Ranking da revista Exame coloca Itajaí entre as cidades mais importantes para a economia do país
17 de dezembro de 2014 5
A revista Exame publicou uma lista com as não-capitais mais importantes para a economia do país. Itajaí está em 15º lugar e é a única cidade do Sul do país no ranking.
A listagem foi produzida por João Pedro Caleiro, editor do canal de Economia da revista, e traz em 1º lugar o município de Campos dos Goytacazes (RJ), que tem PIB de 45,1% bilhões e participação de 1,03% na economia nacional. É seguida por Guarulhos (SP) _ dos 15 municípios da lista, nove são do Estado de São Paulo.
De acordo com dados divulgados pelo IBGE na semana passada Itajaí tem PIB de 19,7 bilhões e participação de 0,45% no PIB do país.
Veja a lista completa:
1 – Campo dos Goytacazes (RJ)
2 – Guarulhos (SP)
3 – Campinas (SP)
4 – Osasco (SP)
5 – Santos (SP)
6 – São Bernardo do Campo (SP)
7 – Barueri (SP)
8 – Betim (MG)
9 – São José dos Campos (SP)
10 – Duque de Caxias (RJ)
11 – Jundiaí (SP)
12 – Uberlândia (MG)
13 – Contagem (MG)
14 – Ribeirão Preto (SP)
15 – Itajaí (SC)
Neste comentário quero demonstrar minha satisfação de ler que ITAJAI classificou-se bem das cidades importantes do País. Porém não entendo quando leio a dificuldade financeira do município no cumprimento de seus compromissos, bem como o abandono de nossa
querida cidade por parte dos administradores, quando falo na conservação, projetos de
embelezamentos das ruas e calçadas, incluindo todas com ciclovias, passeios de pedestres, etc…etc….Como nós simples pagadores de impostos vamos entender ?
ANIRTO, EU TE EXPLICO: Há uma enorme distorção no enfoque que as diversas administrações de nossa Região empregam. Olha no Mapa do Brasil e mais no do nosso estado e tu vai ver que a Região de Itajaí é o que eu chamo de A GRANDE ESQUINA DE SANTA CATARINA, uma das maiores do Brasil e com consequencias internacinais. Aqui existe a Industria da Pesca, os Portos de carga descarga, uma grande concentração de produção nos arredores e é bem aqui que se cruzam o Eixo Sul/Norte da BR101 e o Eixo Oeste/Leste da importação exportação das mais variadas regiões de nosso estado além do Paraguai, outros estados etc . . . . Acontece que as nossas administrações tratam os problemas e vantagens advindas com ações meramente municipais, Itajaí é um municipio, mas o nosso transito nao é municipal e de resto todas as nossas demandas nao sao municipais, a estrutura administrativa tende a ser municipal mas as demandas todas, de creche, segurança etc transcendem a esta dimensão. Itajai só terá principios de solução a partir do momento em que for entendida e praticada como uma Região, mas me parece haver carencia humana para este exercício haja vista que com todas esta importancia nao fizemos sequer um deputado estadual . . . . Veja bem a dimensão da coisa, neste exato momento em alguma sala de diretoria de algum lugar do Brasil alguem assina um documento e imediatamente estabelece uma sede ou filial de empresa em Itajai, imediatamente surgem 40 carros novos no transito, necessidade de moradias, vagas em creches etc . . . assim, de uma hora pra outra, com uma simples assinatura . . . alem do que suspeito que boa parte desta grana do municipio nao fica aqui, acho que é remetida para as sedes das empresas, ainda some a isto os provaveis desvios, mais uma adminstração sem muito sucesso eu tu vai começar a entender o porque das coisas . . .
“PIB de 45,1% bilhões”
Acho que o % saiu por enagno….
Este ranking não está correto, porque Itajaí está se utilizando para atingir este PIB das mercadorias que são descarregadas no porto de Navegantes, mas sofrem o desembaraço aduaneiro na Receita Federal que tem sede em Itajaí. Com certeza se Navegantes tivesse uma Agência da Receita Federal Itajaí não estaria nesse posição.
Bom fico feliz de fazer parte dessa conquista que Itajaí continue crescendo mais e mais isso e fruto de muito trabalho e dedicação de todos que fazem parte desse município que ainda e desconhecido por muito Itajaí trás em seu currículo lindas praias diversos pontos turístico tanto em arquitetura ou em belezas naturais ótima e rica gastronomia e um povo receptivo sincero e leal fico muito mais muito orgulhoso de ser um Itajaiense Parabéns Itajaí