O comitê organizador da Itajaí Stopover alugou um sistema de monitoramento por câmeras que foi instalado em toda a extensão da Avenida Beira-Rio, até o Molhe Sul. As imagens serão acompanhadas online.
Mas nem se anime: é só durante a regata.
O comitê organizador da Itajaí Stopover alugou um sistema de monitoramento por câmeras que foi instalado em toda a extensão da Avenida Beira-Rio, até o Molhe Sul. As imagens serão acompanhadas online.
Mas nem se anime: é só durante a regata.
As lanchas da Praticagem serão usadas no apoio da chegada dos barcos da Volvo Ocean Race. Além de levar a equipe que produz as imagens do evento em tempo real, acompanharão o trajeto final para evitar aproximações que prejudiquem os veleiros.
Isto porque as oscilações na água provocadas por outros barcos podem influenciar a navegação a ponto de interferir no resultado, já que as equipes seguem muito próximas rumo a Itajaí.
A prefeitura de Itajaí desistiu das negociações com a organização do Rali Dakar para que a cidade recebesse a largada da lendária prova em 2016.
O motivo foi o calendário: tradicionalmente o Rali começa na primeira semana de janeiro, o que comprometeria o esquema de hospedagem na região, já tomada de turistas nessa época do ano.
Por muito tempo conhecido como Paris-Dakar, o rali desde 2009 foi transferido para a América do Sul. Em novembro representantes da prova, vindos da França e de Portugal, estiveram em Itajaí e conheceram a estrutura oferecida pela cidade. Uma das propostas era usar o Parque do Agricultor para receber os mais de mil veículos e competidores.
A ideia era que o Rali Dakar saísse de Itajaí e seguisse até Lages ou Chapecó, passando pela Serra do Rio do Rastro no caminho até a Argentina. A experiência com eventos internacionais era o que havia creditado Itajaí para a prova.
A Polícia Militar lança na segunda-feira em Balneário Camboriú o PMSC Mobile, uma tecnologia inédita no país que promete agilizar o atendimento de ocorrências. Cada uma das 11 viaturas da cidade foi equipada com um tablet que tem acesso em tempo real ao sistema de registro de ocorrências, e com uma impressora que permite registro e assinatura de Termo Circunstanciado (TC) no local – uma economia de tempo que pode fazer a diferença na resposta aos chamados.
A interligação de sistemas, com acesso à consulta de placas de veículos, localização exata de chamados com especificação da natureza da ocorrência e indicação de viaturas mais próximas, foi totalmente desenvolvida pela Polícia Militar de Santa Catarina. Dentro do veículo o policial consegue consultar ferramentas como o Google Maps, o Waze e Whatsapp.
Os primeiros testes remotos ocorreram em Florianópolis, e há cerca de um mês os equipamentos começaram a ser instalados nas viaturas em Balneário para os testes reais. Os policiais passaram por treinamentos e a partir de segunda-feira, quando o sistema será oficialmente lançado pelo Comando Geral, já estará funcionando.
A expectativa é que o sistema interligado nas viaturas seja expandido para todo o Estado, o que deve mensurar com precisão os efeitos da simplificação de processos na PM.
O projeto da Polícia Militar de Santa Catarina já tem atraído a atenção de outros estados, interessados na funcionalidade do sistema interligado.
Relação delicada
A expectativa é que, de fato, a implantação torne muito mais rápida a finalização de ocorrências – o que implica em um ponto delicado. A Polícia Civil em SC tem suas ressalvas aos TCs produzidos pela PM, há quem afirme que há conflito de competências entre as polícias. E isto pode ser agravado com os novos processos.
Acompanhado
Questionada sobre possíveis problemas institucionais decorrentes do novo sistema, a assessoria de comunicação do Comando Geral informou que todo o desenvolvimento do projeto foi feito em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança e acompanhado de perto por outras instituições – inclusive a Polícia Civil.
Economia, política, variedades e o cotidiano das cidades se reúnem por aqui.
Extensão da coluna Guarda-sol, publicada no Sol Diário, o blog é editado por Dagmara Spautz, jornalista por formação e curiosa desde sempre.
Contato: dagmara.spautz@osoldiario.com.br