Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Vereadores pedem ponte ou túnel ligando Navegantes a Itajaí

06 de maio de 2015 8
Foto: Lucas Correia, Especial

Foto: Lucas Correia, Especial

 

Já que as duas cidades mais interessadas não se mexem a respeito, a Câmara de Navegantes aprovou por unanimidade um requerimento do vereador Fredolino Bento (PMDB) ao Estado e ao governo federal pedindo que seja avaliada a construção de uma ponte ou um túnel para a ligação com Itajaí.

De tão antiga, a história já virou lenda. No ano passado uma grande construtora nacional chegou a avaliar possibilidades, mas até hoje nenhuma proposta concreta foi divulgada.

Aliás

Depois de Navegantes, nesta terça-feira à noite foi a vez da Câmara de Vereadores de Itajaí aprovar um requerimento pedindo projeto.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (8)

  • Adriano Assis diz: 6 de maio de 2015

    Estão fazendo um túnel entre Santos e Guarujá. Poderiam dar uma olhada no projeto lá e ver o que pode ser aplicado aqui e o que não pode

  • walter mercado diz: 6 de maio de 2015

    É PRA DESVIAR A ATENÇÃO DAS FALCATRUAS E DESVIOS DE VERBA QUE A PREFEITURA DE NAVEGANTES VEM FAZENDO. ESTÃO TENTANDO “ENCOBRIR” A VERGONHA DOS CAMBURÕES DA PM TEREM INVADIDO E GRAMPEADO OS COMPUTADORES DA PREFEITURA, CÂMARA, ETC!
    A CASA TÁ CAINDO PRA ELES, MAS DE OLHO NAS ELEIÇÕES FICAM “SORRINDO” E ENGANANDO O POVO.

  • Renato diz: 6 de maio de 2015

    Escuto essa história de túnel há anos… O detalhe é que todos os projetos de tunel ou ponte sempre são pensados na região do bairro Fazenda do lado de Itajaí e no centro do lado de Navegantes, locais onde a obra é muito mais complicada, por conta da largura do rio, calado, valor das indenizações por se tratar de área nobre etc etc etc… Se pensarem e projetarem algo mais para o interior, ai quem sabe a coisa sai do papel…

  • Claudinei diz: 6 de maio de 2015

    Seria melhor construir uma ponte levadiça nos moldes que tem no Guaíba no RS por exemplo em que, ao necessitar passar os navios, interrompe o trânsito, levanta a ponte e libera para o Navio passar, posteriormente, volta-se a ponte ao seu percurso normal e o trânsito flui normalmente. Simples e sem grandes projetos monstruosos. Quanto ao túnel, tem que ser muito bem estudado, uma vez que, com os constantes alagamentos que tem, já se sabe o problema que pode dar.

  • CG diz: 6 de maio de 2015

    Infelizmente vivemos em um país onde os interesses pessoais predominam sobre os interesses coletivos. Apenas um exemplo: na Europa, o túnel que que liga a França ao Reino Unido por debaixo do Canal da Mancha é infinitamente maior e existe há mais de 60 anos. Certamente, os governantes de lá quando fizeram esta obra não visaram o lucro próprio, mas sim, o bem comum das nações e o progresso, inversamente proporcional ao ato retrógrado da administração pública que nos ladeia e nos corrompe em não conceder algo do gênero.

  • MARCELO IVO MELO VANDERLINDE diz: 7 de maio de 2015

    Seguindo a sugestão do Adriano já é possível verificar a inviabilidade do projeto de construção de um túnel..
    A obra do Guarujá-Santos, de 1,7 Km, está orçada em R$ 2,8 bilhões (R$ 1,64 bilhões por Km).
    Segue o link com essas informações: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/tce-sp-determina-paralisacao-de-licitacao-da-obra-do-tunel-santos-guaruja/

  • João diz: 7 de maio de 2015

    Na foto acima, é visível a imensa mancha de óleo no rio. Com isto os políticos não estão preocupados. Ninguém fala nada. Tem uma sucata de navio, no Salseiros, despejando diariamente centenas de litros de óleo na corrente do rio e não se vê providencias…IBAMA, Marinha, FAMAI….Cadê? O dono daquilo deve ser very important….

  • Rogério diz: 8 de maio de 2015

    Comentarista João, rio é um termo geográfico. Na verdade o rio Itajaí é um efluente e nenhuma ONG o entidade governamental ligada ao Meio-Ambiente investiga e/ou explora as suas margens pela certeza de identificar a origem de tanta poluição!

    Como o meu comentário sobre a travessia não foi publicado, retorno com o mesmo:

    - Na região portuária uma ponte (fixa) deveria ter um vão livre tal que ela deveria começar lá perto da Matriz de Itajaí e terminar no aeroporto de Navegantes;
    Lembrar que o pedestre não gosta de elevado por aumentar demais a travessia…

    - Uma ponte ou túnel deve ligar vias expressas e o centro das duas cidades são acanhados e congestionados. Neste caso a obra deveria ficar…lá pelos lados da BR-101! Assim também não estaria atendendo a rotina diária da mobilidade urbana dessas cidades.

Envie seu Comentário