Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Manifestantes jogam fogos de artifício contra sede do Cepsul em Itajaí e atingem navio de pesquisa

05 de janeiro de 2015 14
Fotos; Marcos Porto

Fotos; Marcos Porto

 

Participantes do protesto que reuniu representantes dos sindicatos dos pescadores e da indústria da pesca  direcionaram fogos de artifício contra a sede do Centro de Pesquisa e Extensão Pesqueiras do Sul (Cepsul), ligado ao Instituto Chico Mendes (ICM-Bio) e ao Ministério do Meio Ambiente, que fica à margem do Itajaí-açu.

O atentado atingiu diretamente o navio Soloncy Moura, um dos dois únicos navios especializados em pesquisa de pesca a circularem na costa brasileira. Dois fogos atingiram o convés do navio e outro o casco. Houve ainda danos em um dos canos de abastecimento da embarcação.

A direção do Cepsul pediu que os Bombeiros ficassem de sobreaviso porque há espécimes conservados em formol no interior do navio, e havia risco de explosão.

O caso ficou sob responsabilidade da Polícia Federal, que esteve no local logo após o ocorrido.

 

 

 

Os pescadores e armadores protestam contra a nova lista de espécies em extinção divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente que inclui, entre outros, tubarões e garoupas. A pesca dos animais em risco passa a ser proibida em 180 dias.

A listagem foi produzida com base em levantamentos apresentados por mais de 1,3 mil pesquisadores de todo o país, e reúnem dados dos últimos quatro anos.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (14)

  • Jose marcos p. castellain diz: 5 de janeiro de 2015

    Depredação do patrimônio público,a Policia federal tem a obrigação de fazer cumpri a Lei.

  • Thom diz: 5 de janeiro de 2015

    Acho que não entendi a noticia.
    Eles estão protestando para poder pescar espécies ameaçadas de extinção? Espécies que correm risco de desaparecer? E agredindo a ONGs que faz o trabalho de preservação e pesquisa? Não pode ser, estamos caminhando para o caos mesmo.

  • Rodrigo diz: 5 de janeiro de 2015

    Não sou muito contrário ao que estão fazendo !
    MMA está prejudicando os pescadores e fazendo o que essas porcarias de ONG’s querem, sem ao menos apresentarem estudos. GOVERNO FEDERAL é uma FRAUDE

  • Paulo Luiz diz: 5 de janeiro de 2015

    A esquerda está se infiltrando em SC por meios de sindicatos porque pelas urnas sabem que jamais chegarão a lugar algum.
    Isto aí é apenas uma das estrategias para levar o Brasil ao caos….Brasil já era como país… O que impera agora é a Unasul nos moldes da URSS…

    LIBERDADE NO BRASIL JÁ ERA

  • Stefanie diz: 5 de janeiro de 2015

    Já passaram dos limites mesmo, só podem ser os eleitores da Dilma que estão agindo! Rumo ao fundo do poço! Ameaçando espécies livres e se acham na razão? Eu não achei outra palavra pra me expressar além de “Vergonha”.

  • Júnior diz: 5 de janeiro de 2015

    O governo decretou o fim da captura das especies citadas na portaria sem um embasamento tecnico, pelo menos nao demonstra os estudos ao um corpo tecnico independente. Por isso a manifestação é legítima e quem crítica esta totalmente por fora da realidade defendendo essas ongs fajuntas. Antes de abrir a boca pra falsr m…, va se informar primeiro.

  • Gancheiro diz: 5 de janeiro de 2015

    Stefanie e Thom voces não sabem o que esta se passando e muito menos o que o pescador passa em alto mar…!!! Extinção coisa nenhuma de onde que de uma hora para outra 475 especies de peixes esta sendo ameaçada ?? Faça-me o favor, a culpa disso tudo é desse governo medíocre que não sabe administrar um país desse porte com uma capacidade imensa de produzir e exportar alimentos dessa área !! Façam o seguinte vão para alto mar e tentem sustentar suas família desse jeito trabalhando na atividade pesqueira, vão e vejam. Aposto que se eu colocar 2 especies de peixes nas frente de vcs não coseguirão me dizer o nome e a região de onde é pescada, assim são os ministros de pesca que são ecolhidos por DILMA não sabe nem diferenciar um barco de arrastão de uma traineira. Parem de falar besteiras no que vocês são leigos, por isso que um país como o Brasil nunca vai andar para frente, por pessoas como vocês que olham para coisas que não influenciam nada para vcs, só querem ver o mal dos outros. Mas o desafio ta lançado quero ver vcs passarem só 1 dia em alto mar depois voces vem aqui e comentem !

