGNIDADE O SUSTENTO DE NOSSOS FILHOS.

  • marcio silva diz: 5 de novembro de 2014

    Qual o princípio das forças armadas defender o país, do inimigo q o prejudica.Neste momento, os inimigos são os políticos, q NÃO fazem a politica por vocação, e sim por interesses, e oprimindo o povo, e matando o povo indiretamente sem saúde educação e segurança.Precisamos duma intervenção militar sim,diferente daquela da guerra fria, q teve influência estadunidenses.Uma intervenção patriota, q retire todos os ratos, e mudem as leis, e valorizem o trabalhador, a empresa brasileira e a família de bem, q esta agora numa ditadura muito pior, e não percebeu,A DITADURA ATUAL DOS CORRUPTOS E BANDIDOS, q te tortura e mata muito mais, somente os inocentes, é pior;do q a outra q esta sendo demonizada de forma injusta.Veja o numero de latrocínio, aumentando, passam a mão na cabeça nos menores bandidos. Estudei no tempo da ditadura e gostava, tinha ordem dentro da sala de aula e professor era respeitado, vc podia comprar uma moto cb 400, sem medo de ser morto por bandidos,meu pai era operário nunca teve problema algum com policia, porque era trabalhador, era assim q tratavam quem trabalhava, era respeitado.Quem protagonizava alguma apologia ao crime e a destruição da família era perseguido sim,e merecia.Se os perseguidos da ditadura fossem bons,não estariam roubando o país, vejam genuíno, zé dirceu, etc.

  • kalderon torres diz: 5 de novembro de 2014

    Pois é! Por não conhecer uma ditadura é que gostaria de viver em uma. Qualquer regime pune seus opositores reacionários, porque o militarismo seria diferente? A ditadura, o tirano são meios de controle social milenar. Não podemos achar de todo ruim um regime do qual não vivemos, dai assumir uma postura contra ser vivenciar seria no minimo uma incoerência. Minha OPINIÃO! Olhem a imposição do consenso… Seria uma ditadura opinativa… Ditar seria obrigar tão somente?

  • Isi diz: 5 de novembro de 2014

    Gente burra falando besteira porque, provavelmente, não têm o que fazer, santo deus! Não enchem uma pracinha, não lotam nem frequentam a Câmara, a Assembleia. Fazem um chororô danado quando levam uma multa de trãnsito ou quando um agente fala um pouco mais grosso. Imagine se eles sentirem na pele a ditadura, a arbitrariedade, a porrada, a tortura psicológica e física, a manipulação dos índices econômicos, a imprensa sob censura. Ficarem anos esperando o bolo crescer, como dizia Delfim Neto, para um dia quem sabe comer uma migalha…

    Boa gente na política era Maluf? Tá aí até hoje, rico, sem pagar tudo que roubou, e querendo sempre estar em cargos para seguir mamando, embora nem possa tirar o pé para fora do Brasil porque será preso. Olha a tralha toda que carregamos nas costas, políticos corruptos criados nos anos de ditadura, que já deviam estar jogando dominó no asilo ou sanatório. Donos de mídia como Sarneys, Collor, Aecinho, Pavan, aquele bando que ganhou meios de comunicação para aprovar a reeleição de FHC, etc.

    Estes insanos que tem saudade da ditadura também podem ser aqueles coroas aposentados, que agora nem com viagra conseguem se sentir poderosos e ter algum prazer. Gente feliz não fala tanta besteira, nem prega tanto ódio. Vão ao psicanalista se tratar e parar de culpar X, Y ou a Dilma por seus fracassos e incapacidades.

    Para a frente é que se anda, srs mentecaptos. Respeitem as instituições e tratem de participar como todos os brasileiros, nos canais competentes, partidos, associações, eleições. O Brasil não é mais uma Republiqueta das bananas. Quer dizer, tem estes bananas aí que querem tumultuar a democracia e ganhar no tapetão. Articulista político que é procurador aposentado do estado, que passou a vida grudado nos políticos dinheiristas, escrevendo como se fosse isento, superior a todos. Midia mediocre, etc.

