Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Projeto quer tirar nome de militar da principal praça de Balneário para homenagear prefeito morto pela ditadura

12 de maio de 2015 24
Higino, à direita, é abraçado pelo governador Ivo Silveira (Foto: Reprodução)

Higino, à direita, é abraçado pelo governador Ivo Silveira (Foto: Reprodução)

 

Demorou, mas entrou finalmente na Câmara de Vereadores o projeto prometido pelo prefeito Edson Piriquito (PMDB) para mudar o nome da Praça Almirante Tamandaré para Higino Pio. A homenagem ao primeiro prefeito de Balneário Camboriú, morto pela Ditadura Militar em 1969, foi protocolada em conjunto pelos vereadores Nilson Probst (PMDB), Marcelo Achutti (PP) e Jone Moi (DEM).

A intenção de fazer a troca existia desde o ano passado, quando a Comissão Nacional da Verdade atestou que  Higino Pio foi assassinado, e não suicidou-se, como informavam os registros.

Como o prefeito Higino Pio já batiza outra praça no Centro da cidade, a ideia é que, com o nome dele na Almirante Tamandaré, a atual Praça Higino Pio passe a se chamar Gilberto Américo Meririnho, prefeito da cidade entre 1973 e 1977, que morreu em 2013.

Polêmica

A troca de nomes causou polêmica nas redes sociais, até porque muita gente acha que os vereadores têm mais o que fazer do que alterar a nomenclatura das praças. Mas é fato que, para a cidade que teve o primeiro prefeito de sua história morto pela ditadura, ostentar o nome de um militar em sua principal praça (ainda que seja o patrono da Marinha) soa desrespeitoso.

Em meio à enxurrada de moções de reconhecimento, parabéns e afins que a Câmara costuma patrocinar, esta é uma homenagem que vale a pena ser feita. Em respeito à história da cidade.

Saiba mais sobre Higino Pio

Em junho do ano passado, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) e a Comissão Estadual da Verdade de Santa Catarina, confirmaram que Higino Pio foi assassinado por militares e não cometeu o suicídio. O crime aconteceu em março de 1969, enquanto o político estava sob a custódia da Marinha, na Escola de Aprendizes Marinheiros, em Florianópolis. Fotos e um laudo assinado por peritos comprovaram o homicídio, mudando a versão inicial.

Pio foi eleito prefeito em 1965, após o desmembramento da cidade de Camboriú. Em 1969, ele e outros funcionários da prefeitura foram presos e levados à Escola de Aprendizes de Marinheiros de Florianópolis, onde permaneceram incomunicáveis. No dia 3 de março do mesmo ano, a família foi informada sobre o suicídio.

Durante a Audiência Pública para confirmação do assassinato, familiares do político afirmaram não ter interesse em indenizações, mas sim o reconhecimento dos órgãos públicos dentro do próprio município, como uma nova denominação para a praça, que é ponto de comemorações cívicas e democráticas.

Almirante Tamandaré

Filho de um capitão de milícias, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, é o Patrono da Marinha do Brasil. Toda sua vida foi dedicada à repressão e ao combate em guerras. Participou de todas as lutas do império, entre elas as “Guerras de Independência”, “A Confederação do Equador”, “A Guerra contra Oribe e Rosas” e a “Guerra do Paraguai”. Em Salvador, na Bahia, lutou na “Sabinada”, combateu a “Revolução Farroupilha”, no Rio Grande do Sul, e a “Balaiada”, no Maranhão. Recebeu o título de Almirante, o mais alto posto da Marinha.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (24)

  • Paulo diz: 12 de maio de 2015

    Senhor prefeito. Qual foi seu partido antes do PMDB?
    Não era um partido de direita, que veio da ditadura?
    Senhores vereadores, vocês devem ter muitas outras coisa mais importante para fazer.
    Vão trabalhar em prol da população!!!!

  • elcio diz: 12 de maio de 2015

    Boa noite!
    O que soa desrespeitoso é ter vereadores ganhando muito dinheiro e se preocupando com o nome da praça. Srs. Vereadores, usem seu tempo, que sai muito caro para população, em prol de um novo: hospital, colégio, posto de saúde e por exemplo melhorias nas ruas da cidade. O bicho tá pegando nas ruas e não vejo os Senhores combatendo o bom combate. Francamente!!

