Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Vereadores querem aumentar de 13 para 19 o número de cadeiras na Câmara em Balneário

25 de novembro de 2014 7
Foto: Câmara de Vereadores/Divulgação

Foto: Câmara de Vereadores/Divulgação

 

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú deve votar nas próximas semanas um projeto de lei que altera o número de cadeiras do Legislativo, de 13 para 19 a partir de 2017. A mudança aparece no meio da proposta de alteração à lei orgânica e é assinada por todos os parlamentares da atual legislatura.

Presidente da Câmara, o vereador Nilson Probst (PMDB) afirma que a lei orgânica (e o número maior de vereadores) foram discutidos em audiência pública, em abril. Só 23 pessoas compareceram à discussão.

As alterações, segundo ele, também teriam sido enviadas através de ofícios a entidades civis _ e nenhuma delas teria se manifestado contrária à mudança.

Em 2011, quando mudanças na legislação possibilitaram o aumento no número de vagas nas Câmaras em todo o país, Balneário, que na época tinha 10 cadeiras, poderia ter chegado a 17. Mas houve pressão da comunidade para que não ocorresse o aumento. Um ofício assinado por 15 sindicatos e associações pedia a manutenção no número de vereadores.

O projeto acabou entrando em votação com um aumento menor, de 10 para 13 vagas. Foi aprovado e a atual legislatura já entrou na Câmara com três cadeiras a mais.

Representatividade

Segundo o vereador Nilson Probst, o novo aumento é proposto para que melhore a representatividade nos bairros. Como o orçamento para a Câmara é fixo, não deve haver maior impacto direto ao município. Mas a tendência é que seja reduzida a devolução do dinheiro excedente do orçamento, que geralmente é feita ao fim do ano (desta vez serão devolvidos cerca de R$ 500 mil).

Em Itajaí, que aumentou de 12 para 21 vereadores, já houve tentativas de voltar a reduzir _ que acabaram estancadas pelos partidos. Ouvido pelo Santa, o presidente da Câmara, vereador Osvaldo Gern admitiu que muitos vereadoresw dificultam a atuação parlamentar: “Não tenho dúvidas de que a mudança piorou o processo”, afirmou.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (7)

  • rodrigo diz: 25 de novembro de 2014

    não sei pra que…aliás sei: pra mais gente ficar sem fazer nada e roubarem

  • iSI diz: 25 de novembro de 2014

    Revoltante!!! É muito trato para pouco feito! Que gentalha, um bando de despreparados, panacas. Comunidade, vamos aceitar este golpe novamente? Basta de aspones e sanguessugas.

  • Itajai ja fez e nao adiantou diz: 26 de novembro de 2014

    Em Itajai so serviu pra ter mais despesa p municipio, ficam dando nome p rua, fazendo homenagens e dizendo amem p tudo o q o prefeito quer, pau mandado… Vemos obrinhas p enfeitar a cidade, tais como reforma do museu, da beira rio, do predio da prefa, e obras essenciais nao sao feitas, via portuaria, viadutos, etc…

  • Mais vereadores em Balneário | Guarda-sol diz: 26 de novembro de 2014

    […] vereadores de Balneário Camboriú descobriram que podem subir o número de cadeiras para 19 e decidiram que isso é o melhor para a cidade. Esqueceram que, três anos atrás, a comunidade se […]

  • James diz: 27 de novembro de 2014

    Acho melhor DIMINUIR o número de vereadores……

  • Miro diz: 17 de dezembro de 2014

    Vergonha !!!
    Deveriam isso sim é diminuir o número de vereadores pois a maioria que está por lá é só vaquinha de presépio , atuantes mesmo uns 3 ou 4 somente.
    Poderiam inclusive reduzir o número de prefeito aqui na cidade pois o que temos atualmente não fará falta alguma para BC.

  • Projeto que aumenta número de vereadores em Balneário entra em segunda votação nesta quarta | Guarda-sol diz: 17 de dezembro de 2014

    […] A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú vota nesta quarta-feira pela segunda vez o projeto que aumenta de 13 para 19 o número de cadeiras no Legislativo. […]

Envie seu Comentário