Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 13 novembro 2014

Ministério Público recorre à Justiça para garantir Parada da Diversidade em Balneário Camboriú

13 de novembro de 2014 9
Foto: Rafaela Martins, Arquivo

Foto: Rafaela Martins, Arquivo

 

O promotor Rosan da Rocha, responsável pela 6ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú, ingressou um mandado de segurança para garantir a realização da Parada da Diversidade, marcada para este domingo na Avenida Atlântica. O evento, que tem previsão de reunir 10 mil pessoas, corre o risco de não ocorrer porque um decreto assinado na semana passada pelo prefeito Edson Piriquito (PMDB) proíbe a realização de eventos em via pública _ com exceção dos que já fazem parte do calendário oficial do município.

Nesta quarta-feira a juíza Adriana Lisbôa, da Vara da Fazenda Pública, determinou que Piriquito se manifeste em até 72 horas, prazo que termina no sábado. O promotor enviou, nesta quinta, um pedido de reconsideração à juíza para evitar que a decisão seja tomada às vésperas do evento.

Esta não seria a primeira vez que o município coloca entraves à realização da Parada da Diversidade.

_ O município sempre se mostrou relutante. Havia sempre restrição de lugar e data, foi me chamando atenção. Há forte possibilidade de discriminação _ afirma Rosan.

Esta é a terceira vez que Balneário terá uma Parada da Diversidade, e a organização relata que nos anos anteriores o município também negou-se a apoiar o evento. Nesta edição o evento promete atingir o dobro do público que compareceu no ano passado porque não haverá parada na capital. A ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, e o ministro do Turismo, Vinícius Lages, confirmaram presença no evento.

Proibições

O promotor Rosan afirma que o direito a manifestação é constitucional, o que invalidaria o decreto da prefeitura. A justificativa do documento assinado pelo prefeito Piriquito é o “expressivo aumento populacional (…) em um espaço inversamente proporcional a esta demanda”.

O texto afirma que o fechamento de vias públicas interfere na mobilidade urbana e na prestação de serviços de segurança e saúde, e prevê a realização apenas do Réveillon, Carnaval, Encontro dos Amigos, comemorações do aniversário da cidade, desfile de 7 de Setembro, Atlântica Ativa, Abertura Oficial da Temporada de Verão e eventos esportivos que tenham apoio do município. Se validado, outras passeatas como a cãominhada e as caminhadas evangélicas também estão banidas.

Pescadores capturam tubarão-tigre em Balneário Camboriú

13 de novembro de 2014 4
Foto: Marcelo Rosa/Arquivo Pessoal

Fotos: Marcelo Rosa/Arquivo Pessoal

Um tubarão-tigre foi capturado em uma rede de pesca esta semana na Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú. O animal, que é comum do Nordeste e raramente é encontrado no Sul do país, foi recolhido a duas milhas da orla, cerca de 3,5 quilômetros distante da praia.

Veja mais notícias sobre Balneário Camboriú, Itajaí e região no Sol Diário

Pescadores profissionais, Lindomar e Marcelo Rosa, que são pai e filho, tentavam encontrar peixes pequenos como corvinas e abróteas quando capturaram o tubarão-tigre. Emalhado na rede, o peixe já estava morto.

Marcelo conta que é comum pescar tubarões na costa catarinense _ especialmente o tubarão-martelo, que aparece com frequência nos meses de novembro e dezembro. Mas esta foi a primeira vez que ele e o pai se depararam com um tubarão-tigre.

O animal tinha 1,80 metro de comprimento e pesava cerca de 80 quilos. Ainda um espécime juvenil, de acordo com o pesquisador Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico da Univali.

Segundo ele, quando adultos os tubarões-tigres são considerados agressivos. Junto com os tubarões cabeça-chata, são os causadores dos ataques que ocorrem na costa de Pernambuco. O tubarão-tigre pode chegar a seis metros de comprimento.

_ É um tubarão típico de águas tropicais, ocorrendo tanto na costa como em mar aberto. Aqui no Sul do Brasil são raras as capturas _ afirma.

Vendido

Depois de recolhido no barco e levado para terra firme, o tubarão-tigre do Estaleiro foi separado em postas e vendido. Os pescadores cobraram R$ 15 o quilo do peixe _ um pouco mais do que o valor cobrado pelo quilo do cação.

