Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pesquisa traça perfil de turistas que visitam Bombinhas, Porto Belo e Navegantes

02 de fevereiro de 2015 2
Foto Marcos Porto/Agência RBS

Foto Marcos Porto/Agência RBS

A Costa Verde & Mar vai traçar o perfil dos turistas durante esta temporada em Bombinhas (foto), Porto Belo e Navegantes. Além de conhecer melhor os visitantes, a pesquisa avaliará atrativos, infraestrutura e serviços, como alimentação, sinalização e limpeza. O objetivo é usar o material para qualificar o atendimento e corresponder às expectativas dos frequentadores da região.

As entrevistas começaram dia 26 de dezembro em Bombinhas e Porto Belo e vão se estender até 20 de fevereiro. Navegantes vai receber a pesquisa apenas no período do Carnaval. Mais de 3 mil pessoas devem ser ouvidas nas três cidades. O consórcio – que organizou e desenvolveu a pesquisa – pretende concluir o trabalho em abril.

– Nós já tínhamos feito uma pesquisa em 2011 com a Univali, mas desta forma, com perguntas específicas para cada município, ainda não. O estudo vai nos munir de informações para agir e melhorar na próxima temporada – explica a assessora técnica da Costa Verde & Mar, Vivian Floriani.

Para serem entrevistados, os participantes devem ter pernoitado ao menos uma noite na região, independente do meio de hospedagem. A aplicação dos questionários está sendo feita por funcionários cedidos pelos municípios participantes. O estudo é experimental e no futuro deve ser estendido às demais cidades que integram o consórcio.

De olho na TPA

O questionário é dividido em três módulos – em Bombinhas (foto), há um quarto sobre a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), estacionamento e banheiros. O primeiro módulo verifica os dados básicos do turista, o segundo observa o perfil e o terceiro faz uma avaliação de uma série de itens, além de questionar se o visitante recomenda os atrativos da cidade. A pesquisa tem nível de confiança de 95%, com erro percentual de 3% para mais ou para menos.

Pegou?

A pesquisa verifica também se o nome Costa Verde & Mar – consórcio integrado por Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo – é compreendido pelo visitante da região. Dados de 2006 mostravam que 3% dos turistas conheciam o consórcio. Em 2012, o índice chegou a 20%. Para reforçar a percepção, o grupo tem investido em sinalização turística viária nestas 10 cidades.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (2)

  • Jorge diz: 3 de fevereiro de 2015

    Pesquisa sobre turista?? Pra quê??? A prefeitura não quer nenhum Turista por lá. Mais de 20 reais para entrar. É assalto. Vejam bem.. nas rodovias pagamos 1,80 reais pista dupla. E Bombinhas não tem agua, vias esburacadas, quer comer um pastel de areia da praia? Que tal um rodízio de poeira!!!. Tudo é precário. Se não fosse os proprietários de imóveis estaria um caos. Eu mesmo plantei coqueiros em vários pontos da cidade. Quem faz a preservação somos nos. Taxa de TPA é assalto, é tirar o direito de ir e vir. Diga não ao TPA.

  • Sam da Silva diz: 3 de fevereiro de 2015

    Em Bombinhas nossos turistas desapareceram… altura da temporada??? mais como novembro… e os turistas que estão aqui não são… gastar dinheiro é dias sombrios para Bombinhas…

Envie seu Comentário