Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

As últimas casas da Atlântica

27 de dezembro de 2014 2
Foto: Marcos Porto/Agência RBS

Foto: Marcos Porto/Agência RBS

Elas são apenas seis em quase seis quilômetros de orla. Apertadas entre uma imensidão de edifícios, as últimas casas da Avenida Atlântica materializam lembranças, ainda em pé, de uma Balneário Camboriú muito diferente. Com beira-mar em chão batido e lagartos na vizinhança.

Com o passar do tempo e o aumento exorbitante no preço dos terrenos, elas foram ficando cada vez mais raras. Até recentemente eram sete, mas uma delas, que pertenceu à família Tedesco, foi derrubada para dar lugar a mais um edifício. Outra está cercada por tapumes.

A maioria dos donos é obrigada a exercitar a retórica para resistir aos apelos – e ofertas polpudas – da construção civil. São resistentes, já que enfrentam o barulho e o modo de vida de uma avenida transformada. Rebeldes, talvez? O fato é que as remanescentes da Avenida Atlântica também são responsáveis pelo charme da mais conhecida via de Balneário.

As mais antigas já viraram ponto de visitação. Agora, durante a temporada, é comum ver turistas fotografando as casas que resistem à sombra dos imensos arranha-céus.

Com exceção de uma residência na Barra Sul, construída recentemente, as demais são antigas, com ar retrô. Deveriam ser consideradas patrimônio da cidade, resquícios de uma Balneário ainda distante da megalomania, de um tempo que ficou para trás.

Veja as fotos das outras cinco casas da avenida. As imagens são do Marcos Porto: 

.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (2)

  • Adolfo diz: 27 de dezembro de 2014

    Eu sei que existe uma grande pressão imobiliária para que seja desocupadas mas, essas casas fazem parte do patrimônio histórico de BC, e deveriam ser preservados mostrando aos Visitantes o que ainda Resta das moradias do início ou um pouco depois, de BC,meu sonho de vida seria um dia comprar uma residência ai nessa região, mas um dia quem sabe.

  • joao andre empinotti diz: 28 de dezembro de 2014

    eu acho que tem mais casas vou refrescar a tua memoria ja que tu é nova em bal camboriu a casa de jango atualmente é um restaurante;faz o trageto da av novamente.

Envie seu Comentário