    Parem de chorar e vão estudar política, sociologia, história…. Vão ser cidadãos como a maioria, respeitar direitos dos demais. Parem de agir como estes broncos que quebram estádios e surram o próprio time, quando não ganham.

  • Ditadura é o que vivemos agora! diz: 5 de novembro de 2014

    Queria ver os VENDIDOS da UNE repetirem o episódio da Novembrada com a presidente atual.

    Aí sim, a DITADURA COMUNISTA iria mostrar a cara.

    Quanto a DITABRANDA, para o conhecimento dos xiitas vermelhos que escreveram aqui, houve corrupção sim no governo militar, assim como houve antes e depois dos militares.

    Os generais que governaram o país morreram POBRES e HONRADOS.

    De quebra, ainda fizeram a infraestrutura que mantém o país funcionando até hoje(Itaipu, Tucuruí, Ponte Rio-Niterói; em SC a Ponte Colombo Salles, Via Expressa em Florianópolis, BR-101, BR-282…).

    Já os VAGABUNDOS que estão no poder há doze anos fizeram o que?!

    Por isto eu digo:

    VOLTA MILICADA!

  • maria de sa diz: 6 de novembro de 2014

    Não se trata de escolher entre Ditadura Militar, Comunismo…. é mais do que claro que queremos Democracia, porém a tao sonhada e estimada Democracia trouxe para a grande população brasileira insegurança, corrupção e abusos. Péssima distribuição de renda e descaso social, com saúde, segurança educação. Morre-se simplesmente por nao ter dinheiro ou não poder participar de esquemas de segurança, com c^meras e seguranças. A impunidade de pessoas ricas e poderosas calam a voz da justiça. Não se tem esperança de paz e de melhores dias. Queremos mudança. A classe dos trabalhadores vive absurdamente endividada com emprestimos que comprometem a renda em ate 5 anos… sem esperança de melhora. É um povo sofrido que grita MUDANÇA…. socorro. Somos nõs. Cada um de nós espera por isto. Que Deus abençoe esta nação.

  • Bruna diz: 6 de novembro de 2014

    O povo pedindo intervenção militar, só pde estar de brincadeira né!?
    sei que dilma é uma bosta mesmo, mas acho que iria ficar bem pior com essa intervenção.Lembre-se da ditadura! Pq acha q seria diferente?

  • Lia diz: 9 de novembro de 2014

    O problema é que o povo esta ficando (e com razão) desesperado com tanta violência e com tanta impunidade!!! E olha gente não é só o Brasil que tem nostalgia da ditadura não porque aqui na Itália tem muita gente que tem saudade dos anos de Mussolini e do fascismo e dizia que “se estava melhor quando se estava pior” e muita gente aqui quer abandonar o Euro para voltar para a Lira. O problema é que como o único regime que disciplinava de verdade e na marra o povo era o regime militar eu acho que se a situação continuar como está ai no Brasil com toda essa violência é fácil que um dia aconteça um golpe no Brasil e com a ajuda de uma boa parte da população.

  • Vinicius diz: 8 de dezembro de 2014

    Você estudou e estudou e continua sem saber a diferença entre “ditadura e intervenção militar”…. Isso mostra a qualidade do ensino no Brasil.

  • Vinicius diz: 8 de dezembro de 2014

    Só faltava me falar que é a favor dos “direitos humanos”… o dia que você precisar desse órgão, com certeza destruiu a vida de muitas famílias.

  • Vinicius diz: 8 de dezembro de 2014

    Só um imbecil acredita em “democracia” com a urna eletrônica!… Fracamente, reveja seus conceitos… Atuo na área de tecnologia e garanto que urna eletrônica é totalmente e facilmente fraudável… Chega a ser até uma piada para o mundo!

