Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Univali divulga as primeiras imagens do maior museu oceanográfico da América Latina

26 de novembro de 2015 3
Fotos: Divulgação Univali

Fotos: Divulgação Univali

 

 

A Univali divulgou as primeiras imagens do Museu Oceanográfico, que será o maior do gênero na América Latina. Sob a curadoria do professor e pesquisador Jules Soto, o museu vai ficar em Balneário Piçarras e terá no acervo raridades como o imenso tubarão-baleia que encalhou em Porto Belo, em 2013, e foi conservado em formol, em um processo delicado que ocupou os pesquisadores nos últimos dois anos.

As imagens do tubarão ainda não foram divulgadas, mas já foram adiantadas outras coleções que poderão ser vistas pelo público, como a maior coleção de conchas da América Latina _ inclusive duas das mais procuradas por colecionadores no mundo _ ; a maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil, com baleias, golfinhos, focas, lobos e leões marinhos de diversas espécies; a maior coleção da América Latina de tartarugas marinhas; a segunda maior coleção de elasmobrânquios (tubarões e raias) do mundo, com exemplares raríssimos e únicos em nosso continente.

O acervo esteve, nos últimos anos, à disposição de pesquisadores de todo o país e também do exterior.  A maior parte do acervo é composta por animais marinhos da fauna Brasileira, especialmente do sul do Brasil.

 

 

 

A exposição oceanográfica que será aberta ao público terá mil metros quadrados, uma das maiores do Brasil, o que somado a todas as demais áreas do museu atinge aproximadamente quatro mil metros quadrados de área construída, um dos maiores museus de história natural da América Latina e o segundo maior museu oceanográfico do mundo.

A cerimônia de inauguração está marcada para o dia 14 de dezembro. A visitação poderáser feita de terça-feira a sexta-feira das 14h às 20h e sábado e domingo das 10h às 18h. O ingresso inteiro custa R$ 20. Colaboradores da Univali, assim como estudantes e pessoas acima de 60 anos, pagam meia-entrada. Grupos escolares, acima de 15 pessoas, pagam R$ 5.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (3)

  • Antonio Pedrada diz: 27 de novembro de 2015

    Entrada a 20,00? Coloca esse museu em outra categoria aí: um dois mais caros do Brasil! A Univali sempre fazendo das suas… uma pena…

  • Ana Paula diz: 27 de novembro de 2015

    Sou aluna do campus de Piçarras e sempre tem animal apodrecendo no estacionamento. Faz três semanas que é um golfinho sendo comido pelos urubus, com mosca, rato e tudo que tem direito. São animais que chegam nas praias e a univali leva para apodrecer a céu aberto para depois usar a carcaça para estudo e no museu. A gente reclama na secretaria mas ninguem faz nada. É uma vergonha abrir um museu oceanográfico e deixar os animais de estudo apodrecendo no estacionamento. Muito respeito a natureza, muito sustentavel, não vale a visita. Uma vergonha.

  • alex diz: 29 de novembro de 2015

    onde fica

Envie seu Comentário