Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Comitiva do Vale do Itajaí tenta derrubar possibilidade de ferrovia passar pelo Norte do Estado

10 de março de 2015 7

 

Lideranças de Itajaí e região participaram na manhã desta terça-feira de uma reunião com o governador Raimundo Colombo (PSD) para pedir que o traçado da Ferrovia do Frango, ou Ferrovia da Integração _ nome mais pomposo que a obra recebeu recentemente _ tenha mantido no projeto o traçado original, ligando Dionísio Cerqueira ao Complexo Portuário do Itajaí, passando pelo Vale.

A ideia é afastar a possibilidade de o trajeto ser deslocado para o Norte, como defendem algumas lideranças no Estado. A mudança poderia trazer um prejuízo considerável à região, já que a ferrovia deverá basicamente transportar carne congelada _ o principal foco de atuação dos terminais portuários de Itajaí e Navegantes.

Enviar a carga para o Norte poderia, também, facilitar a concorrência de outros terminais como Itapoá e até mesmo Paranaguá, no Paraná.

O lobby foi encabeçado pela Associação Empresarial de Itajaí (ACII), a vice-prefeita da cidade, Dalva Rhenius (PSB), o prefeito de Itapema, Rodrigo Bolinha (PSDB) e o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), além de representantes do empresariado de toda a região, do Porto de Itajaí e da Portonave.

O pedido foi para que além da questão técnica, seja levada em consideração também a questão política. A definição do traçado deve ocorrer entre 45 e 60 dias e, de acordo com o presidente da ACII, Eclésio da Silva, o governador acenou apoio à proposta da ferrovia via Vale do Itajaí.

 

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (7)

  • Paulo Roberto diz: 10 de março de 2015

    De novo esse assunto???
    Tanto blá blá blá para uma obra que nao vai sair do papel…..

  • Enquanto a Dilma… diz: 10 de março de 2015

    …e o PT mandarem no Brasil, podem esquecer.

    O negócio deles é fazer ferrovia que liga o nada a coisa nenhuma, só para agradar o curral eleitoral deles (Norte-Nordeste) e ajudar empreiteiro picareta, em troca de uma polpuda $ajuda$ para a eleição.

    Pro povo do Sul sobra se matar encima de estradas que nem estão duplicadas.

  • jorge cardoso diz: 10 de março de 2015

    Além de ser um escoadouro de dinheiro para elaborar projetos suspeitos ,porque não fazer das mesma linha um serviço de transporte de passageiros?
    66yt

  • Ulsher diz: 10 de março de 2015

    hahahaha…piada. Ouço falar dessa ferrovia há uns 20 anos. Usam e abusam desse assunto para levantarem votos em eleições, e é só isso.

  • LUIZ diz: 10 de março de 2015

    O Frango vira galo mas não vira ferrovia.

  • Marco Antonio diz: 10 de março de 2015

    Os caras não conseguem finalizar uma obra da BR101 até o centro de Itajaí (Via Portuária) e estão discutindo Ferrovia do Frango com mais de uma centena de quilômetros a ser construído…. ????

  • Anderson diz: 10 de março de 2015

    Sou do norte e moro no vale, então digo que faria sentido passar pelo vale mesmo.

    O norte já tem linha férrea, cruzando Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul até o porto de São Francisco do Sul.

    Por que não fazer o trajeto desta pelo vale e, quem sabe, interligar as duas em Jaraguá, que seria um ponto próximo?

Envie seu Comentário