  • wagner paes diz: 13 de dezembro de 2014

    bom dia a todos leitores , espero que esse espaço seja democrático e cada um expresse sua opinião ,
    eu me lembro bem do regime GEISEL E FIGUEREDO , nas escolas jurávamos a bandeira cantávamos o hino nacional , se compararmos com a liberdade de hj sera que aquela época era tão ruim assim , esse pais só teve grandes obras de infra estrutura foi no regime militar , época tinha pouca ladrões , como USINA ITAIPU, PAVIMENTAÇÃO. USINA NUCLEAR DE ANGRA, TELEFONIA , CORREIOS , GRANDES HOSPITAIS, AEROPORTOS , RODOVIAS, PETROBRAS, filhos respeitavam os pais somente com aquele olhar (hj se o pai olhar o filho ainda pergunta que foi caralho) gravidez precoce , os pais sem autonomia para educar , essa juventude esta perdida , nao temos como por linites a própria justiça nos amarrou , filhos não podem trabalhar , mas fazerem sexo, fumar droga , beber e dizer que somente o dialogo resolve, essa roubalheira no PAIS , DESVIO DE PETROBRAS , METRO LADRÃO NA ESFERA FEDERAL, LADRÕES ESTADUAIS , A DILMA GANHOU POR CAUSA DO ESCANDALOSO METRO DE SP
    QUEM APANHAVA NA DITADURA OS PAIS DE FAMÍLIA OU OS VAGABUNDOS LADRÕES HJ A POPULAÇÃO LEMBROU QUE ESSES LIXOS OS MILITARES QUE NÃO MATARAM EXPULSARAM DO BRASIL , QUEM ESTA AI ENVOLVIDO NOS ESCÂNDALOS , OS PRESOS POLÍTICOS DA ÉPOCA SÃO TODOS CARAS DE PAU LEMBRAMOS O JOAQUIM BARBOSA PEDIU PRA APOSENTAR FALTANDO 5 ANOS ,,, QUIZ POR MORAL NUM BRASIL GOVERNADO POR VAGABUNDOS QUE A DITADURA TINHA EXPULSADO DAQUI ,,E AINDA DIZEM NÃO SABEM O QUE ESTÃO FALANDO QUANDO PEDEM A DITADURA , ÉPOCA QUE VALORIZAVA A FAMÍLIA HJ SE VC TEM FILHOS VIADOS SE VC FOR FALAR VC E PRESO BAIXARIA PURA ,, QUERO DIZER AQUI SE COMPARARMOS A DITADURA APOIAVA A FAMÍLIA O TRABALHADOR NÃO ESTARÍAMOS NESSA SITUAÇÃO HJ COM INFLAÇÃO MAQUIADA NOSSO DINHEIRO NÃO RENDE MAIS VIVER NO BRASIL E SOBREVIVER EM SELVA E QUANDO VAI PARAR ISSO QUEM JA ABRIU OS OLHOS PEDEM A VOLTA DA DITADURA MESMO A CHINA E REGIME FECHADO OLHA O CRESCIMENTO DO TIGRE ASIÁTICO SE ESSE PAIS TIVESSE NA DITADURA NOS SERIAMOS REALMENTE O BRASIL DE 1º MUNDO O FILHO DO LULA (LULINHA) VENDE-O UM PROJETO DE MILHÕES DE DÓLARES (ERA SO FILHO DO PRESIDENTE) o GOVERNADOR GERALDINO NÃO SABE DE NADA DO ESCÂNDALO DA ALLTON E METRO QUE INOCENTE DIGO OU ENTRA UM POLITICO PATRIOTA COMO NA ALEMANHA OU SEREMOS ROUBADOS SEMPRE POR VAGABUNDOS POLÍTICOS O TIRIRICA REPRESENTA BEM A CLASSE DE PALHAÇOS NO CONGRESSO , DESEJO QUE OS MILITARES TOMEM ESSE PAIS E NOS SALVE DESSES LADRÕES E ABUTRE SE SAIR UM PLEBISCITO ACHO QUE A DITADURA PERDE POR PUCO ,,,,,,ABRAÇOS A TODOS

  • adamir costa diz: 31 de dezembro de 2014

    Eu morei na cidade de São Paulo no período: 1962 a 1972. Nunca tive medo de nada. Muito menos da Polícia. Bastava apresentar a carteira de trabalho ou de estudante. Passei noites e noites nas ruas; fui boêmio. Frequentava os bairros de Leste a Oeste e de Norte a Sul. As mulheres também podiam andar sozinhas. Não temia bandidos. Estes, muito raros por sinal, não assaltavam pessoas pobres. Não havia ‘noiados’ nem moradores de rua. A vida noturna era puro lazer. O policiamento era ostensivo. Bandido ia preso. Quem viveu esse período pode comprovar. E nos dias atuais?. Tenho medo de andar durante o dia mesmo no centro da cidade. Motivo? Advinham….

