Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pela primeira vez em sete anos margem de Itajaí registra mais atracações de navios que Navegantes

12 de maio de 2015 1

 

Foto: Lucas Correia, Especial

Foto: Lucas Correia, Especial

 

O Complexo Portuário do Itajaí fechou o mês de abril com um resultado histórico. Pela primeira vez desde 2009 a margem de Itajaí teve mais atracações de navios do que a de Navegantes. Foram 32 cargueiros na margem esquerda, contra 38 na margem direita.

O maior número de atracações não significa maior movimentação de contêineres. Navegantes, líder no Sul do país, continua puxando o volume de cargas, ainda não divulgado.

Mas a elevação no número de navios que atracaram em Itajaí significa que, após duas enchentes consecutivas terem causado estragos nos cais da margem direita, o Complexo está recuperando mercado.

A expectativa agora é pelas obras dos berços 3 e 4. O realinhamento deveria ficar pronto até agosto, mas a empreitada está mais lenta do que o esperado e a tendência é que se estenda até o fim do ano.

Enquanto o realinhamento não fica pronto, nos bastidores a APM Terminals, atual arrendatária do Porto de Itajaí, aguarda resultado de um processo que corre na Secretaria Especial de Portos ( SEP) pedindo a extensão do atual contrato ( que inclui os berços 1 e 2), para abranger também os berços 3 e 4.
O argumento da empresa é que, com o aumento no tamanho dos navios que chegam ao terminal, é difícil atracar duas embarcações ao mesmo tempo nos dois cais que estão disponíveis para a companhia.

Para ter de fato dois atracadouros ( como prevê o contrato de arrendamento), a APM diz que teria que usar os demais berços.

Caso a resposta da SEP seja negativa, os cais terão que esperar um novo processo de arrendamento, que não tem data para conclusão.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (1)

  • JOSÉ diz: 12 de maio de 2015

    Engraçado como as informações podem ser distorcidas… 1º que não é o Complexo Portuário de Itajaí, pois este engloba Navegantes também… foi o Porto de Itajaí! 2º Com certeza esses números dessa matéria se deram porque o Porto de Navegantes ficou trancado por causa da greve dos caminhoneiros que em Itajaí tinha encerrado e Navegantes ainda ficou por vários dias….

Envie seu Comentário