Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 12 janeiro 2015

Sensação de calor chega a 43ºC em Itajaí nesta segunda-feira

12 de janeiro de 2015 3
Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

 

Que a semana começou com um calor impressionante, você certamente já percebeu. Mas a sensação de calor está ultrapassando os limites do suportável neste verão.

De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, a culpa é da umidade do ar mais elevada, que traz um calor maior do que o termômetro é capaz de quantificar. Em Itajaí, ao meio-dia, os termômetros marcavam 33ºC e a sensação de calor chegava a 43ºC.

Puchalski alerta que a tendência durante a tarde é de elevação da temperatura, por isto a recomendação é ingerir muita água e evitar exercícios físicos prolongados.

 

Veja a temperatura pelo Estado ao meio-dia:

 

CIDADE TEMPERATURA SENSAÇÃO DE CALOR
Florianópolis 35ºC 42ºC
Urussanga 33ºC 43ºC
Araranguá 32ºC 40ºC
Itajaí 33ºC 43ºC
Indaial 32ºC 42ºC
Itapoá 33ºC 43ºC

Dados das estações do Inmet e informação da Central RBS de Meteorologia

Blumenau, Joinville e Florianópolis estão entre as melhores cidades grandes do país

12 de janeiro de 2015 26

Um levantamento feito pela consultoria Delta Economics & Finance/América Economia e publicado pela revista Exame coloca três municípios catarinenses entre as 50 melhores cidades grandes do país. Blumenau, Florianópolis e Joinville aparecem na frente.

Destaque para Blumenau, 1ª colocada no Estado e 4ª no Brasil.

A pesquisa levou em conta fatores como o desenvolvimento, plano diretor, legislação, políticas públicas, expectativa de vida, desigualdade de renda, acesso a água e esgoto, serviços públicos de saúde e educação, número de assassinatos e acesso a banda larga.

Os municípios receberam notas de acordo com cada um dos quesitos, que tiveram pesos diferentes (governança, que inclui plano diretor e legislação, teve um dos maiores pesos).

De acordo com o levantamento a melhor cidade grande do país é Santos, no Litoral de São Paulo, que recebeu nota 56,13. Blumenau, em 4º lugar, somou 54,18. Florianópolis é a 11ª e teve 52,51. Já Joinville ficou com 46,53 _ o 34º lugar.

Sem gaivotas

12 de janeiro de 2015 17
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

 

A iluminação do píer de Canto Grande, em Bombinhas, foi substituída por esta, coberta por pequenos espetos. Segundo a Mercolux, empresa que efetuou a troca, a estrutura serve para “proteger” o píer das gaivotas, cujos dejetos corroem os equipamentos. Os bichinhos não se aproximam quando percebem obstáculos.

A sugestão da foto foi da jornalista e leitora Bárbara Bianchi, que passa os verões em Bombinhas e, diante da recente cobrança da Taxa de Preservação Ambiental, acha a medida contraditória. Pois é.

Só por Deus

12 de janeiro de 2015 0

Em Camboriú o prefeito em exercício, Zé Branco, declarou na semana passada em reunião com representantes da comunidade que “graças a Deus” a falta de água na cidade estava “praticamente normalizada”.
A julgar pela inércia da prefeitura, o poder público estava mesmo esperando intervenção divina.

Para não perder a direção em Itapema

12 de janeiro de 2015 1
Foto: Fernanda Ribas

Foto: Fernanda Ribas

 

Esta curiosa placa a bike repórter do Santa, Fernanda Ribas, fotografou no fim da praia em Itapema, bem pertinho do Rio Perequê. Faz parte da decoração de um bar e, em meio a indicações surreais, mostra, com direito a setas, onde estão as celebridades que moram ou passam férias na cidade.

Por falar nisso, o projeto Bike Repórter, que acabou de estrear, é um jeito bacana de ver lugares já bem conhecidos por um ângulo diferente. Escalada para cobrir as praias da nossa região, de Penha a Bombinhas, Fernanda, que também abastece  o blog Viajar eu Preciso promete muitas histórias no decorrer das próximas semanas.