    Adamir Costa – Paranaíba-MS.

  • bibi diz: 13 de janeiro de 2015

    O povo acredita em tudo que os comunistas do PT implantaram sobre a ditadura militar que na epoca nao tinha liberdade de expresao e bla bla bla hj nao temos liberdade de nada de sair de voltar para a nossa casa em seguranca hj bandido tem mais regalia q trabalhador inversao total de valores, quem hj queria a liberdade de expresao viraram todos politicos corruptos nao conheco uma pessoa que foi exilada do brasil que virou um deputado ou politico honesto, eu prefiro 1000 vezes o brasil viver novamente na ditadura militar do que continuar vivendo na ditadura do PT.

  • Adelino diz: 24 de fevereiro de 2015

    Eu peço os militares sim porquê eu os conheço, eu vivi a democracia sem baderna, eu vivi seguro pelas ruas e em casa, eu vivi 64. e não foi golpe dos militares foram clamores da população diante da política podre que vivíamos como está esta de hoje. Militares só é ruim para Bandidos, pessoas do bem é a salvação.

  • paulo nelio rezende diz: 25 de fevereiro de 2015

    Muito se fala em ditadura militar, mas nada se fala sobre o cenário que precedeu o 31/03/64. Se os militares não nos tivessem salvo, é bem provavel que hoje estivéssemos debaixo dos pés de Fidel Castro e de seu irmão Raul. A presidenTA inaugurou uma única obra e assim mesmo em Cuba. O PAC do marqueiteiro do palácio, virou PROGRAMA DE AJUDA A CUBA. Se o cenário for o nosso, temos nela a maior corrupção da face da terra. Os milhões esmoleiros do bolsa familia, massa de manobra eleitora e, por fim o estelionato eleitoral. A presidenTA está fazendo 10 vezes pior do aquilo que ela teve coragem de de dizer que os seus adversários políticos fariam. Isto chama-de estelionato eleitoral. As mentiras, o desgoverno, o estelionato eleitoral retiram a legitimidade da presidenTA. Portanto, outro caminho não há. Impeachment já.

  • maria aparecida diz: 8 de março de 2015

    Se pudesse iria embora deste país, me sinto com um nariz de palhaço ,todo dia vendo notícias de corrupção e ninguém paga por isto .como disse Chico Anísio “” A ignorância é que atravanca o progresso “” Brasil terra sem lei …vivi e época do militarismo e estou viva .podíamos ficar na rua brincando e nossos pais conversando com os vizinhos sem medo.Hoje temos medo de um jovem de 10 ,13 anos de idade que simplesmente mata um pai um jovem uma mae sem a menor misericórdia .o Brasil e terra sem lei .estou me sentindo um verdadeiro palhaco com tudo que e sta acontecendo.

  • Rosa diz: 13 de março de 2015

    Infelizmente nunca pensei em minha vida que pediria uma intervenção militar em nosso pais,.
    Mas estamos vivendo dias de desordem, as pessoas não se respeitam, nossos filhos a mercê de tudo de ruim quando saem para escola ou trabalho, não temos liberdade nem dentro de nossas casas, o Brasil virou terra sem lei , a corrupção nos envergonham em todos os âmbitos, pagamos o preço da incompetência de nossos governantes .prefiro acreditar que com a intervenção militar as coisas possam tomar novos rumos .
    Golpe militar: quando os militares, sem apoio da população, tomam o poder.

    Regime militar: regime em que o país é comandado por militares.

    Ditadura militar: quando os militares que estão no poder, reduzem ou eliminam as liberdades individuais do cidadão. Conduzem o país com linha dura e mão de ferro.

    Intervenção militar: quando os militares, com apoio da população, tomam o poder, nos casos de disturbios civis, guerra civil ou qualquer ato cometido por quem está no poder e comprometa a segurança nacional. Quando o presidente em exercicio facilita a entrada no país de terroristas e guerrilheiros, colocando em risco a segurança e a soberania nacional. Quando a população toma as ruas insatisfeitas com o rumo que o presidente está levando o país e os disturbios saem do controle das policias estaduais.

