Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Vídeo: Veja como é a atracação de um navio no Itajaí-açu

20 de outubro de 2015 2

O canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes voltou a ser notícia nas últimas semanas com um novo fechamento, causado pela forte correnteza do Itajaí-açu. Navios em alto-mar, aguardando a reabertura para manobras, representam para todo o Estado um prejuízo incalculável _ só para o operador do navio são US$ 40 mil a cada dia de espera.

Não à toa, a retomada das manobras, ainda que com restrições, é comemorada pelo trade portuário. O vídeo abaixo é da primeira atracação de um grande navio na Portonave após os dias de fechamento total. O MSC Ingrid, de bandeira panamenha, é um gigante de 294 metros de comprimento.

A manobra foi feita e registrada no celular pelo prático Pedro Cipriano, o decano da Praticagem de Itajaí. As imagens, em time lapse, mostram o navio imenso enfrentando a correnteza e girando na bacia de evolução antes de atracar na margem de Navegantes, num ballet inimaginável para uma estrutura tão grandiosa

 

 

Com restrições

Nesta terça-feira a Marinha expediu documento restringindo novamente as manobras para o período de maré enchendo (até por volta de 15h) e com algumas restrições de calado: 10,4 metros para navios saindo e 9,55 metros para navios entrando.

A mudança de parâmetros ocorreu porque a Praticagem teve dificuldades, na segunda-feira, para manobrar navios com calado maior na entrada, com um perigoso excesso de esforço. Na prática, os práticos pediram “mais água”, ou uma distância maior entre fundo do rio e casco da embarcação, para operar o navio.

O problema ocorre porque houve assoreamento do fundo, e a perda estimada após a batimetria é de dois metros de profundidade.

A restrição pode impedir a entrada de navios muito pesados. Mas, por enquanto, não há escalas previstas de embarcações nessas condições.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (2)

  • Círio diz: 20 de outubro de 2015

    Parabéns ao prático Pedro Cipriano! É necessário muita habilidade e expertise para viabilizar uma manobra dessas.

  • Aline diz: 21 de outubro de 2015

    Tecnologia a serviço do povo

Envie seu Comentário