Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Mais da metade dos pontos analisados pela Fatma estão impróprios para banho em Balneário Camboriú

10 de novembro de 2014 19
Foto: Fernando Carnevali/Especial

Foto: Fernando Carnevali/Especial

O último relatório de balneabilidade divulgado pela Fatma mostra que oito dos 14 pontos analisados em Balneário Camboriú estão impróprios para banho. Mais da metade.

O resultado diz respeito a coletas feitas no dia 3 de novembro e inclui, além de pontos historicamente, impróprios, como a Lagoa de Taquaras e o Pontal Norte, também pontos nas ruas 1001, 2000, 3000, 4000, 3500 e 2500.

Diretor de Desenvolvimento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Balneário (Semam), Arnaldo Christian Pereira disse que ainda não há uma explicação concreta para que a Praia Central tenha voltado a apresentar pontos poluídos. No ano passado a prefeitura fez uma grande obra de drenagem para levar a água da chuva para os dois extremos da praia, no Pontal Norte e na Barra Sul, o que acabou com as “línguas” que corriam sobre a areia e, em tese, deveria ter mantido a praia em condições próprias para banho.

Os testes de balneabilidade avaliam a quantidade da bactéria escherichia coli em cada amostra coletada. Um local é considerado impróprio para banho quando o número de bactérias ultrapassa o limite do “saudável”.

A Semam pretende reunir-se com a equipe técnica da Fatma para entender o que está acontecendo.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (19)

  • RAGE diz: 10 de novembro de 2014

    Sim claro, acham que apenas desviar todo o coco e xixi para os dois extremos da praia resolveria tudo. Parabéns a todos o que tiveram essa brilhante idéia. Agora vou dizer uma coisa, é só uma ondulação forte ou correnteza chegar na praia que traz tudo de volta, pois se não perceberam, a praia central de BC é uma enseada um tanto quando fechada gênios!!

  • Eloisa diz: 10 de novembro de 2014

    Remendos e mais remendos! Está na hora de investir pesado no tratamento dos efluentes. É crime colocar a população em risco.

  • Aurélio diz: 10 de novembro de 2014

    Expulsaram a Casan para isso? Municipalizaram os serviços de água e esgoto para isso? O cidadão da cidade deveria cobrar no sentido de todo o dinheiro que é arrecadado com tarifas de água e esgoto seja investido exclusivamente em água e esgoto, em nada mais.

  • Daniel diz: 10 de novembro de 2014

    Isso não é novidade! Camboriu merece o título da capital da FALTA de planejamento urbano!

  • Vaz diz: 10 de novembro de 2014

    A única forma de dispersão seria a construção de um emissário submarino. Sem ele os focos tendem a variar conforme o RAGE comentou.

  • Jorge Cambará diz: 10 de novembro de 2014

    Quero ver quando cem por cento da praia estiver imprópria para banho.
    Será como a nossa Beira Mar Norte. Apartamento de alto padrão só pra admirar o mar.
    Por isso há mais de 14000 imóveis a venda naquele balneário.

  • marcelo diz: 10 de novembro de 2014

    Minha família possuía residência de veraneio em BC na década de 60, quando o único prédio era, salvo engano, o do Marambaia. Ali já foi uma das baías mais lindas do mundo, hj é um amontoado de prédios medonhos despejando zilhoes de toneladas de cocô e outras porcarias na água, sem contar que o sol acaba às 16h no verão. Parabéns aos empresários e políticos “visionários” responsáveis por essa aberração.

  • Christian diz: 10 de novembro de 2014

    O que adianta pagar milhões em uma bela cobertura só pra ver um mar de MER!@#$#. Infelizmente SC ta assim, temos muitas praias lindas mas que na verdade esconde a falta de planejamento das prefeituras e órgãos responsáveis.

  • Paulo diz: 10 de novembro de 2014

    concordo com os comentários!!!
    meu medo é que vire 100% improprio p banho nesta cidade bela. Os bolos fecais não vao surgir assim boiando , não dá pra exagerar!!! Me assustei com estes vários pontos impróprios, pois faz 16 anos que entro na agua e nunnnnnnca tive nada!!! eu surfo aqui também! Muita gente nunnnnnca teve problemas com esta agua. Mas sim, esta noticia assusta, por isso que deixa turistas ou desacostumados com o mar, com receio de entrar. ** Inferno de prédios, quanto mais predios mais dejetos!!!
    Quem NÃO mora aqui em BC NÃO imagina o desgosto que a maioria da população tem em relação a construção civil que não dá trégua nesta pequena cidade!!! Alouuuu, Vocês tem que saber disso!!!!!!!!!!!! Parecemos de mãos atadas!!!! Uma praia linda, qualidade de vida top, um clima praiano, simples em se vestir na maioria das vezes, tranquilidade durante o ano, tudo perto, uma beira-mar muito agradável de se passear, exercitar, namorar e apreciar! Há poucos lugares como BC no Brasil. -Prontifique-se SEMAM !

  • Gisela diz: 10 de novembro de 2014

    Acho ainda mais preocupante a falta de informação aos frequentadores. As placas de “próprio” ou “impróprio” para banho não são atualizadas, muitas vezes está cheio de sujeira na praia e o mar cheirando mal e, segundo as placas “informativas”, está tudo bem… Que interesse com a saúde pública!

  • Luis diz: 10 de novembro de 2014

    Bem feito pra BC, para seus políticos despachantes de construtora. Que a bolha imobiliária exploda jogando , literalmente, merda no ventilador. Sodoma e Gomorra de SC, terra do Pavan.

  • James diz: 10 de novembro de 2014

    A M.E.R.D.A vem da cidade de CAMBORIU pelo RIO CAMBORIU ,RIO PEROBA ,BALNEARIO TEM 90% do esgoto tratado vão pesquisar o indice de ESGOTO TRATADO EM CAMBORIU….Em 2015 chega em 100% em BC…

  • Samuel Batista dos Santos diz: 10 de novembro de 2014

    O Rio Camboriú, que percorre a cidade vizinha, desemboca completamente poluído na Barra Sul. Não há tratamento de esgoto em Camboriú. Nada nunca foi feito. Enquanto o rio for assim, a praia de BC estará comprometida. Por que as duas cidades não trabalham em conjunto para tratar este problema ? Difícil , não ? O problema é que ninguém quer saber de resolver nada.

  • pantaneiro diz: 11 de novembro de 2014

    Cadê o MP? As ONGs? A nossa praia central, além dessas impurezas, virou um verdadeiro camelódromo, um salve-se quem puder! Só não falo mais coisas visíveis aos olhos da cara por causa da censura do site!

  • silvio diz: 11 de novembro de 2014

    Apartamentos de milhões, carros importados e banhos de esgoto, mas que beleza!

  • Leandro diz: 13 de novembro de 2014

    A proxima da lista é a Praia Brava.

  • Luis diz: 13 de novembro de 2014

    Ponham mais esta na conta das construtoras. Vendem de forma insustentável uma cidade a não mais poder. Crescem tanto a altura dos prédios que acham natural “engordar” a praia para caber mais gente e ter menos sombra… BC é uma piada, e de mal gosto. A construção civil, seus despachantes-os políticos-, transformaram-na numa Sodoma e Gomorra.

  • Fernanda diz: 13 de novembro de 2014

    Eu sou Argentina, visitei camobiu há anos e o primero banho tive alergia na pele. Nao volto lá, prefiero florianopolis. Bj Fernanda.

  • James diz: 14 de novembro de 2014

    Se Balneario Camboriu tem 90% de esgoto tratado e em 2015 chegará a 100% de qual cidade vem o coco?

Envie seu Comentário