  • Erlon diz: 19 de março de 2015

    lendo a maioria dos comentarios percebo muitos estão enganados a respeito da intervenção militar, inervenção militar NÃO significa voltar a uma ditadura, isso seria GOLPE militar, pedir intervenção militar significa retirar do poder essa corja de corruptos e colocar o poder nas mãos dos militares por um periodo curto de no máximo 3 meses ou ate que se resolva todos os problemas de ordem pública, dando a nação o direito de ir as urnas novamente e colocar o poder um novo governo! NÃO CONFUNDA INTERVENÇÃO MILITAR COM GOLPE MILITAR! são bem diferentes! acorda brasil!

  • VAULDIR COSTA ANUNCIATO diz: 3 de abril de 2015

    NENHUMA DITADURA É BOA COM CERTEZA…E NINGUÉM DEVE SER TORTURADO POR TER OPINIÃO DIFERENTE SOBRE ISSO E AQUILO…O DEBATE COMO SEMPRE A RESPEITO DO PERÍODO DE 64 NO BRASIL ATÉ 1985 E COMO SE NOTA É SEMPRE MENOR….COISA DE BRASILEIRO…NA ÉPOCA DA GUERRA FRIA …FRIA PARA O TIO SAM E A RUSSIA…TODOS OS PAÍSES DA TERRA POR CAUSA DO MAL DESTES DOIS PAÍSES POTENTES FORAM ENVOLVIDOS EM GUERRAS E GUERRILHAS INTERNAS…ELES FORAM AO ESPAÇO NA CORRIDA ESPACIAL E OS RESTANTES DOS PAÍSES QUASE 200 SE MATARAM EM NOME DELES DOIS…CADÊ A CIVILIZAÇÃO NISSO???…DEVERIAM TER REPELIDO ESTES DOIS MONSTROS…MAS TODOS SE CURARAM AOS DOIS AZUIS-VERMELHOS…O BRASIL SEM VONTADE PRÓPRIA OBRIGOU-SE A OBEDECER OU OS ESTADOS UNIDOS OU A RUSSIA OU A CHINA…NÃO HAVIA OUTRA ORDEM PARA OBEDECER…A CHINA FIZERA SUA REVOLUÇÃO EM 1949…E CUBA BEM PERTO FEZ EM 1959…EM 1969 FARIAM NO BRASIL???…TENTARAM SEMPRE NA GUERRA FRIA…O GOLPE VIRIA DE UM LADO OU DO OUTRO E VERÍAMOS TORTURAS E MORTES E CENSURAS DE QUALQUER FORMA…OS GENERAIS DO BRASIL EM 64 ESCOLHERAM A DITADURA MILITAR AZUL DOS ESTADOS UNIDOS…E HOJE TODOS QUEREM IR MORAR LÁ…SE ESTIVÉSSEMOS ESCOLHIDO EM 64 A DITADURA MILITAR VERMELHA DA RUSSIA OU DITADURA MILITAR VERMELHA DA CHINA GOSTARÍAMOS DE ESTAR MORANDO LÁ HOJE???COM CERTEZA NOS ANOS 60 E 70 MUITA GENTE NO BRASIL INFELIZMENTE ESCOLHEU A BANDEIRA DA DITADURA MILITAR ERRADA E PAGAM ATÉ HOJE…ESCOLHERAM A DITADURA DE FIDEL E DE MAO TSE TUNG NO BRASIL…E SE DISSER QUE NÃO QUERIAM ISTO É PIOR DIZER ISTO SÓ REVELA QUANTO A VERDADE DÓI OU SEJA…A PESSOA É PRECISO QUE ELA TENHA SEMPRE JUÍZO CLARO, ESTUDAR BEM, TER MEMORIA E NÃO FICAR AGINDO SEM SABER COMO MARIONETE DOS FATOS…A CHORADEIRA DOS COMUNISTAS QUE SE VESTIRAM DAS BANDEIRAS VERMELHAS SÓ PODERIAM TER O DESTINO QUE TIVERAM…SE FOSSE EM CUBA SERIA AO CONTRARIO, NA CHINA, NA COREIA, OUTROS É QUE ESTARIAM SE LAMENTANDO NÃO É??