Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pinguim e tartaruga ficam presos em rede ilegal em Bombinhas

14 de junho de 2015 2
Fotos: Leitor

Fotos: Leitor

 

Um leitor que preferiu não se identificar com medo de represálias enviou essas fotos. A tartaruga e o pinguim ele tentou resgatar de redes de pesca ilegais no Costão de Canto Grande. A tartaruga conseguiu escapar, mas o pinguim não conseguiu romper o labirinto de redes: livrava-se de uma para cair em outra, e provavelmente acabou morrendo.

 

P2
A denúncia foi feita ao Ibama Itajaí, mas o órgão federal sequer tem barco para chegar ao local. A prefeitura de Bombinhas, que cobra Taxa de Preservação Ambiental (TPA), também parece não enxergar o que está acontecendo na Baía de Zimbros.

Na semana passada outros quatro pinguins foram encontrados presos em uma rede no Caixa D`Aço, em Porto Belo. André Luiz Brandão Sala, de Blumenau, passava de lancha pelo local e conseguiu salvar um pinguim que se debatia para tentar sobreviver.

Ele salvou o resgate em vídeo.

Esse tipo de rede é proibido porque não distingue: prende animais que não são objeto de captura e inclusive estão ameaçados de extinção. É um absurdo que se vale da omissão dos órgãos públicos.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (2)

  • saci diz: 14 de junho de 2015

    revoltante! e o lixo na praia é uma vergonha….

  • Valmir Burigo diz: 15 de junho de 2015

    Olá,
    Meu nome é Valmir e tenho uma casa no Zimbros.
    Gosto de pescar pelas redondezas e todas as vezes que vou pescar encontro redes armadas em lugares proibidos. É um descaso com o meio ambiente, e a prefeitura e Ibama não fazem nada. Outro dia encontrei um pescador retirando a rede e sem arrumar encrenca falei com ele que era proibido, ele riu na minha cara e me disse: ” nenguem dá bola pra isso moço, aqui é terra sem lei “. Isso é uma vergonha para o municipio que cobra taxa de preservação do meio ambiente.

Envie seu Comentário