Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Itajaí é escolhida como melhor cidade de porte médio do país em levantamento da Isto É

18 de setembro de 2015 10
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

 

A revista Isto É anunciou, na noite desta quinta-feira, as vencedoras do anuário As Melhores Cidades do Brasil 2015. Itajaí foi eleita a melhor cidade de médio porte do país. O município também foi escolhido como o de melhor qualidade de vida entre as cidades médias do país.

A escolha é feita usando critérios da Austin Ratings, agência classificadora de risco de crédito nacional que desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD). O levantamento inclui 212 indicadores, entre eles IDH, índices econômicos, de qualidade de vida e equilíbrio fiscal. A análise dos dados demorou mais de seis meses, o que, de acordo com o economista-chefe da Austin Ratings, Alex Agostin, é “um feito inédito no Brasil”.

O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini (PP), disse durante a premiação que a escolha é “um estímulo para que se continue trabalhando cada vez mais”. O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, foi quem entregou as premiações.

A pesquisamapeou o nível de desenvolvimento socioeconômico de 5.565 municípios, classificados nas categorias pequeno município (até 50 mil habitantes), médio município (de 50.001 até 200 mil habitantes) e grande município (acima de 200.001 habitantes).

Mais premiada 
Além dos dois prêmios de Itajaí, outras cidades catarinenses foram premiadas, como Balneário Camboriú e Florianópolis.

Balneário foi o município que mais recebeu prêmios, seis no total. Foi escolhida a cidade com melhores indicadores sociais e ganhou outros cinco reconhecimentos: Mobilidade Digital geral e nas categorias indicadores sociais, educação, indicadores digitais e mobilidade digital entre os municípios de médio porte.

Edésio Marcelino, chefe de gabinete, representou o prefeito Edson Piriquito (PMDB). Segundo ele, o resultado da premiação foi inesperado e reflete o trabalho da administração. Edésio destacou o trabalho social _ este ano, mais de 600 crianças, jovens e idosos estão se formando em cursos de informática gratuitos, por exemplo.

Florianópolis recebeu premiação por ter os melhores indicadores digitais no país.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (10)

  • Marcelo diz: 18 de setembro de 2015

    Balneário ganhou melhor do Brasil em três categorias, educação, mobilidade digital e o social.

  • Alex Oliveira diz: 18 de setembro de 2015

    Pensa quando chove aqui em Itajai, e também deveria ganhar o premio de cidade mar de lama em todos os sentidos…

  • CESAR diz: 18 de setembro de 2015
  • Rafael diz: 18 de setembro de 2015

    Isso é porque eles ainda não visitaram a cidade de Itajaí-SC. Você imagina a pior então? Caro leitor, a única sorte que temos é a jornalista Dagmara, que é uma gata.

  • rodrigo diz: 18 de setembro de 2015

    imagina como não devem estar as outras cidades…e olha que moro em itajaí desde que nasci ! prêmios que valem o que num país de M. como o Brasil ?

  • rodrigo diz: 18 de setembro de 2015

    e, ta errado isso…itajaí tem 205 mil habitantes…está em uma faixa errada !

  • Me lista Monteiro Farago diz: 18 de setembro de 2015

    Parabéns Itajai!!!

  • Sergio diz: 18 de setembro de 2015

    Melhor cidade?
    Melhor trânsito, melhor buracos, melhores postos de saúdes falidos, melhor máfia de transporte coletivo, melhor prefeito omisso, melhore vereadores corruptos..piada!

  • Sandro diz: 18 de setembro de 2015

    Até o final dos anos 90 Itajaí era uma maravilha provincial e com a entrada do novo século se tornou um tormento moderno, para andar 5 kilometros do cordeiros para a fazenda é 30 minutos, saudade dos molhes do tempo de estrada de barro e pouca gente surfando

  • JOAO PEDRO diz: 18 de setembro de 2015

    Parabéns Itajai!

    Cresci aqui e vi como a cidade se desenvolveu ao longo dos anos. Fruto do trabalho de um povo. Não entendo porque os comentários de pessoas invejosas aqui expressas querem denegrir esse reconhecimento.

Envie seu Comentário