Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Bombeiros vão vistoriar os mais de 2 mil prédios de Balneário Camboriú

13 de julho de 2015 2
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

 

Os Bombeiros de Balneário Camboriú estabeleceram uma meta ousada: estão visitando e vistoriando todos os edifícios da cidade para intensificar a prevenção contra incêndios. Até o fim do ano que vem, esperam ter feito verificação in loco em todos os mais de dois mil prédios do município, o que deve fazer de Balneário pioneira em 100% de prevenção.

Mais de 300 edificações já foram vistoriadas e as principais irregularidades encontradas são obstruções das escadas de emergência e falta de manutenção da iluminação. Os síndicos recebem orientações e cartilhas sobre a importância de manter os sistemas de prevenção em dia.

Major Eduardo de Lima, comandante do 13º Batalhão dos Bombeiros, diz que escadas de emergência adequadas são mais eficientes que as escadas anexas aos caminhões (que, a propósito, dificilmente dariam conta de chegar ao alto dos prédios imensos que tomam conta da orla de Balneário).

Onde há helipontos, eles também são verificados. A estrutura, obrigatória por lei em edifícios muito altos, é para uso exclusivo de helicópteros de emergência. Em Balneário algumas construtoras têm feito acordos para poder “enfeitar” o topo dos edifícios. Nesses casos, a falta de heliponto é compensada com melhoria nos sistemas internos de prevenção contra incêndios.

Até agora, de acordo com o comandante, a receptividade dos síndicos tem sido positiva. A intenção da corporação é estender o projeto 100% Prevenção para todos os municípios que fazem parte do 13º Batalhão.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (2)

  • Renato diz: 13 de julho de 2015

    O Corpo de Bombeiros de Baln. Camboriú sem dúvidas realiza um trabalho muito sério, profissional e competente na prevenção, chegam até a serem chatos, no bom sentido, mais o resultado está aí, afinal não temos grandes incidentes envolvendo prédios no município.
    Agora, um município como Baln. Camboriú, que possui mais de 2000 prédios, como destaca a reportagem, não ter um caminhão de bombeiros dotado de escada magirus ou equipamento semelhante é no mínimo fletar com a sorte.
    Espero que tal equipamento nunca seja necessário…

  • Usuario diz: 15 de julho de 2015

    Renato infelizmente em nossa cidade não temos rua para um caminhão com escada magirus pois o mesmo lance que ela teria que subir ela antes precisaria girar , mal da para trabalhar com o ABTR que seria o caminhão hoje usado pelo 13° Batalhão.

Envie seu Comentário