Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Bacia de evolução ainda depende de assinatura da ordem de serviço

23 de fevereiro de 2015 2
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

 

A aguardada obra da nova bacia de evolução ainda depende da assinatura da ordem de serviço para que seja iniciada. A empresa Triunfo venceu a licitação para a primeira etapa dos trabalhos, orçada em R$ 103 milhões, no fim de dezembro.

De lá para cá correram os prazos legais para recurso e agora falta apenas a assinatura do governador, que passou os últimos dias em viagem oficial nos Estados Unidos, para que comecem os trabalhos.

A expectativa é que a solenidade ocorra na próxima sexta-feira, 27 de fevereiro. A previsão inicial era que o contrato fosse homologado no início de janeiro e a pressa é grande: os terminais portuários locais dependem da bacia de evolução para garantir o acesso de navios maiores e mais carregados.

Com as limitações atuais, o número de atracações tem diminuído ano a ano – e a expectativa é de prejuízos importantes caso a obra não saia do papel o mais rápido possível.

O trabalho não é tão simples. Orçado em R$ 103,9 milhões, inclui a retirada das guias do Molhe Sul, de parte dos espigões transversais do Molhe Norte e dragagens para o alargamento do canal de acesso.

Está faltando ainda definir quem vai fazer a fiscalização da obra. O governo do Estado cogitou firmar convênio com o Exército, mas os militares teriam aberto mão da possibilidade por falta de equipamentos adequados para o modelo de projeto. A fiscalização deve ser licitada.

::: Leia mais sobre a bacia de evolução

 

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (2)

  • Jackson diz: 23 de fevereiro de 2015

    Cadê os pescadores que fecharam o canal em função da Portaria, uma vez que esta obra irá afetar diretamente o berçário natural das espécies aquáticas, ou seja, todo o estuário do Itajaí ? Aonde estão ? Não irão questionar nada ?

  • Onésioo diz: 24 de fevereiro de 2015

    Jackson,

    O que é mais importante para região? Será que se os dois portos de Itajai e Navegantes forem por agua abaixo por não terem a bacia de evolução (caminho natural pois os navios estão cada vez maiores) nossa região viverá do que? Pesca? Achas realmente possível?

Envie seu Comentário