Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Presidente da Câmara vai pedir redução no número de vereadores em Itajaí

21 de julho de 2015 6

O presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti ( DEM), deu início a conversas com parlamentares e partidos políticos para propor a redução no número de vereadores em Itajaí.

A ideia é apresentar um projeto de mudança na lei orgânica que altere de 21 para 15 a quantidade de cadeiras no Legislativo, e o motivo é simples: os argumentos apresentados para aumentar as vagas, em 2011, não se comprovaram na prática.

Na época, desconsiderando a opinião pública contrária, os vereadores aprovaram por maioria o aumento alegando que não haveria mais custos e o Legislativo teria maior representatividade.

O que ocorreu foi um acréscimo de despesa de mais de R$ 2 milhões, considerando apenas salários de vereadores e seus assessores diretos, e repetição nas proposições e moções.

Pissetti foi um dos únicos três vereadores que, em 2011, votaram contra o aumento. Diz que o principal problema, hoje, é a falta de agilidade nos trabalhos da Câmara. As sessões estão tão conturbadas com 21 vereadores, que a Mesa Diretora instituiu alterações como o envio direto de indicações à prefeitura, sem passar pela aprovação da casa.

Ainda que extraoficialmente, parte dos vereadores ( em especial os que já estavam na Câmara antes do aumento, e votaram a favor) se mostra favorável à redução.

O maior desafio de Pissetti para colocar a ideia em prática serão os partidos.

Em 2013 uma comissão chegou a ser formada para avaliar qual seria o número ideal de vereadores, mas as discussões acabaram morrendo na praia – aparentemente, por pressões partidárias.

Na contramão

Enquanto Itajaí revê o aumento no número de parlamentares, Balneário Camboriú aprovou no fim do ano passado aumento de 13 para 19 vereadores, válido a partir das próximas eleições.

Assim como foi em Itajaí, os parlamentares justificaram as novas vagas dizendo que não haverá impacto financeiro e a Câmara terá mais representatividade.

O tempo dirá se estão com a razão.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (6)

  • rafael diz: 21 de julho de 2015

    Muito bom.
    Cabe agora a sociedade se unir, seja por meios de redes sociais ou participando das sessões e cobrar esta redução. É inaceitável esta quantidade de vereadores. E os partidos (formados por cidadãos) vão lutar contra a redução, indo totalmente contra a vontade da população. Aí vemos que eles estão interessados no próprio umbigo e não no bem comum.
    Órgãos públicos devem ser pensados como a iniciativa privada,pensar claro no bem comum, mas de maneira prática, funcional, profissional, com metas e resultados e NÃO SER UM CABIDE DE EMPREGO.

  • ANIRTO ERNESTO DA SILVA diz: 21 de julho de 2015

    Parabéns Sr.Luiz C. Pissetti pela brilhante inciativa de diminuir o número de Vereadores em Itajai. Todos nós ficamos decepcionados com esta medida tomada sem consultar os Eleitores, que votam sim ou não. Além disso os gastos diminuem e teremos mais verbas para EDUCAÇÃO, investimentos em todas as obras em nossa cidade. Obrigado em meu nome e de todos os ITAJAIENSES que vão compartilhar com a notícia.

  • ADEMIR diz: 21 de julho de 2015

    isso sempre foi uma absurdo, se tivessem vergonha na cara demitiam 15 vereadores e contratavam 30 médicos especialistas para atender lá mesmo naquele prédio… será que tem que vir uma crise dessas pra eles ver que essa quantidade de vereadores, deputados, senadores não é sustentável ???

  • thiago da silva diz: 21 de julho de 2015

    Gente não vamos nos iludir! Isso vai acabar em pizza novamente, vcs acham mesmo que essa redução vai acontecer?? Eu duvido muito !cWsH

  • Sandro Becker diz: 22 de julho de 2015

    Boa ideia e que sirva de exemplo para todo o País, haja vista que a tal Crise que estamos passando tem uma grande ou total parcela de culpa devido aos gastos com nossos excelentíssimos…Tem que cortar em todas as esferas diga-se de passagem, do governo federal, estadual, municipal, judiciário…
    Abraços

  • marcio mafra diz: 24 de julho de 2015

    Engraçado que os mesmos vereadores que votaram a favor do aumento, agora votaram contra, existe algum interesse nisso, é um assunto que como tantos outros precisa ser visto, contando com saúde, educação, transporte, que inclusive participei de varias sessões na câmara e nunca ouvi alguém sugerir melhoras no transito , algum projeto ou ideia para melhorar o transito itajaiense que já é um caos.

Envie seu Comentário