Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Vândalos quebram vidros, destroem placas, lixeiras e orelhões após o Navegay

17 de fevereiro de 2015 17
Fotos: Marcos Porto

Fotos: Marcos Porto

Placas, janelas e portas de vidro quebrados, lixeiras e orelhões destruídos. Assim ficou a Beira-Mar de Navegantes após o fim do Navegay nesta segunda-feira. O rastro de destruição foi deixado por um grupo de vândalos que após a folia decidiu depredar patrimônio público e privado.

O Navegay começou às 14h e o último trio elétrico encerrou a festa pouco antes das 23h. O comandante da Polícia Militar em Navegantes, tenente-coronel Darci Antônio Varela Pereira, disse apenas que por volta das 19h as equipes já precisavam intervir para evitar brigas e confusões. A situação ficou mais crítica, porém, entre meia-noite e 1h, especialmente na Beira-Mar:

_ Tivemos casos de depredação durante a madrugada, a medida que as pessoas iam voltando para casa, muitos sob efeito de álcool.

Um policial que não quis se identificar contou, por telefone, que a confusão começou quando os soldados pediram para as pessoas dispersarem, para acabar a festa. Foi quando um grupo teria arremessado garrafas contra viaturas e PMs, que precisaram revidar com tiros de borracha e bombas de efeito moral _ o comandante não soube confirmar essas informações.

Nesta terça-feira pela manhã a reportagem encontrou quatro orelhões e duas lixeiras destruídas, quatro casas atingidas por pedradas, uma igreja com vidros quebrados, duas imobiliárias depredadas. E sobrou também para repartições públicas: a sede da Secretaria de Saneamento Básico (Sesan) teve o portão derrubado, uma viatura apedrejada e a porta principal arrombada.

Proprietária de uma das imobiliárias alvo dos vândalos _ a mais atingida (foto acima) _, Lilian Hinning conta que o alarme disparou e a vizinha a chamou. Quando chegou, encontrou o imóvel com janelas e portas de vidros quebrados e móveis jogados no meio rua. As pedras usadas na ação ainda estavam no local.

_ Isso aqui estava uma situação de guerra. Começou com a festa parando, os policiais dispersando o pessoal com tiro de efeito moral. No que dispersou o pessoal pra cá, vieram fazendo um arrastão e destruindo tudo _ relembra a empresária.

::: Confira galeria de fotos dos estragos provocados por vândalos

Ato isolado

O secretário de Turismo de Navegantes, Sérgio Schultz, classifica como isolados os atos de vandalismo registrados após o Navegay segunda-feira à noite.
_ A festa transcorreu sem problemas, até pouco antes das 23h, quando acabaram os trios elétricos e começou a dispersão. Foi um grupo pequeno que participou desses atos de depredação. Estimamos que tenham participado da festa 120 mil pessoas.

Uma só prisão

Apesar da confusão após as 23h, ninguém chegou a ser preso durante a noite. No começo da festa, por volta de 15h, um adolescente de 17 anos foi detido por tráfico de drogas. O jovem, que estava com sete frascos de lança-perfume, foi levado para Central de Plantão Policial, de onde foi liberado na companhia da mãe.

Policiamento

Cerca de 100 policiais trabalharam durante todo o dia na festa. As equipes deixaram o local 2h. Efetivo de outras cidades do Estado, a exemplo de Brusque e Florianópolis, foi deslocado para Navegantes. Outros 50 profissionais, entre guardas patrimoniais e agentes de trânsito do município, fizeram a segurança do evento. O número foi definido em reunião envolvendo Ministério Público, prefeitura e Polícia Militar.

Investigação

A Polícia Civil vai investigar os atos de vandalismo registrados após o Navegay. O delegado Rodrigo Coronha, que deve ficar com o caso, informou que pretende instaurar inquérito ainda nesta quarta-feira. O policial pretende buscar imagens para tentar identificar responsáveis pela depredação.

Assista ao vídeo feito por um leitor que preferiu não se identificar:

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (17)

  • Cesar diz: 17 de fevereiro de 2015

    É… esse é o mesmo povo que vota “consciente”.

  • wilson meyer diz: 17 de fevereiro de 2015

    é esse mesmo povo que protesta contra os politicos, contra os patroes, etc etc, ou seja pão e circo para eles… e ainda é muito

  • Dinho Mafra diz: 17 de fevereiro de 2015

    Ainda o secretário gari vem falar que o Navegay é uma festa da familia.

