Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Queridinha de Itajaí, Praia Brava é vítima da falta de segurança

10 de março de 2015 5
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

 

 

Reclamações sobre a insegurança na Praia Brava, em Itajaí, tomaram conta das redes sociais desde o fim de semana. Os relatos incluem furtos, assaltos com violência e impunidade – que, estranhamente, não se refletem nos números de ocorrências registradas pela PM.

Enquanto os moradores afirmam que a onda de arrombamentos em veículos já chegou a 30 numa única noite, a Polícia Militar de Itajaí tem apenas seis relatos registrados em um mês.

Há explicação para a disparidade. Primeiro, porque muitos motoristas sequer chamam a polícia ao perceberem que tiveram o carro furtado. Segundo, porque em boa parte da Brava as ocorrências caem na central de Balneário Camboriú, o que faz com que muita gente desista do registro no meio do caminho.

O fato é que o problema existe, e não é de hoje. Tanto que no ano passado a PM pediu à prefeitura de Itajaí que melhorasse a iluminação nas ruas transversais do bairro – e não obteve resposta.

Segundo o Secretário de Obras, Tarcísio Zanelato, a Brava receberá novas lâmpadas, com o dobro da capacidade, mas só a partir do segundo semestre.

Mesmo com mais iluminação, ainda faltam ao bairro melhorias no policiamento ostensivo, hoje prejudicado pelo efetivo insuficiente.
O resultado pode ser desastroso. Numa das páginas no Facebook que relataram os furtos, além de inúmeros comentários informando situações parecidas há jovens pregando perigosamente a justiça com as próprias mãos.

Está na hora de o município tomar uma atitude. Não faz sentido que o poder público permita um exponencial aumento populacional no bairro sem que a segurança melhore na mesma proporção.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (5)

  • Paulo diz: 10 de março de 2015

    O que a tal secretária de segurança de Itajaí, dona Susi Bellini, parente do prefeito, que a vida toda teve um estúdio fotográfico, entende de segurança? É uma insanidade do prefeito nomeá-la para tal cargo. VERGONHA! Por isso nossa Itajaí está afundada! Fora PT e fora Jandir!

  • Paulo Roberto diz: 10 de março de 2015

    Lamentável isso estar acontecendo num dos locais mais belos da cidade. Falta de vontade politica tanto da esfera municipal quanto da esfera estadual. Mas deixa estar, que 2016 esta chegando, ai quero ver o pessoal tentar se fazer preocupado com a segurança do bairro.
    Sou morador da Praia Brava, e esta muito dificil morar ali, o medo toma conta. De que adianta ruas com iluminação moderna se nos moradores não podemos caminhar no calçadão a noite????

  • Suzi, Fulano ou Ciclano diz: 11 de março de 2015

    qualquer que seja o secretario de segurança, ficará de maos atadas, mas colocar a irmazinha do prefeito, que nao tem a minima experiencia (se tiver, comprove atraves de curso ou carteira de trabalho), nao sabe nem dar entrevista, é uma lástima… minha rua aqui no sao joao ja pediu cameras nas praças e parques, mais policiais, enfim, qualquer coisa que ajude, mas nada… a associaçao de moradores ja solicitou e nada… uma viatura passa de vez em quando, fica 5 minutos e vai embora… aqui no bairro temos até uma CRACOLANDIA, mas ninguem do governo enxerga…

  • Só a Brava e Cabeçudas? diz: 11 de março de 2015

    ultimamente varias reportagens tem dado enfase à segurança em Cabeçudas e na Brava… Só porque é uma área nobre a administração pública vai dar “exclusividade” a estes moradores? e os demais bairros, não merecem atenção?… Depois não reclamem se acontecer isto:
    “O resultado pode ser desastroso. Numa das páginas no Facebook que relataram os furtos, além de inúmeros comentários informando situações parecidas há jovens pregando perigosamente a justiça com as próprias mãos.”
    A reportagem poderia nos informar quantos moradores há em cada bairro e o número de ocorrencias respectivo….

  • Maninho diz: 12 de março de 2015

    Uma dica para a policia vir rapido, diga que voc~e esta armado e vai mndar bala nos ladrões, em 5 minutos eles chegam. Mas se você precisa de muitos policiais, diga que um policia foi atingido, em 5 minutos tera, no minimo 3 viaturas lotadas ….

Envie seu Comentário