Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de fevereiro 2015

Luzes acesas

28 de fevereiro de 2015 2
Foto: Luiz Carlos de Souza/Especial

Foto: Luiz Carlos de Souza/Especial

Não é só a igrejinha velha de Itajaí que tem ficado com a iluminação ao redor acesa quando o sol já está alto (a foto foi publicada segunda-feira). A prefeitura de Itajaí parece estar com o mesmo problema.

Economizar pra quê?

Porto explica

28 de fevereiro de 2015 0

A superintendência do Porto de Itajaí se manifestou a respeito da nota publicada sexta-feira sobre a ação julgada no ano passado pelo STF em relação aos cargos comissionados.

Esclareceu que ação diz respeito a 35 cargos criados em 2000, época da reestruturação funcional da superintendência. Sete deles já haviam sido excluídos do quadro funcional até 2013.

Os demais foram desligados em novembro de 2014.

Sangue novo

28 de fevereiro de 2015 0

Rogério Teotônio da Silva e Evaldo Hoffmann Junior, os dois oficiais que tomaram posse do comando da PM em Itajaí e Balneário Camboriú, respectivamente, têm em comum o fato de terem sido escalados pela primeira vez para comandarem oficialmente um batalhão.

Ambos já tiveram passagem pelas cidades (Silva respondeu interinamente pelo batalhão de Itajaí no ano passado) e, entre os oficiais mais antigos, são vistos como uma possível renovação.

Desafios pela frente não vão faltar – a começar pelo efetivo reduzido.

Grupos que pedem intervenção militar participam de manifestações dos caminhoneiros na BR-101

28 de fevereiro de 2015 1

As manifestações dos caminhoneiros na BR-101 tiveram, por aqui, participação direta de grupos que defendem a intervenção militar. Aparentemente, o pessoal aproveitou os holofotes do movimento para fazer também seu manifesto.

Resta saber se os caminhoneiros concordam com as reivindicações dos intervencionistas.

Portões fechados

28 de fevereiro de 2015 0
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

O repórter fotográfico Marcos Porto clicou momento de negociação entre os caminhoneiros e a APM Terminals, em Itajaí, durante o fechamento dos gates de acesso ao terminal na manhã de sexta-feira. Parece que a conversa foi tensa.

Por que paramos?

28 de fevereiro de 2015 3
Foto: Marcos Porto/Agência RBS

Foto: Marcos Porto/Agência RBS

O impacto do movimento dos caminhoneiros chegou na sexta-feira ao motor da economia da região. Ao comprometer a operação nos terminais portuários, levantou a velha questão de nossa dependência umbilical do transporte rodoviário.

Há décadas tentamos resolver o problema da mobilidade e do alto custo com o transporte de cargas usando medidas “tapa-buracos”. Não atacamos com profundidade e vontade o âmago do problema.

Se reduzirmos o foco apenas para os últimos anos, veremos uma ferrovia para transportar carga vinda do Oeste que teima em não sair do papel e uma hidrovia no Itajaí-Açu cujos estudos de viabilidade parecem caminhar a passos de tartaruga. Até parte da movimentação de cargas do aeroporto de Navegantes chega por via rodoviária, já que o terminal tem limitações.

Sem entrar no mérito das reivindicações dos caminhoneiros, que sofrem – bem sabemos – com estradas em péssimo estado, jornadas extenuantes e ganhos reduzidos. Nem dos transportadores, que arcam com o alto custo desse modelo de transporte (mais caminhões, piores estradas, mais consertos. Além do alto preço do combustível). Mas não podemos depender de apenas um modal de transporte para movimentar a economia.

Ou usamos o episódio como lição para um futuro melhor planejado ou estaremos fadados, cada vez mais, à lentidão.

Menos de 5% dos caminhões agendados conseguiram entrar na Portonave nas últimas horas

27 de fevereiro de 2015 0
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

 

Maior movimentadora de contêineres no Estado, a Portonave emitiu nota na manhã desta sexta-feira em que afirma que dos 766 caminhões com entrada programada entre meia-noite e 9h, apenas 35 haviam cumprido a agenda _ 31 entraram e 4 saíram do terminal. Os atrasos são reflexo da paralisação na BR-101, durante a noite e o início da manhã.

De acordo com a nota oficial os caminhões que atrasaram estão sendo reagendados e a movimentação de contêineres segue normalmente.

No fim da manhã desta sexta-feira os transportadores autônomos fecharam a entrada do Porto de Itajaí. Os manifestantes ameaçam fechar ainda a Portonave.

 

Manifestantes bloqueiam entrada do Porto de Itajaí

27 de fevereiro de 2015 3
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

 

Atualizada às 14h

 

Transportadores autônomos fecharam na manhã desta sexta-feira a entrada do Porto de Itajaí na Rua Blumenau, uma das vias mais movimentadas da cidade.

Embora muitos dos caminhoneiros que fechavam a BR-101 mais cedo estejam no protesto, o movimento é dissociado da paralisação nacional.

Com faixas, os manifestantes estão a pé e pedem aumento no valor dos fretes. O sindicato da categoria alega que o valor chega a ser três vezes menor do que em Santos.

Representantes do sindicato reuniram-se com a administração da APM Terminals para discutir demandas como o tempo de espera para descarregar os contêineres.

Os transportadores ameaçam fechar também a entrada à Portonave, em Navegantes.

Contrário

O Sindaesc (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de Santa Catarina) emitiu nota oficial reprovando o movimento dos transportadores. Presidente da entidade, Marcello Petrelli diz que entende a necessidade dos caminhoneiros e suas reivindicações, mas é contrário ao ato:

_ Além de impedir a rotina de trabalho, este tipo de movimento gera um impacto em toda a cadeia de comércio exterior e logística do Estado de SC, criando prejuízos que ainda serão calculados pelo setor _ afirma.

 

 

Ciclofaixa é estacionamento?

27 de fevereiro de 2015 1
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

 

Faltam ciclovias e ciclofaixas em Itajaí. E onde tem, nem sempre elas são respeitadas. Pior ainda quando é o carro oficial da Marinha estacionado sobre a via exclusiva para ciclistas.

A foto foi feita na Rua Blumenau, onde é grande o movimento de caminhões. Ali, desviar do carro sobre a ciclofaixa e disputar espaço nas pistas comuns pode ser um jogo de vida ou morte.

Ocupação ilegal

27 de fevereiro de 2015 0
Foto: Maikeli Alves

Foto: Maikeli Alves

 

A repórter Maikeli Alves, do Sol Diário, flagrou o estacionamento na orla de Cabeçudas, que é proibido das 22h às 6h, totalmente ocupado.