Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Monitoramento inédito de animais marinhos começa nesta segunda-feira em SC

23 de agosto de 2015 1
Enrique Litman/Divulgação

Enrique Litman/Divulgação

 

Começa hoje a primeira fase do maior projeto de estudo ambiental da fauna marinha já feito no Brasil, financiado pela Petrobras e capitaneado pela Univali. As atividades iniciam com o monitoramento de 1.100 quilômetros de praias entre Laguna, no Sul do Estado, e Ubatuba (SP).

A ideia é coletar dados sobre o aparecimento e morte de animais na costa _ em especial os tetrápodes marinhos (aves, tartarugas e mamíferos) _ e identificar se a produção e exploração de petróleo e gás tem algum reflexo sobre as espécies.

::: Leia mais sobre o projeto

O projeto foi exigência do Ibama, condição para o licenciamento ambiental de uma nova operação no pré-sal da Bacia de Santos, que deve compor 23 Unidades Estacionárias de Produção até o final de 2022 _ o equivalente a mais 1,7 milhão de barris de petróleo por dia. O investimento da Petrobras no monitoramento é de R$ 140 milhões.

 

Fotos: Marcos Porto

Fotos: Marcos Porto

Neste primeiro momento, além de patrulhamento das praias serão construídos centros de Triagem e Reabilitação de Animaise e também de Estabilização de animais nas regiões Sul e Sudeste. Em SC, Penha e Florianópolis serão contempladas.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (1)

  • Douglas diz: 25 de agosto de 2015

    Enquanto isso no IBAMA de Itajaí…

Envie seu Comentário