Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Blumenau, Joinville e Florianópolis estão entre as melhores cidades grandes do país

12 de janeiro de 2015 26

Um levantamento feito pela consultoria Delta Economics & Finance/América Economia e publicado pela revista Exame coloca três municípios catarinenses entre as 50 melhores cidades grandes do país. Blumenau, Florianópolis e Joinville aparecem na frente.

Destaque para Blumenau, 1ª colocada no Estado e 4ª no Brasil.

A pesquisa levou em conta fatores como o desenvolvimento, plano diretor, legislação, políticas públicas, expectativa de vida, desigualdade de renda, acesso a água e esgoto, serviços públicos de saúde e educação, número de assassinatos e acesso a banda larga.

Os municípios receberam notas de acordo com cada um dos quesitos, que tiveram pesos diferentes (governança, que inclui plano diretor e legislação, teve um dos maiores pesos).

De acordo com o levantamento a melhor cidade grande do país é Santos, no Litoral de São Paulo, que recebeu nota 56,13. Blumenau, em 4º lugar, somou 54,18. Florianópolis é a 11ª e teve 52,51. Já Joinville ficou com 46,53 _ o 34º lugar.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (26)

  • rosana diz: 12 de janeiro de 2015

    Faltou colocar um link para acessarmos a pesquisa e saber maiores informações.

  • Sidney João da Silva diz: 12 de janeiro de 2015

    Blumenau é exemplo de organização, segurança, saúde e educação. Florianópolis está deixando a desejar, principalmente nas praias. Todas elas estão com índice de poluição altíssimo. Canasvieiras e Ingleses estão se degradando e a Prefeitura não faz nada. Quando os turistas descobrir Celso Ramos irão abandonar a Ilha. A inda há tempo Prefeito !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Lucas diz: 12 de janeiro de 2015
  • Everson diz: 12 de janeiro de 2015

    Reportagem e lista de todas as cidades avaliadas no link abaixo:

    http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-melhores-entre-as-100-maiores-cidades-do-brasil#1

  • Rafael diz: 12 de janeiro de 2015

    Reportagem bem feita, quais os critérios ??? moro em Blumenau e se aqui é a melhor tenho pena das outras, pois aqui é um lixo.

  • SILVIO PORCHAT diz: 12 de janeiro de 2015

    Só rindo dessa pesquisa…
    Achar que Santos – SP é a melhor cidade do BRASIL me coloca a considerar que o país é muito ruim ou alguém pagou muito por esse resultado… só pode ser piada…

  • Léo diz: 12 de janeiro de 2015

    Santos a 1ª é piada, morei lá não fica com certeza nem entre as 50 nestes quesitos da pesquisa. Acho que a pesquisa apenas se baseou no PIB como sempre neste país quantitativo oque importa é o PIB. Então senhor pesquisa refaça a pesquisa, pois eu morei lá e agora moro em Blumenau e falo com propriedade, se Santos é a primeira é uma ofensa para as outras….

  • Clovis José Bucher diz: 12 de janeiro de 2015

    Boa tarde

    Para ver como esta o nível das cidades em nosso pais atrasado, este tipo de pesquisa só faz trazer pessoas de outros estados que chegando aqui vão se decepcionar , pois nossa cidade regride a cada ano !!!

  • naldo diz: 12 de janeiro de 2015

    Corrigindo: Não seria entre as cidades MÉDIAS? Não dá para comparar cidades grandes, com mais de 1 milhão de habitantes, com gestões de cidades médias e pequenas!!

  • Raul Felipe diz: 12 de janeiro de 2015

    Ótimo esse tipo de pesquisa! Assim mais Haitianos vem pra cá achando que é o paraíso..

  • Weimar Donini diz: 12 de janeiro de 2015

    Pela leitura da matéria e pelo óbvio, a imobilidade urbana não foi considerada na pesquisa, é claro!

  • carlos diz: 12 de janeiro de 2015

    Poderiam ao menos ter mencionado as dez primeiras.

  • Lauri diz: 12 de janeiro de 2015

    Ue nao era itajai e balneário as melhores de sc do Brasil e quiçá do mundo??

  • Lauri diz: 12 de janeiro de 2015

    Ue nao era itajai e balneário as melhores de sc do Brasil e quiçá do mundo?? Ora ora a velha Blumenau !! Tão desprezadas nos ultimos anos pelas suas cidades parceiras do estado e por nossa capital!!

