Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Aniversariante do dia: Itapema completa 53 anos

21 de abril de 2015 1
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

 

Itapema completa 53 anos nesta terça-feira com índices históricos. Alcançou, nos últimos anos, um crescimento vertiginoso. Está entre as cidades que enfrentaram os maiores crescimentos populacionais no Estado. De acordo com dados do IBGE, a estimativa é que em 2014 o número de habitantes no município tenha ultrapassado 55 mil.

Um desafio e tanto para um município jovem e de área relativamente pequena _ são 57 quilômetros quadrados, praticamente um quinto do território da vizinha Itajaí.

A densidade populacional de Itapema é alta, de 792 habitantes por quilômetro quadrado. Mas o que tem chamado atenção na cidade, recentemente, é a proporção de celebridades em relação ao espaço. Gente como Alexandre Pires e Neymar escolheram um pedacinho de Itapema para chamar de seu, e é claro que a preferência das celebridades tem contribuído para alavancar o turismo. A cidade é sede do Parador de Caras, casa de luxo à beira-mar onde os famosos se encontram durante o verão.

Dona de mar azul-esverdeado, com praias calmas para quem prefere um banho de mar e agitadas para os amantes do surfe, Itapema descobriu recentemente sua vocação para a náutica. Lançou a proposta de uma marina, que já ganhou o apoio de gente como o velejador Lars Grael, que classificou a baía como ideal para as embarcações de esporte e passeio.

Para o alto e avante

Mas se há um desafio a ser enfrentado pela cidade é o desenvolvimento sustentável. O interesse da construção civil só aumentou no decorrer dos anos e a cidade, antes reduto de pescadores e de turistas de fim de semana, se verticalizou.

Um novo plano diretor está sendo elaborado para estabelecer regras daqui para frente. Até lá, novas construções estão parcialmente suspensas. Há ainda discussões em torno da criação de parques ambientais para proteger áreas da cidade como a Praia Grossa, que ainda não saíram do campo das ideias.

Ainda uma moça, Itapema terá pela frente escolhas dignas de sua juventude. Terá que apontar que caminho vai trilhar para o futuro. Se quer apostar em velhas ou novas fórmulas de crescimento. Potencial, afinal, a cidade tem de sobra.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (1)

  • Fioravante Meneguini diz: 22 de abril de 2015

    Itapema, necessita planejar urgente a viabilidade urbana, melhorar em muita na Saude, Educação, praças para lazer.

Envie seu Comentário