Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Sem direito a fiança, secretário de Navegantes preso por crime ambiental passa a noite no presídio

12 de agosto de 2015 2
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

 

O secretário de Obras de Navegantes, Jonas de Souza, foi levado na terça-feira à noite ao Presídio da Canhanduba, em Itajaí, onde passou a noite. Preso por crime ambiental inafiançável por despejar entulho recolhido pela prefeitura em área não licenciada, Souza, que é irmão do prefeito Roberto Carlos (PSDB), permanece detido no presídio na manhã desta quarta.

A advogada que representa o secretário, Beatriz Ramsdorf Souza, apresentou um pedido de habeas corpus, que só poderá ser avaliado pela Justiça após parecer do Ministério Público _ o que, até a noite de terça, não havia ocorrido.

A prisão foi feita depois que a Polícia Civil flagrou três caminhões e uma retroescavadeira fazendo o descarte de material em terreno ilegal às margens da BR-470, que pertence à prefeitura. A secretária de Comunicação da prefeitura de Navegantes, Vânia Voltolini, admitiu que o terreno não era licenciado e disse que o município está preparando licitação para um novo local de triagem e descarte.

Ainda na terça, coube à própria a Fundação Municipal do Meio Ambiente multar a prefeitura pelo descarte ilegal. A notificação foi de R$ 775 mil.

Durante a tarde o prefeito Roberto Carlos esteve na delegacia e alegou que o entulho recolhido é jogado irregularmente pelos próprios moradores nas ruas. Com a descoberta do descarte ilegal, o serviço ficará suspenso.

O fato é que um erro não justifica outro e não há desculpa para a própria prefeitura descumprir a lei. Nem mesmo a ilegalidade cometida pelos moradores.

A obrigação do município, nesses casos, é fiscalizar e autuar sempre que necessário. Não é com “jeitinho” que se resolvem os problemas. Muito menos, empurrando o entulho “pra debaixo do tapete”.

Aliás

Seria bem interessante uma fiscalização sobre as áreas de descarte de todas as cidades da região. Será que estão todas regularizadas, como manda a lei?

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (2)

  • Renato diz: 12 de agosto de 2015

    Se continuar nesse ritmo teremos reuniões politico/partidários no presidio da Canhanduba…

  • Duvida? diz: 12 de agosto de 2015

    Irmão do prefeito é secretário de obras? tem certeza? isso não é crime, “o tal” do nepotismo????

Envie seu Comentário