Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Porto de Itajaí vai aumentar taxas para os navios para conter crise

19 de novembro de 2014 0
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

 

A tentativa de recuperação de receita da autoridade portuária no Porto de Itajaí ganhou mais um capítulo. Após o plano de demissão voluntária para cargos efetivos, agora uma mudança na tabela de preços aparece como alternativa.

O porto deve aumentar de R$ 45 mil para R$ 63 mil o teto da tabela 1, valor pago por navio de acordo com o número de contêineres. Na prática, o novo preço é o máximo que um navio vai pagar à autoridade portuária ao entrar nos terminais do complexo.

A tabela 1 é usada para cobrir custos que cabem hoje à administração do porto público, como dragagem permanente do canal, sinalização náutica e pessoal.

Antônio Ayres dos Santos Junior, superintendente do Porto de Itajaí, diz que a nova tabela foi discutida com o mercado e não deve assustar os armadores – embora portos próximos tenham custos mais baixos de operação.

O Porto de Itajaí relaciona a crise financeira à demora no arrendamento dos berços 3 e 4 e à operação de navios maiores na costa brasileira. Hoje os armadores trazem mais contêineres em menos embarcações, o que reflete em menos taxas. Desde 2010 o número de navios a atracar no porto reduziu 35% – embora a movimentação de cargas tenha crescido.

Comente e compartilhe

comentários

Envie seu Comentário