Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Ranking da revista Exame coloca Itajaí entre as cidades mais importantes para a economia do país

17 de dezembro de 2014 5
Foto: Lucas Correia/Especial/Arquivo

Foto: Lucas Correia/Especial/Arquivo

 

A revista Exame publicou uma lista com as não-capitais mais importantes para a economia do país. Itajaí está em 15º lugar e é a única cidade do Sul do país no ranking.

A listagem foi produzida por João Pedro Caleiro, editor do canal de Economia da revista, e traz em 1º lugar o município de Campos dos Goytacazes (RJ), que tem PIB de 45,1% bilhões e participação de 1,03% na economia nacional. É seguida por Guarulhos (SP) _ dos 15 municípios da lista, nove são do Estado de São Paulo.

De acordo com dados divulgados pelo IBGE na semana passada Itajaí tem PIB de 19,7 bilhões e participação de 0,45% no PIB do país.

Veja a lista completa:

1 – Campo dos Goytacazes (RJ)

2 – Guarulhos (SP)

3 – Campinas (SP)

4 – Osasco (SP)

5 – Santos (SP)

6 – São Bernardo do Campo (SP)

7 – Barueri (SP)

8 – Betim (MG)

9 – São José dos Campos (SP)

10 – Duque de Caxias (RJ)

11 – Jundiaí (SP)

12 – Uberlândia (MG)

13 – Contagem (MG)

14 – Ribeirão Preto (SP)

15 – Itajaí (SC)

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (5)

  • ANIRTO ERNESTO DA SILVA diz: 17 de dezembro de 2014

    Neste comentário quero demonstrar minha satisfação de ler que ITAJAI classificou-se bem das cidades importantes do País. Porém não entendo quando leio a dificuldade financeira do município no cumprimento de seus compromissos, bem como o abandono de nossa
    querida cidade por parte dos administradores, quando falo na conservação, projetos de
    embelezamentos das ruas e calçadas, incluindo todas com ciclovias, passeios de pedestres, etc…etc….Como nós simples pagadores de impostos vamos entender ?

  • Edson diz: 17 de dezembro de 2014

    ANIRTO, EU TE EXPLICO: Há uma enorme distorção no enfoque que as diversas administrações de nossa Região empregam. Olha no Mapa do Brasil e mais no do nosso estado e tu vai ver que a Região de Itajaí é o que eu chamo de A GRANDE ESQUINA DE SANTA CATARINA, uma das maiores do Brasil e com consequencias internacinais. Aqui existe a Industria da Pesca, os Portos de carga descarga, uma grande concentração de produção nos arredores e é bem aqui que se cruzam o Eixo Sul/Norte da BR101 e o Eixo Oeste/Leste da importação exportação das mais variadas regiões de nosso estado além do Paraguai, outros estados etc . . . . Acontece que as nossas administrações tratam os problemas e vantagens advindas com ações meramente municipais, Itajaí é um municipio, mas o nosso transito nao é municipal e de resto todas as nossas demandas nao sao municipais, a estrutura administrativa tende a ser municipal mas as demandas todas, de creche, segurança etc transcendem a esta dimensão. Itajai só terá principios de solução a partir do momento em que for entendida e praticada como uma Região, mas me parece haver carencia humana para este exercício haja vista que com todas esta importancia nao fizemos sequer um deputado estadual . . . . Veja bem a dimensão da coisa, neste exato momento em alguma sala de diretoria de algum lugar do Brasil alguem assina um documento e imediatamente estabelece uma sede ou filial de empresa em Itajai, imediatamente surgem 40 carros novos no transito, necessidade de moradias, vagas em creches etc . . . assim, de uma hora pra outra, com uma simples assinatura . . . alem do que suspeito que boa parte desta grana do municipio nao fica aqui, acho que é remetida para as sedes das empresas, ainda some a isto os provaveis desvios, mais uma adminstração sem muito sucesso eu tu vai começar a entender o porque das coisas . . .

  • Vitor diz: 17 de dezembro de 2014

    “PIB de 45,1% bilhões”

    Acho que o % saiu por enagno….

  • Carlos althyr Pivatto diz: 17 de dezembro de 2014

    Este ranking não está correto, porque Itajaí está se utilizando para atingir este PIB das mercadorias que são descarregadas no porto de Navegantes, mas sofrem o desembaraço aduaneiro na Receita Federal que tem sede em Itajaí. Com certeza se Navegantes tivesse uma Agência da Receita Federal Itajaí não estaria nesse posição.

  • Douglas Esser Franco diz: 18 de dezembro de 2014

    Bom fico feliz de fazer parte dessa conquista que Itajaí continue crescendo mais e mais isso e fruto de muito trabalho e dedicação de todos que fazem parte desse município que ainda e desconhecido por muito Itajaí trás em seu currículo lindas praias diversos pontos turístico tanto em arquitetura ou em belezas naturais ótima e rica gastronomia e um povo receptivo sincero e leal fico muito mais muito orgulhoso de ser um Itajaiense Parabéns Itajaí

Envie seu Comentário