  • FLAVIO NVGTES diz: 17 de fevereiro de 2015

    acaba com essa porcaria, esse tipo de evento não traz nenhum retorno p cidade e agora quem vai pagar o prejuizo. bando de animal.

  • EDSON LUIZ MARQUES diz: 17 de fevereiro de 2015

    O papel usado para escrever, aprender as primeiras lições da vida, torna se o mesmo para o embrulho. A noção do respeito ao outro esta deturpado, existe no momento uma única corrente, a da aceitação.Tudo aceito em nome do direito, de protestar,direito de vestir, ou não, direito a matar, então porque não o direto de destruir tudo.Cabe aos de bem repensar e tomar uma atitude. MUITA PAZ E LUZ a todos.

  • Gildo Andrade diz: 17 de fevereiro de 2015

    Que povinho de m…

  • HERCILIO diz: 17 de fevereiro de 2015

    Secretário de Turismo, não faça de conta falar na imprensa que o NAVEGAY OCORREU SEM PROBLEMAS só para o senhor, a baderneira é tudo conseqüencia da festa.

  • Iiolanda koehler diz: 17 de fevereiro de 2015

    Essas coisas acontecem por causa da impunidade,se vai preso é por instantes e logo estão soltos pra aprontar mais.

  • Eduardo stulla diz: 17 de fevereiro de 2015

    Lixo. Isso ainda quer inclusão social?????

  • Gaúcho Comedor de Catarina diz: 17 de fevereiro de 2015

    Só pode ser coisa de catarinense

  • Carlos Elias diz: 17 de fevereiro de 2015

    Infelizmente esta festa não tem nada de benéfico, na verdade o Carnaval tem um auto custo pro Brasil inteiro, é os benefícios são” mínimos, bem mínimos” ? é um jeito uma estrategia de criar uma falsa sensação de bem estar com o povo…..eu já vir e ouvir muita gente protestar contra falta de saúde, segurança, educação e etc é tal, mais ninguém se reuni para protestar contra o Carnaval….. tantas meninas gravidas precocemente, tanta gente contrai o HIV, homicídios aumentam , Violência de todo tipo. Brasil lá fora e visto como paraíso sexual. …… vamos acordar povo.

  • Curió diz: 17 de fevereiro de 2015

    Isto está mal explicado. O vídeo só começa nesta hora ? Há mais imagens ? Alguém quer acabar com a festa ? O policial não se identificou porque… Ou pode falar a verdade sem sofrer represália. Há algum preparo, estratégia, tática e técnica para a segurança de um evento com 120 mil ? Os carros da própria polícia estavam sobre as calçadas ? Mandaram acabar a festa porque tinha horário para acabar e só em Pernambuco… Vou parar…

  • Paulo diz: 17 de fevereiro de 2015

    Toda essa confusão ocorreu por revolta e indignação sobre a ação violenta dos policiais que chegaram com spray de pimenta, bala de borracha e bombas sobre a população para dispersar, sem que ela tenha feito nada além de estar na festa. Os verdadeiros culpados pela destruição são os porcos dos policiais catarinenses que se acham no direito de violentar pessoas de bem, turistas! Um absurdo é essa interpretação de que a polícia estava tentando restaurar a tranquilidade, ao invés, foram os PMs que começaram, e alguns revoltos revidaram com quebra-quebra.

  • marcelo diz: 17 de fevereiro de 2015

    deixar as bibas se reunir dá nisso . cambada de otários

  • Lotar Kaestner diz: 17 de fevereiro de 2015

    Os governos de III Mundo são burros porque gastam o dinheiro do contribuinte promovendo festas para a ralé.Os marginais e drogados são premiados, mas eles não produziram riqueza e por isso não merecem festa. No I Mundo o dinheiro é gasto de forma inteligente, mas quem é pobre é burro.

  • pedro diz: 18 de fevereiro de 2015

    Nao aparece na materia a morte que ocorreu….. um jovem fraturou o pescoço quando outro bebum o agrediu…… ele morreu no local ……

  • Dilmalandia – tudo normal diz: 18 de fevereiro de 2015

    o que esperar do povo que elegeu estes governantes? o que esperar dos governantes que deveriam colocar mais policiais para um evento deste naipe? dai voce mistura alcool e drogas a vontade, nenhum tipo de punicao, ainda mais se for “de menor”, o resultado é este ai mesmo…. quer morar no Brasil, se acostuma, nego, aqui a tendencia eh piorar… e no rio de janeiro, que juntaram 250 toneladas de lixo? oh povinho educado….

Envie seu Comentário