  • Miro diz: 12 de maio de 2015

    Para mim esses vagabundos deveríam é trabalhar um pouco, a exemplo do que fez Tamandaré!!!

  • Mário Costa diz: 12 de maio de 2015

    É isso ai coloca la o nome do Che Guevara,Fidel Castro,José Dirceu ou José Genuino ou de toda a turma do Mensalão ou Petrobrás.

  • nelson diz: 12 de maio de 2015

    Essa tal de CNV e composta por COMUNISTAS que se fazendo de vitimas da DEMOCRATICA ADMINISTRAÇÃO MILITAR que durante vinte anos manteve a ORDEM, SEGURANÇA e CRESCIMENTO em completa PAZ onde as pessoas de bem tinham segurança para viver e trabalhar. Ditadura tem em CUBA e VENEZUELA que os bobalhões COMUNISTAS daqui tanto admiram.

  • Indignado! diz: 12 de maio de 2015

    Realmente, é de extrema importância trocar o nome de um HERÓI NACIONAL pelo nome do prefeito assassinado.

    Dá NOJO o oportunismo, a falta de reconhecimento e conhecimento histórico e o mal disfarçado sentimento de revanche pela ditadura militar contra o pobre Tamandaré, que morreu ainda no Século XIX e, por isto mesmo, não teve nada com a ditadura.

    Os vereadores e o prefeito realmente NÃO TEM MAIS O QUE FAZER com o dinheiro suado dos impostos pagos pelos contribuintes.

    Aliás, a mudança do nome é para FINGIR que fazem alguma coisa.

    Se quisessem fazer algo de útil, estariam lutando por mais duas pontes na BR-101 até mesmo por um anel viário, desde antes de Itapema até Navegantes.

  • Samuel diz: 12 de maio de 2015

    Falta do que fazer, isso sim. Cidade cheia de demandas e esses sujeitos se preocupando com uma tolice. Vão trabalhar ..,

  • Gerson rocha diz: 13 de maio de 2015

    Ta na hora dos militares assumirem de novo as redeas desse pais. Um Monte de vagabundo querendo acabar com a honra dos nossos herois militares.

  • Marcelo diz: 13 de maio de 2015

    Eu acho que para ser mais justo, deveriam demolir as obras feitas na ditadura. Começa pelos portos, BR101, BR 282, 280, aeroportos, ferrovias, Itaipu. Tudo da época dos militares.
    É não ter o que fazer né… depois, ano que vem, vem dar tapinha nas costas, pedir voto. Tem que ser como na China mesmo, fuzila que resolve. Cambada de inútil.

  • Ermenegildo diz: 13 de maio de 2015

    Quem sabe esses “ilustres” vereadores trabalhassem um pouquinho ? Acho importante homenagear Almirante Tamandaré sim. Faz parte da História do Brasil. Já esse tal de Higino Pio fez o quê ? Pelo amor de Deus…olha o nível da coisa….Vereadores: vão cuidar da mobilidade urbana de BCU que tá uma M…..Vão resolver o problema daquelas verdadeiras tocas de rato que passam por baixo da 101 em direção a 5ª avenida…aquela ciclovia que tá outra M…..banco de vadios….

  • Marcelo diz: 13 de maio de 2015

    A cada dia fico mais desapontado com esta cidade, passarela inacabada e dinheiro rasgado, hospital vergonhoso, assaltos aumentando a cada dia e a praia virada num mar de esgoto e tão se preocupando com nome de praça? Vão trabalhar em prol da população e não para um caso inútil como este. Lamentável isso.

  • nelson diz: 13 de maio de 2015

    Porque fui censurado?

  • Renato diz: 13 de maio de 2015

    Colocar o Almirante Tamandaré na mesmo balaio dos militares que participaram da ditadura é que soa desrespeitoso. Já colocar todos os políticos brasileiros no mesmo balaio dos corruptos me parece bem adequado. Como falou o Sr. Elcio, usem seu tempo em prol da população!

  • diego diz: 13 de maio de 2015

    Senhores Vereadores,
    vocês tem mais o que fazer do que criar polêmica trocar nome de praça.
    VÃO FISCALIZAR AS CONTAS DO MUNICÍPIO, chequem as condições de trabalho dos funcionários públicos, ajudem a ordenar o trânsito da cidade, enfim, poupem a população desta bobagem.