Equipe do Rali Dakar avalia Itajaí como possível ponto de partida para a prova em 2016

13 de novembro de 2014 2
Foto: Nelson Robledo, Divulgação

Foto: Nelson Robledo, Divulgação

Representantes do Rali Dakar, vindos da França e de Portugal, estão conhecendo Itajaí. A ideia é que a cidade seja uma das concorrentes na América do Sul para receber em 2016 a largada da prova lendária, que partiria daqui e seguiria até Lages ou Chapecó, passando pela Serra do Rio do Rastro antes de chegar à Argentina. O rali, que ocorre em janeiro, reúne mais de mil veículos.

A experiência com eventos esportivos internacionais, como a Volvo Ocean Race e a Transat Jacques Vabre, credenciaram a cidade para a concorrência. Os locais visitados esta semana pela equipe do Rali Dakar incluem as praias, os molhes, o Centreventos, a Beira Rio e o Parque do Agricultor.

O Diretor Geral do Rali Dakar, Etienne Lavigne, a Coordenadora de Relações Exteriores, Marie Noelle Mainard, e os membros da Comissão Organizadora, José Carmona e Frederico da Cunha, avaliam a estrutura que Itajaí oferece para receber o evento. Lavigne vê o porto como um pontos positivos na candidatura da cidade. Todos os veículos que participam da prova chegam ao ponto de partida a bordo de navios.

Foto: Divulgação, Rali Dakar

Foto: Divulgação, Rali Dakar

Itajaí concorre com outras cidades da América do Sul que têm os nomes mantidos em segredo, e ainda não há prazo para a divulgação do resultado das visitas.

O Rali Dakar começou em 1978 e era chamado de Rali Paris-Dakar, pois tinha sua largada na cidade de Paris na França e a chegada em Dakar no Senegal. Desde o ano de 2009 o Rali Dakar passou a ser realizado na América do Sul.

Com falta de efetivo, Polícia Civil tenta adiantar Operação Veraneio em Balneário Camboriú

13 de novembro de 2014 0

A delegada Regional Magali Nunes Ignácio reuniu-se ontem com o delegado-geral Aldo D´Ávila para pedir a antecipação da Operação Veraneio em Balneário Camboriú, prevista para iniciar no dia 15 de dezembro. O motivo é a falta de efetivo para o atendimento de ocorrências: só a Delegacia da Comarca, na Rua Inglaterra, faz mais de 100 atendimentos diários.

A ideia era adiantar a operação para novembro, mas a Delegacia Geral já descartou a possibilidade. Resta, então, a expectativa de reforço no início de dezembro – o que ainda será avaliado.

Esta semana a delegada Magali tomou a decisão de suspender temporariamente os plantões na Delegacia da Mulher durante a noite e transferir os atendimentos especializados para a DP da Comarca.

A medida provocou polêmica e saia-justa na Polícia Civil. Delegados teriam ameaçado procurar a Justiça para impedir a suspensão.

Lojistas ganham crédito

13 de novembro de 2014 0

A CDL de Balneário fechou parceria com a Caixa Econômica Federal e os associados vão ter juros mais baixos para renegociar dívidas e buscar novas linhas de crédito.

Não é novidade que o ano não foi dos melhores para o comércio. Copa do Mundo seguida de Eleições retraíram o consumidor e o resultado é que, a um mês do Natal, ainda há lojas apostando nas promoções.

Excesso de vereadores em Itajaí

13 de novembro de 2014 1

“O número excessivo dificulta a atuação parlamentar. Não tenho dúvidas de que a mudança piorou o processo. Com mais vereadores fica difícil usar a tribuna e aprovar projetos” – do vereador Osvaldo Gern, presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, sobre o aumento no número de parlamentares na cidade, que hoje tem 21 cadeiras no Legislativo, em entrevista ao Jornal de Santa Catarina.

Falando nisso

A tentativa de rediscutir o número de vereadores em Itajaí acabou em pizza. Embora parte dos parlamentares questionasse o aumento de 12 para 21 (com o qual a maioria da população também discordou), os partidos políticos foram contrários à redução. E não se toca mais no assunto.

Lançada licitação para obra da Udesc

13 de novembro de 2014 0

O Governo do Estado lançou edital de licitação para as obras do prédio da Udesc em Balneário Camboriú, no Bairro Nova Esperança. A concorrência levará em conta o menor preço. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas está prevista para 11 de dezembro.