  • Eduardo Pelopes diz: 6 de janeiro de 2015

    Como pode peixe vivo viver fora d agua fria? Governantes incompetentes…

  • Thom diz: 6 de janeiro de 2015

    Gancheiro, entendo perfeitamente seu recado e pode ter certeza que valorizo e reconheço muito o trabalho de todos pescadores, pela importância da profissão e também por todos os riscos e dificuldades enfrentada no mar e na indústria da pesca, mas meu questionamento e indignação não se referente a isso, o que me deixou encucado, foi o fato de quererem continuar a pesca de espécies ameaçadas de extinção, talvez me falte informação a respeito do assunto, mas é isso que a impressa está noticiando em todos os sites e jornais, que estão protestando pelo direito de pescar espécies ameaçadas de extinção.
    Quando você falou no seu comentário, que as pessoas olham para coisas que não influenciam nada para leigos, acredito que a degradação do meio ambiente tem importância para todo mundo e não só para algumas classes.
    Só queria deixar claro isso, que não estou contra a classe, apenas contra esse protesto e a favor do meio ambiente.

  • Stefany diz: 6 de janeiro de 2015

    Tenho a mesma opinião que a sua Thom, este protesto é ridículo e está afetando o direito de ir e vir de muitas pessoas… já ta virando bagunça!!!

    E sim, é possível ter tantas especies assim em extinção!

  • Zezinho da Maré diz: 6 de janeiro de 2015

    Sou pesquisador aposentado do Ibama, desenvolvi e escrevi 23 trabalhos de pesquisas marinhas, sendo alguns deles inéditos que nenhuma instituição ou técnico tenha executado. A história se repete de forma maquiavélica e perversa. Vamos citar apenas aqueles marcos referenciais da pesca comercial: 1) no início da década de 70, a frota sardinheira capturou 123 mil toneladas de sardinha, sendo que 50% foi “jogada” na fábrica de farinha de peixe para produzir ração para porcos; 2) no final desta década, a frota de arrasto de camarão destruiu 20 milhões de quilos de vieiras (Pecten ziczac), extinguindo esta espécie comercialmente; 3) na década de 80 esta mesma frota destruiu os bancos de pitu (Metanephrops rubellus); conforme documentos técnicos publicados no Cepsul. E, finalmente, nas duas últimas décadas, a extração desordenada de aleta (galha) de tubarões, inclusive soltando-os sem esse norte biológico. Afinal, o mar é só dos armadores e industriais da pesca ou se trata de patrimônio da humanidade e de todos os brasileiros. A hipertrofia do discurso tem que dar lugar a sustentabilidade ambiental com equilíbrio ecológico de todos os organismos marinhos.

  • SOS NATUREZA diz: 6 de janeiro de 2015

    Zezinho da Maré… tambem trabalho no ICMBio e agradeço pelas suas informações. Assim, os leigos ficarão sabendo o porque de tanta indignação com relação a esse protesto.
    Junior, o ICMBIO NÃO É UMA ONG.. é um orgao federal ligado ao Ministério do Meio Ambiente e esses especialistas que fizeram a lista de especies em extinção são de vários orgaos e entidades ligadas ao meio ambiente. Acredito que quem tem que se informar melhor antes de fazer qualquer comentário não são os outros…e sim voce…

    Trabalho diretamente com a manutenção desse navio de pesquisa.. e fico triste em saber o que aconteceu com ele.. é patrimonio nosso.. do povo brasileiro.
    Se o protesto é legitimo, que o façam sem destruir o patrimonio publico.

  • Juliana Foltz diz: 7 de janeiro de 2015

    Se eu não estou equivocada hoje só existe 10% de peixes marinhos em relação a década de 70. Mas o que não pode é impedir a pesca pq o que cai na rede é peixe enquanto não há guarda costeira eficiente e os grandes exploradores do nosso litoral são provenientes de países asiáticos que não pagam impostos e não respeitam nenhuma espécie.

  • israel diz: 8 de janeiro de 2015

    DEsculpe-me, mas como tem gente jegue que comenta sem está pro dentro do assunto, ou que não compreende direito o que lê. Como pode ser manifestações em favor do governo petista se protestaram justamente contra uma Portaria do Ministério do Meio-Ambiente do governo petista? Então deixa vê se entendi, o protesto eram de governistas contra uma medida do próprio governo que eles apoiam? Que coisa mais incoerente… kkkkkkkk

Envie seu Comentário