Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Neymar grava vídeo pedindo ajuda ao menino Gabriel, de Itajaí, que precisa de um transplante de medula

11 de novembro de 2015 1

 

O craque Neymar, estrela do Barcelona, entrou na campanha em busca de um doador de medula óssea para o menino Gabriel Coelho, de Itajaí, que luta contra uma grave leucemia. O atacante gravou um vídeo, com a camisa da Seleção Brasileira, em que pede para que as pessoas se cadastrem no banco de doações.

Neymar não é o primeiro jogador famoso a aderir à campanha. Em agosto David Luiz, do Paris Saint-Germain, também gravou um vídeo de apoio.

Biel tem 13 anos e sua luta ganhou o mundo. Internado em São Paulo, comoveu os itajaienses e aumentou em 20 vezes a procura por cadastro no banco de medula óssea.

Gabriel sempre foi um menino saudável. Gosta de música e toca bateria desde os dois anos. Mas, no fim do ano passado, começou a ficar pálido e pequenas manchas apareceram pelo corpo. Em fevereiro, durante uma crise de vômito e febre, veio o diagnóstico: Biel tinha leucemia mieloide aguda e precisava de tratamento urgente.

A quimioterapia agressiva provocou um acidente vascular cerebral (AVC). Biel ficou cego e parcialmente paralisado _ já não podia mais caminhar e fala com dificuldade. O tratamento, em julho, deixou de fazer efeito e ele entrou na fila do transplante.

Reynaldo Gianechinni, que passou por transplante, dividiu a experiência com Biel

Reynaldo Gianechinni, que passou por transplante, dividiu a experiência com Biel

 

Os pais decidiram transferi-lo para o hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC), em São Paulo. Descobriu-se que o tipo de leucemia de Biel é raro em crianças e é de difícil tratamento.

A esperança, agora, é que apareça um doador, que pode estar em qualquer lugar do mundo.

Como funciona?

O cadastro é feito da seguinte maneira: são tirados cerca de 5ml de sangue do pretenso doador. Essa amostra é encaminhada pelo Estado a uma central no Rio de Janeiro, onde é feita a pesquisa genética. O resultado demora até 90 dias para sair.

Roseli reforça que o cadastro é unificado. Uma vez listado, o doador poderá ajudar qualquer pessoa no mundo que precise de transplante de medula óssea.

Em muitos casos, quando faz o cadastro pensando em um paciente específico, o doador é chamado para salvar a vida de outra pessoa e se nega _ o que provoca uma grande dor à família do doente. É por isso que as instituições de doação, embora reconheçam a importância de campanhas como a do Biel, não as incentivam.

O que é leucemia?

A leucemia é uma doença maligna que atinge os leucócitos, os glóbulos brancos do sangue, que estão presentes nos gânglios linfáticos e na corrente sanguínea. No doente, a doença provoca a perda da função de defesa do organismo e os glóbulos brancos produzidos descontroladamente reduzem o espaço na medula para fabricação de outras células que compõem o sangue. Essas células acabam caindo na corrente sanguínea antes de estarem preparadas para exercerem suas funções.

Nas leucemias agudas os sintomas incluem anemia, fraqueza, cansaço, sangramento no nariz e na gengiva, manchas roxas e vermelhas na pele, gânglios inchados, febre, suor noturno, infecções, dores nos ossos e nas articulações. Nas crônicas, pode não haver sintoma algum.

Fonte: site Dráuzio Varella

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (1)

  • aloisio luiz diz: 12 de novembro de 2015

    Que Deus tenha compaixão de voce encontre um doador o mais rapido possivel,pra Deus nada é impossivel,força Biel! Deus esta contigo!

Envie seu Comentário