Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 14 novembro 2014

Estaca submersa desde a enchente de 1983 é retirada do Porto de Itajaí

14 de novembro de 2014 2
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

As obras de reforço e realinhamento dos berços 3 e 4 do Porto de Itajaí resultaram nesta quinta-feira na retirada de uma  viga de paramento de grandes proporções, que estava submersa desde a enchente de 1983. O recolhimento de escombros subaquáticos faz parte do andamento dos trabalhos, que esta semana chegaram à fase de concretagem.

A construtora Serveng Civilsan, vencedora do processo licitatório para as obras, acaba de fazer a concretagem da primeira de um total de mais de 200 estacas.  A estrutura recebeu concreto subaquático de alta resistência, numa profundidade que chega a 25 metros abaixo da linha d´água.

A conclusão das obras é prevista para o segundo semestre de 2015. O investimento, em recursos da União, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), soma R$ 117.044.665,91 e possibilitará que esse trecho de cais, de 490 metros, opere navios de maior porte e dimensão e que receba equipamentos mais modernos e de melhor performance, além de ter sua cota de dragagem ampliada de -10 para -14 metros.

Além do reforço do cais – com novo estaqueamento e nova estrutura de concreto – os dois berços serão alinhados, o que possibilitará que grandes navios atraquem no local. Com o alinhamento, os berços 3 e 4 terão um cais contínuo de 490 metros, o que abre a possibilidade de operações de grandes cargueiros.

Com a obra, a Secretaria de Portos da Presidência da República prepara os dois berços para serem arrendados pela iniciativa privada. O arrendamento é o quarto na fila de concessões da Secretaria Especial de Portos (SEP). O primeiro deles ainda está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU).

Balneário registra melhora na balneabilidade

14 de novembro de 2014 1
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

Depois do último relatório de balneabilidade da Fatma ter trazido oito de 14 pontos como impróprios em Balneário Camboriú, a análise desta semana trouxe resultado positivo. Apenas dois pontos aparecem sem condições de banho: o Pontal Norte e a Lagoa de Taquaras, que têm problemas históricos com a balneabilidade.

O que é que Itajaí tem?

14 de novembro de 2014 1

A comitiva do Rali Dakar deixou ontem Itajaí com o compromisso de apresentar à cidade uma lista de pré-requisitos que deverão ser cumpridos para que o município possa concorrer a sede da prova lendária em 2016.

Ontem, em uma reunião a portas fechadas, os representantes da competição apresentaram ao prefeito Jandir Bellini o montante de investimentos iniciais, que foi mantido a sete chaves.

Assim como a Volvo Ocean Race, o Rali Dakar monta as estruturas nas cidades por onde passa. Diferente da regata, porém, não há um circuito de atrações. O atrativo, mesmo, fica por conta dos mais de 500 veículos que disputam a prova e que chegam ao ponto de partida de navio – o que deixa Itajaí em grande vantagem.

A escolha da cidade deve representar ganho para todo o Estado, já que a prova deve incluir trechos no interior. Não por acaso, o assunto já foi tratado “ao pé do ouvido” entre o prefeito Jandir e o governador Raimundo Colombo esta semana.

O sucesso na realização da etapa da Volvo Ocean Race a da Regata Jacques Vabre foi o que chamou atenção da organização do Rali Dakar. A prova busca cidades menores, do porte de Itajaí, para garantir a visibilidade da competição.

Outback chega a Balneário Camboriú

14 de novembro de 2014 1
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Atualizada às 20h35min

O Outback Steakhouse deverá integrar o rol de novidades da ampliação do Balneário Shopping. O restaurante de inspiração australiana, que tem a Bloomin`Onion abaixo como uma das estrelas do cardápio, pode abrir no início de 2015.

O shopping também anunciou a chegada da Swarowsky e da Artefacto – ambas terão em BC a primeira loja em SC. As duas abrem na semana que vem, junto com as obras de ampliação.

Em negociação

Durante a tarde desta sexta-feira, após o anúncio do shopping, a assessoria de imprensa do Outback informou que está “em fase final de negociação (para a unidade de Balneário Camboriú) porém ainda não há um compromisso firmado”.

Em nota, a empresa diz ainda que “reconhece a região como mercado potencial para futuras oportunidades, mas não há previsão para inauguração”.

Manifestação contra o aumento na conta de água

14 de novembro de 2014 0

Síndicos comandam neste sábado um protesto contra as mudanças no modelo de cobrança que resultaram em aumento na conta de água em Balneário. Vai ser às 10h30min na Praça Almirante Tamandaré.

Elton Garcia vai voltar à Câmara e quer presidir o Legislativo

14 de novembro de 2014 2

A defesa do ex-secretário de Obras de Balneário Camboriú, Elton Garcia, confirmou ontem que ele deverá voltar a ocupar sua cadeira na Câmara de Vereadores a partir de 2 de dezembro.

E ele não quer apenas assumir o posto: já avisou que vai disputar a presidência do Legislativo em 2015.

Falando nisso

A primeira ação por improbidade administrativa decorrente da Operação Trato Feito, que levou à prisão membros do primeiro escalão do governo Piriquito, envolve justamente Elton Garcia.

O Ministério Público de Santa Catarina apurou que o ex-secretário de Obras teria se apropriado de salários de dois servidores da Câmara que haviam sido indicados por ele.

Ontem o advogado de Elton, Gelson Rodrigues, disse que ele não se manifestaria a respeito porque não tem conhecimento da ação.