Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 10 janeiro 2015

Estrangeiros e a TPA: no fundo, paga quem quer

10 de janeiro de 2015 2

O sistema de cobrança da Taxa de Preservação Ambiental de Bombinhas (TPA) para estrangeiros vai depender da boa vontade dos hermanos. Como a prefeitura não conseguiu incluir o envio dos boletos de pagamento no sistema do Detran, que recentemente passou a entregar multas nos países do Mercosul, só sobraram para os visitantes internacionais as opções de pagamento adiantado ou in loco. Nada de pagar depois.

Para garantir a arrecadação, funcionários da prefeitura abordam os carros estrangeiros na entrada da cidade. Mas só em horário comercial. Também interceptarão os veículos que estiverem circulando – mas, de fato, quem não quiser pode deixar de pagar.
Vamos esperar que os turistas internacionais não se valham do famoso jeitinho brasileiro.

Terminal de Cordeiros entra em operação na segunda-feira

10 de janeiro de 2015 2

Após quase nove anos do início das obras, a novela da integração do transporte coletivo de Itajaí se aproxima do final. A partir de segunda-feira o terminal que ainda faltava, no Cordeiros, começa a operar.

A estrutura estava pronta desde o fim de dezembro mas a Codetran decidiu deixar as mudanças nas ruas próximas do local para janeiro, em função do baixo efetivo de agentes de trânsito no recesso.

Dado o start, duas sinaleiras vão facilitar o fluxo dos ônibus e duas ruas no entorno do terminal passarão a ser mão única. A Rua Silvestre Moser passará a ter sentido único da Reinaldo Schmithausen em direção à Murta, enquanto a Rua Romualdo Manoel Fagundes será sentido único apenas da Rua Zulmira Leopoldina Machado até a Avenida Reinaldo Schmithausen.

A integração do terminal, porém, só deve ocorrer uma semana depois. A alteração das linhas na cidade será gradativa e estará concluída em seis meses.

Depois de terminada a efetivação o usuário poderá circular pelos bairros de Itajaí pagando apenas uma passagem. O gerente operacional da Coletivo, Marco Littig, explica que inicialmente os ônibus vão parar no terminal do Cordeiros. Na segunda etapa de implantação o passageiro vai descer no terminal e pegar outro ônibus para o Centro, por exemplo.

Dois pontos de ônibus próximos ao terminal, na Reinaldo Schmithausen, também serão retirados. (Colaborou Maikeli Alves)

Navio de cruzeiro que ficou retido no píer turístico de Itajaí volta à cidade esta semana

10 de janeiro de 2015 3

protesto5

O navio Empress, que passou mais de 24 horas retido no píer turístico de Itajaí na semana passada, durante o protesto dos pescadores,volta a atracar na cidade segunda-feira.Será a terceira de 10 escaladas do transatlântico programadas por aqui nesta temporada.

Ao todo, 569 passageiros deverão embarcar e 597 desembarcar do navio pela manhã. O transatlântico parte às 17h.

Traumática

A expectativa é por uma passagem menos traumática por Itajaí. A retenção no píer turístico causada pelo fechamento do canal do Itajaí-açu pelos pescadores, fez a empresa mudar a rota do navio, que teria escalas no Uruguai e na Argentina _ o que provocou protestos.

A Polícia Federal chegou a ser chamada na noite de terça-feira para conter os ânimos de passageiros e tripulantes. Ao todo, 50 passageiros desceram do navio pouco antes de a embarcação deixar Itajaí e desistiram de seguir com o cruzeiro.

Um encontro entre a Secretaria de Turismo de Itajaí e representantes da empresa Pullmantur, que opera o Empress no Brasil, estava marcado para o fim da semana mas não ocorreu. Deverá ser transferido para os próximos dias.

A Secretaria de Turismo quer garantir que não terá a imagem afetada pelo fechamento do Itajaí-açu.

Atentado na França: Velejador francês que disputa a Volvo Ocean Race envia mensagem de solidariedade direto do Mar Árabe

10 de janeiro de 2015 0
Foto: Sam Greenfield, Dongfeng Team, Divulgação

Foto: Sam Greenfield, Dongfeng Team, Divulgação

 

Velejadores que disputam a Volvo Ocean Race manifestaram solidariedade às famílias das vítimas do atentado que atingiu a França esta semana. Francês, o velejad0r Charles Caudrelier, comandante do barco Dongfeng, enviou uma mensagem direto do Mar Árabe, onde estão os seis barcos que disputam a regata, no percurso entre Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e Sanya, na China.

“Meu nome é Charles, às vezes eu sou chamado Charlot, mas hoje eu sou Charlie. Pela segunda vez tenho que acompanhar do mar as notícias de um ataque terrorista. A primeira vez foi no 11 de setembro de 2001.

A bordo de um barco de regata não temos muitas notícias do mundo, não temos acesso à Internet, TV ou rádio. Estamos longe do que se passa. Sobre os atos insanos que ocorreram em Paris durante a semana, eu realmente não sei o que pensar. Desde o início dos tempos, temos relatos de gente matando em nome de Deus ou de uma religião.

Se Deus existe, deve estar orgulhoso por ter criado a maraviha de planeta que vivemos, mas também envergonhado de nós seres humanos, incapazes de viver juntos num mesmo lugar”.

Os barcos da Volvo Ocean Race são equipados com alta tecnologia via-satélite para que o mundo acompanhe de perto a ação das equipes. No entanto, a comunicação dos atletas com a terra é restrita para evitar que um time tenha vantagem e informações privilegiadas.

O Dongfeng, de Charles Caudrelier, lidera provisoriamente a perna três, seguido por Team Brunel, Abu Dhabi, Team Alvimedica, MAPFRE e Team SCA.