Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 23 junho 2015

Navio encalha em Paranaguá e fecha porto: situação pode refletir em Itajaí

23 de junho de 2015 1

O navio Sofia, de bandeira liberiana, encalhou na manhã desta terça-feira no acesso ao Porto de Paranaguá (PR). De acordo com informações preliminares a situação, que não é comum, teria ocorrido por um problema de máquinas.

Profissionais estudam a melhor maneira de fazer o navio flutuar novamente e o porto teve entradas e saídas fechadas temporariamente.

A situação no estado vizinho pode ter reflexos no Complexo Portuário do Itajaí-açu. Há possibilidade de cancelamento de escalas, caso os navios que estão atracados em Paranaguá e deveriam seguir para Itajaí ou Navegantes permaneçam no porto paranaense por muito tempo. Também é possível deslocamento de navios que atracariam em Paranaguá para os terminais locais.

Cinco razões contra a redução da maioridade penal

23 de junho de 2015 21
Foto: Daniel Conzi

Foto: Daniel Conzi

 

Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha e divulgada nesta segunda-feira revelou que 87% dos entrevistados são a favor da redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos _ conforme a proposta que tramita no Congresso Nacional. Mas será que essa é a solução para o problemática dos adolescentes infratores?

Veja aqui cinco razões contrárias à redução da maioridade penal:

1. Já existe punição para menores infratores.
Há previsão legal não apenas para afastar do convívio social, mas também para apresentar aos adolescentes que cometeram crimes uma nova opção de vida. Isso tem funcionado? Não. Principalmente, pelo desinteresse do Estado em prover reeducação. Os centros de internamento não deveriam ser apenas depósitos de meninos.

2. Prisão é escola para o crime.
Parece clichê. E é. Mas não podemos esquecer que adolescentes ainda estão formando o caráter (ou alguém manteve na idade adulta as mesmas incoerências da adolescência?). Assim como podem, com orientação adequada, deixar o crime, também podem especializar-se com a “ajuda” dos mais experientes. As facções criminosas atuam dentro das prisões.

3. Responsabilidade é dividida.
É comum o “uso” de adolescentes por criminosos, especialmente no tráfico. Embora seja crime a chamada “corrupção de menores”, a pena chega a ser uma piada: 1 a 4 anos de prisão, correspondente a um crime de menor potencial ofensivo. Há um projeto no Congresso Nacional para agravar esse crime.

4. Não temos espaço nas prisões.
As prisões brasileiras são em sua maioria superlotadas e sem condições de ressocialização. Mesmo que só tenham internos adultos. Alguma dúvida do que irá acontecer com a transferência de menores?

5. Adolescentes e crianças infratoras são culpa nossa.
Pobres, vindos de famílias desestruturadas, sem orientação. É esse o perfil dos meninos que frequentam as casas de ressocialização. Raríssimas são as exceções. São, na maioria dos casos, o reflexo de uma sociedade doente, consumista e egocêntrica.

Bombeiros resgatam coruja presa em linha de cerol em Navegantes

23 de junho de 2015 2
Fotos: Bombeiros Militares de Navegantes

Fotos: Bombeiros Militares de Navegantes

 

Os bombeiros de Navegantes fizeram um resgate inusitado nesta segunda-feira. Salvaram uma coruja que estava presa por uma das asas em uma linha com cerol, em meio à mata que fica junto da empresa Leardini Pescados.

A corujinha, assustada, estava em uma área alagada e de acesso bastante difícil, cerca de 500 metros mata adentro. Com cuidado, para não estressar ainda mais a ave e evitar que ela se ferisse, os bombeiros conseguiram puxá-la pelas asas.

Como o bichinho fincava fundo as garras, foi preciso usar luvas grossas para o resgate, que terminou em final feliz: depois de passar por algumas horas de repouso e avaliação, a coruja foi devolvida à mata. Voou alto e pousou em uma árvore distante, indicando que estava tudo bem.

 

 

A corujinha resgatada é da espécie conhecida como coruja-orelhuda, que é comum em todo o Brasil. Tem hábitos noturnos, se alimenta de morcegos, ratos, lagartos e outras aves, e pode ter até 38 centímetros de altura.