  • du diz: 12 de janeiro de 2015

    claro,Blumenau uma cidade grande,entre as melhores,ela é a melhor do mundo hahahhaahuhauhuhauahuahauhau

  • bebo diz: 12 de janeiro de 2015

    eligen blumenau porque es una ciudad alemana, dan lastima,esta lleno de nazis ahi

  • bebo diz: 12 de janeiro de 2015

    que asco!!! eligen blumenau porque es una ciudad alemana, dan lastima,esta lleno de nazis ahi

  • luiz carlos parracho diz: 12 de janeiro de 2015

    É incrível como estas pesquisas revelam sempre ao contrário , façamos uma pesquisa aqui em FLORIANÓPOLIS, em cada bairro com algumas perguntas” TIPO ASSIM :”
    Você está contente com OS SERVIÇOS PÚBLICOS , MUNICIPAL, ESTADUAL, entre eles : SEGURANÇA, MOBILIDADE URBANA, FORNECIMENTO DE ÁGUA, RECOLHIMENTO DE LIXO , ESCOLAS PÚBLICAS, PREÇOS. TRANSITO.

  • carlos r diz: 12 de janeiro de 2015

    Se Blumenau, que disso não tem desenvolvimento nem plano diretor nem legislação nem políticas públicas e acesso a água e esgoto meia boca ta em 4º. Imagina o resto do país!

  • Anderson Bianchini Padilha diz: 13 de janeiro de 2015

    Na realidade as coisas são diferentes, qualidade de vida é muito importante e Blumenau é uma cidade muito parada, acesso a cultura é muito fraco. No Brasil somos conhecidos como interior, o que somos realmente. Chega a ser piada chamar Blumenau de cidade grande, Transporte coletivo um serviço péssimo as pessoas chegam já sujas ao trabalho as ruas são cheias de remendos e buracos, é preciso ter muito dinheiro para sustentar as oficinas. Quem quiser diversão precisa ir para outra cidade, quem quer trabalho sim sempre vai ter uma loja do comércio que te paga um salário horrível. Fica claro pelo pesquisador que é uma visão econômica que não preza realmente a qualidade de vida.

  • Greyce Marione Machado diz: 13 de janeiro de 2015

    Acredito que existam alguns itens não avaliados nessa pesquisa, como por exemplo, a satisfação dos Blumenauenses com a prefeitura. Hà 4 meses existe um buraco na minha rua, ja foram feitas inúmeras ligações à prefeitura, e a informação é que o morador deve fazer o conserto! Buraco este que está desbarrancando e caindo em cima de uma casa. Moro em uma rua onde existe uma creche municipal, o fluxo de veículo é grande, e tudo que a prefeitura fez foi colocar dois cavaletes laranja ao redor do dito buraco, atrapalhando ainda mais o acesso.
    Grande prefeitura essa nossa, que só realiza as obras que são vistas a olhos “nus”.

  • Rodrigues diz: 13 de janeiro de 2015

    Fico feliz em morar aqui. No entanto, acesso a água tá bem complicado ultimamente. Quando que o SAMAE vai investir em novas soluções para o nosso conhecido problema de “Alta turbidez” da água”, que nos deixa sem abastecimento por dias até que se normalize? Isso é o maior paradoxo que eu já vi, faltar água enquanto chove.

  • Luiz diz: 13 de janeiro de 2015

    Joinville falta diminuir esses botecos de esquina,estão acabando com a segurança nos bairros. Muito trombadinha adulto por aí!!!c

  • Diogo diz: 14 de janeiro de 2015

    Moro em Recife e pretendo me mudar para Blumenau pois minha namorada é de lá. Conheço a cidade e vi alguns pontos positivos, além de outros negativos…
    O que vcs me aconselham? Em termos de oportunidades, vale a pena? Abraços

  • Curió diz: 18 de janeiro de 2015

    Aqui em Floripa o poste mija no cachorro. Contêineres nas praias acumulam o lixo fedendo por demais. Moscas, baratas, ratos, lagartos e fedor, fedor, fedor! Além de Canasvieiras que provocou uma reportagem da RBS, entre outras, hoje fui na Barra da Lagoa e estava lá, cheio até a boca, fedendo… daqueles grandões tipo três caçambadas. É o cúmulo e nunca se viu isso em Floripa. As aves de rapina deixaram a cidade virada num chapéu velho do avesso! Não funcionam sinaleiras, luzes da celesc acesas o dia inteiro em toda a ilha por causa dos sensores queimados. Dá até dó. Não é só água podre nas torneiras não… nada funciona na prefeitura nem no governo do estado. Para entrar na ilha traga escolta particular, o roubo é grande, assaltos, o diabo.E nos dias de semana a partir de amanhã a tardinha para tudo por causa do movimento Passe Livre. Uma tromenta só. Dia e noite! Barbaridade, nunca tínhamos visto isso antes por aqui. abraços

  • General Figueiredo ( psicografado ) diz: 18 de janeiro de 2015

    Abre essa porta! Abre essa porta! Abre essa porta! … subiu…

Envie seu Comentário