Redenção

12 de janeiro de 2015 2

Dá gosto de ver a movimentação das praias de Itajaí neste verão. Há muito ofuscada pela vizinha Balneário Camboriú, Itajaí voltou a atrair a atenção dos turistas, que fazem fila em direção ao mar todo fim de semana.

É o momento certo para a prefeitura repensar o turismo. É preciso profissionalizar os atrativos, qualificar restaurantes e comércio. Há muito a oferecer.

Novo comando

12 de janeiro de 2015 0

Claudio Souza é o novo presidente da Fundação de Turismo de Porto Belo. Ex-secretário de Turismo de Bombinhas, atual presidente do Conselho Regional de Turismo e da Instância de Governança Regional de Turismo (Convemar), Claudio assume num momento crucial: terá pela frente os desafios da atração de cruzeiros para a cidade, que vem perdendo mais escalas a cada temporada.

Faltam táxis em Balneário Camboriú

12 de janeiro de 2015 2

A falta de táxis em Balneário Camboriú tem sido reclamação recorrente entre os turistas. Com 72 carros circulando, a frota não tem dado conta de atender à demanda que cresceu vertiginosamente nos últimos anos. Na rodoviária, por exemplo, o tempo médio de espera por um táxi é de 40 minutos.

A associação dos taxistas já pediu à prefeitura para aumentar o número de concessões. O ideal seriam cem carros, de acordo com o presidente, Esmael Rosa, além de novos pontos em locais como o Hospital Ruth Cardoso e a Barra Sul. O município já adiantou que logo após a temporada fará estudos técnicos para avaliar a solicitação.

O problema é que a cidade não tem turismo o ano todo, por isso um aumento significativo no número de táxis seria inviável. O leitor Sérgio Jacinto, que tem apartamento na cidade, recentemente enviou à prefeitura sugestão para que o município cadastrasse taxistas de cidades vizinhas para prestar serviço em Balneário somente durante a temporada.
A solução, que já é usada em outras cidades turísticas do país, como Recife, esbarra na pressão dos taxistas de Balneário, que são contrários à mudança. A pedido deles, o município aprovou lei que proíbe que taxistas de fora peguem passageiros. Ainda assim, eles reclamam que o serviço “forasteiro” continua acontecendo.

Sobrou para prefeito Piriquito uma equação difícil de lidar. Ou os taxistas permitem a circulação dos táxis de fora durante a temporada, ou a cidade encara a insatisfação de seu principal cliente, o turista. Alguém quer apostar as fichas em um dos lados o duelo?

Falando nisso

Duas experiências recentes que tive com taxistas de Balneário Camboriú me fazem pensar que é preciso qualificar o serviço com urgência. Tive o azar de pegar “carona” com um motorista que mal conhecia a cidade e com outro que falou o tempo todo no celular (ao volante!). Sem contar no estado lastimável dos carros.
O preço da corrida foi caro e o transporte, bem meia-boca.

Navio Empress chega a Itajaí

12 de janeiro de 2015 1
Foto; Dagmara Spautz

Foto; Dagmara Spautz

 

O navio de cruzeiros Empress atracou na manhã desta segunda-feira no píer turístico de Itajaí. É a primeira vez que o transatlântico passa pela cidade após ter ficado retido por mais de 24 horas no píer turístico entre os dias 5 e 6 de janeiro, quando o protesto dos pescadores contra a lista de espécies ameaçadas de extinção trancou o canal do Itajaí-açu.

Segundo informou a Secretaria de Turismo de Itajaí, 569 passageiros deverão embarcar e 597 deixarão o transatlântico,  que tem partida prevista para 17h.

Na última passagem por Itajaí, o atraso fez com que a empresa Pullmantur, operadora do navio, alterasse a rota do cruzeiro _ o que provocou reclamações e virou caso de polícia. Antes da partida, 50 passageiros que não aceitaram a mudança após um dia de retenção no porto deixaram a embarcação.