  • Julio Cesar de Souza diz: 13 de maio de 2015

    Os vereadores não em coisas mais importantes para tratar…
    Sinceramente, fico cada dia mais decepcionado com a classe politica.
    Gente o que passou, passou, vamos em frente ficar remoendo essas coisas do passado em nada adianta o crescimento da cidade.

  • Costa diz: 13 de maio de 2015

    Tamandaré participou da mini revolução de 64? Estão cometendo um grande equívoco; só por ser um militar não é motivo de tratamento desigual; as grandes nações respeitam suas defesas.

  • Fernando Wagner diz: 13 de maio de 2015

    Não é nome de militar é nome HISTÓRICO !
    Homenageado nas PRINCIPAIS cidades brasileiras, no primeiro cruzador da Marinha de Guerra ( da qual é patrono ) , em antigas notas e moedas brasileiras, o Almirante diante da mediocridade dos vereadores de Balneário, por certo, sentiria-se aliviado em ser esquecido por tal grupo de tacanhos e apedeutas. Façam esse favor ao Grande Almirante : esqueçam-no. Mudem o nome para quem quiserem eu,particularmente, sugiro o Mickey Mouse, está mais de acordo.Bando de néscios desocupados.

  • A diz: 13 de maio de 2015

    Nelson, vc é um mentecapto. Chama a ditadura militar de “democrática administração militar”. Depois pergunta: “porque fui censurado?”. Imbecil, uma ditadura, de esquerda ou direita, jamais será democrática e jamais permitirá a livre manifestação. Isso de ter nojo de ditadura não é coisa de comunista, é coisa de democrata.

  • mano diz: 13 de maio de 2015

    A partir de hoje está bem claro que não precisa tantos vereadores no município, pois com tanta coisa p/ fiscalizar. Já pensou se a moda pega, começarão a trocar o nome de um monte de coisas, sem necessidade. Por favor Balneário Camboriú, protestem para diminuir o número de vereadores para dez, bem isso mesmo DEZ, e daí para menos num futuro. Estão se batendo para achar algo que mostrem que existem.

  • VITOR ILO HERZOG diz: 13 de maio de 2015

    TAMANDARÉ COMBATEU REVOLTAS POPULARES Q CLAMAVAM POR JUSTIÇA SOCIAL E MENOS IMPOSTOS SOBRE OS POBRES E PRODUTORES RURAIS DA ÉPOCA. GRANDE SILENCIADOR DOS OPRIMIDOS. O Q FEZ POR BALNEÁRIO CAMBORIÚ ? QUEM NÃO LEMBRA OU MATOU A AULA DE HISTÓRIA DÁ TEMPO AINDA DE CONSULTAR A O TIO (GOOGLE).

  • Noris Santana diz: 13 de maio de 2015

    Sem medo nenhum, postando com meu proprio nome: VIVA O MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO DE 1.964.!!!!!!!!!!!!!!!!!!! FORA PT, FORA DILMA , FORA OS IMPRESTAVEIS VEREADORES .

  • MARTELADA diz: 13 de maio de 2015

    Ha váá, se preocupar com troca de nome de praça seus vereadores ?!!!!
    em primeiro lugar ta cheio de coisa em balneario p se preocupar mais!
    cheio de traficantezinhos de bicicleta e a pé andando livremente escancarados vendendo pela av.do estado, proximo das ruas nepal, mexico e redondezas etc. – adolescentes sendo assaltados toda semana na frente de colegios (rua 960) – essas motos infernais fazendo barulho do escapamento a hora que bem desejam pela cidade ,”aqui tudo pode” – ciclovias, muitas delas alagam demais quando chove! – enfim. . .

  • rogerio diz: 13 de maio de 2015

    Parece que a administração municipal anda tão bem em BC que os vereadores não têm nada mais importante a fazer….Saúde, Segurança, Educação, Plano Urbano…tudo em perfeita harmonia!
    E ao final do mandato a sociedade agradecida os reconduz ao cargo…

  • Maninho Sommer diz: 13 de maio de 2015

    E a Praça Higino Pio, vai mudar de nome tambem??

Envie seu Comentário