Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Navegantes pode receber novo equipamento para melhorar segurança de pousos e decolagens

13 de novembro de 2015 1
Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

 

 

O Aeroporto Ministro Victor Konder, de Navegantes, está na lista de sete terminais no país que terão prioridade na instalação do DVOR, equipamento que melhora a segurança nos pousos e decolagens. Mais moderno que o NDB, sistema utilizado atualmente, o DVOR é mais preciso, estável, menos afetado por obstáculos nas imediações e exige menos manutenção.

Até agora, quatro dos aeroportos prioritários receberam o aparelho, que custa cerca de R$ 1,5 milhão. O que entrava a celeridade do processo de instalação nos demais, no momento, é a falta de recursos da Infraero.

Caso o DVOR seja confirmado para Navegantes, será o fim da novela de outro equipamento, o VOR _ versão mais antiga e obsoleta dos aparelhos de auxílio à navegação. O VOR de Navegantes chegou ao aeroporto em 2003, foi instalado somente em 2010 e até agora, cinco anos depois, ainda aguarda homologação da Aeronáutica para poder funcionar.

No ano passado a Infraero chegou a abrir uma licitação para repor uma das peças do VOR de Navegantes, que, por falta de uso, acabou estragando.

Hoje o equipamento mais moderno utilizado no país é o ILS, que permite pousos e decolagens em situações adversas e tem uma versão instalada no aeroporto de Joinville. Por falta de espaço, o aparelho não poderia ser instalado em Navegantes _ nem se houvesse recursos.

O governo federal deu prazo até 2020 para que todos os aeroportos do país deixem de usar o NDB, sistema atualmente usado em Navegantes.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (1)

  • Rafael Fernando Silveira diz: 13 de novembro de 2015

    Ja estamos na torcida pelo novo equipamento!

Envie seu Comentário