/..ESCOLHAS E JUÍZO É O QUE MANDA NA PESSOA…FALAR MAL DA DITADURA O TOLO BRASILEIRO DE HOJE DEVE EXPLICAR SE É QUE TEM INTELIGÊNCIA E JUÍZO DE QUAL DITADURA QUE EL ESTÁ FALANDO: CAPITALISTA COMUNISTA MAOISTA TEOCRÁTICA…NÃO SÃO OS MILITARES QUEM INVENTAM IDEOLOGIAS MAS SÃO PESSOAS E GRUPOS CIVIS…QUE CRIAM DESORDENS E CHAMAM OS MILITARES PARA POR TUDO EM ORDEM…PEGAR BONDE ANDANDO E ARROTAR SEM PARAR SOBRE AS DORES DA REPRESSÃO É SER LEVIANO E PIOR É MOSTRAR O CARÁTER FALHO NOSSO, TODO NOSSO, “BRASILEIRICES”…É LÓGICO QUE DITADURA É RUIM…MAS A DITADURA COMUNISTA É PIOR PORQUE ELES TENTAM MANTER ISTO PARA SEMPRE…UM SÓ PARTIDO…QUEM ESTIVER CHORANDO E COM RAZÃO POR CAUSA DAS TORTURAS SIM QUE HOUVERAM E DEVEM SER INVESTIGADAS QUE PENSE QUE PODERIA SER PIOR SE AS BANDEIRAS VERMELHAS VENCESSEM NO BRASIL…NEM RECLAMAR CONTRA OS MILITARES PODERIA NÃO SÓ EM 64 MAS PARA SEMPRE QUALQUER DUVIDA VAI MORAR EM CUBA, VENEZUELA, CHINA, COREIA, E LEMBRA DA UNIÃO SOVIÉTICA???…QUANDO SE OUVE GENTE INTELIGENTE APROVEITADORES DE VOTOS FALANDO EM DITADURA MILITAR E COM BANDEIRAS VERMELHAS AGITANDO – PERGUNTA-SE QUE NOME SE DÁ PARA UMA CRIATURA DESSAS…DOIDO…DEMENTE…MALIGNO…INÍQUO…MAQUIAVÉLICO…LUCÍFERO…..BICHO BURRO…BRASILEIRO???….rsrsrsrsr…ESTÃO ADORANDO HOJE OS GOVERNOS VERMELHOS NO BRASIL…E OLHA QUE ISTO É SÓ O PRATO DE ENTRADA DESTES GRUPOS DO “CRISTIANISMO ATEU” COMO É O COMUNISMO MUNDIAL HISTÓRICO, QUE PRIMEIRO DESARRUMAM TODA UMA NAÇÃO…ARRUÍNAM…DEPOIS DELIRANTES TENTAM O QUE A RUSSIA DESISTIU DE FAZER…SÓ PODE SER IDEIAS DE GENTE DO LAGO DE FOGO VERMELHO…CONTA OUTRA!!!

  • Ohana Albuquerque diz: 2 de setembro de 2015

    Ditadura militar ? Hahha me poupem dos comentários, muita gente não sabe nem o que tá falando ,pesquisem mais sobre o que foi a ditadura, vejam o quanto muitas pessoas sofreram, o que vocês querem e justiça o que vocês querem e mais segurança , antes de sair palpitando ,antes de sair criticando ,pedindo para a ditadura militar voltar saibam votar direito ,saibam dar o voto limpo e honesto um voto com segurança e também não esperem só pelo governo façam a parte de vocês também !

  • Vagner diz: 2 de abril de 2016

    Realmente o Brasil era bem melhor msm! Melhor para a burguesia q eram os únicos q detinham bens de consumo. Até pq eu nunca ouvi falar q o Brasil era uma potencia econômica em outros tempos. ditadura era boa pra os de alta patente q mandavam os filhos para estudar na Suíça e desfilavam com seus carrões.
    Muitos q eles chamavam de vagabundos, bandidos eram apenas pobres coitados q este pais segregou

Envie seu Comentário