Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Complexo Prisional de Itajaí testa primeiro sistema de audiências virtuais do Estado

04 de junho de 2015 0
Foto: Marcos Porto / Agência RBS

Foto: Marcos Porto / Agência RBS

 

Está em fase de testes o primeiro sistema de audiências judiciais virtuais no sistema prisional em Santa Catarina. O equipamento foi instalado no presídio do Complexo Prisional da Canhanduba, em Itajaí, com status de projeto-piloto.

Na semana passada a Justiça Federal fez o primeiro teste do sistema. A previsão é que em duas semanas ocorra a primeira audiência oficial.

A primeira experiência da unidade com esse tipo de audiência foi no julgamento de líderes do PGC, no ano passado.  Na época, equipamentos foram instalados especialmente para a ocasião.

Além de reduzir custos e a possibilidade de fugas, as audiências virtuais também evitam que agentes prisionais e policiais sejam deslocados até o Fórum. A cada saída, são necessários pelo menos cinco agentes e uma viatura da PM para acompanhar o detento.

A situação fica mais complicada em Itajaí devido ao grande número de presos que cometeram crimes em outros municípios.  O presídio da Canhanduba recebe, além dos detentos da região, também presos de Florianópolis – que passaram a ser transferidos para a unidade desde o fechamento do Cadeião do Estreito – e, mais recentemente, de Blumenau.

Sempre que um desses presos precisa comparecer a uma audiência, é necessário montar todo um aparato para conseguir levá-los à cidade de origem, o que demanda tempo, dinheiro e insegurança.Os agentes da Canhanduba chegam a acompanhar até seis presos em audiência num mesmo dia.

Comente e compartilhe

comentários

Envie seu Comentário