Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Itajaí: Temporal faz ceder estrutura da Ponte Tancredo Neves

13 de dezembro de 2015 6
Foto: Reprodução Whatsapp

Foto: Reprodução Whatsapp

 

Parte da ponte Tancredo Neves, que liga os bairros Cordeiros e São Vicente, em Itajaí, desabou por volta das 23h deste domingo, após o temporal que atingiu o Litoral. Segundo informações da Defesa Civil, não há vítimas no local, mas o acesso à ponte está interditado.

Uma moradora relatou que estava prestes a atravessar a ponte quando viu três motociclistas voltarem, dizendo terem ouvido um estalo. Logo em seguida a estrutura no meio da ponte desabou.

A ponte estava parcialmente interditada desde outubro, quando a estrutura sentiu os efeitos do período prolongado de chuvas e houve rebaixamento do asfalto. Carros e veículos pesados estavam proibidos de passar.

Em novembro, um laudo apontou que as fundações estavam intactas _ porém, a estrutura teria perdido resistência no solo. Com isto, a ponte cedia um milímetro por dia, conforme informaram os técnicos na época.

Tremor 

Uma tubulação de água foi atingida pelo incidente e técnicos do Serviço Municipal de Água e Saneamento (Semasa) foram alertados para que providenciem os consertos, numa tentativa de evitar que os dois bairros mais populosos de Itajaí, que são ligados pela ponte, tenham o abastecimento prejudicado.

No mesmo momento em que a estrutura ruiu houve uma rápida queda de energia elétrica em outros bairros da cidade, mas ainda não é possível afirmar se os fatos têm relação.

Um morador do Bairro Cordeiros, próximo à ponte, procurou os agentes da Defesa Civil para dizer que sentiu tremor em um sua casa quando a ponte cedeu. A residência deverá ser vistoriada.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (6)

  • Lilica Maria diz: 14 de dezembro de 2015

    A ponte cedia 1 mm por dia e estava “parcialmente interditada”?
    Comentários são desnecessários

  • Thom diz: 14 de dezembro de 2015

    Parabéns aos engenheiros que vistoriaram a primeira vez e constataram que não existia risco!!

  • Milton Alves diz: 14 de dezembro de 2015

    Ah Lilica Maria, perdão, mas é impossível deixar de perguntar:
    Quem foi o “inteligente” que permitiu que a referida ponte ainda ficasse livre para certos tipos de transposição como a de pedestres, ciclistas e motociclistas?
    Será que ele daria as caras, caso – durante o episódio desta noite alguém tivesse sido arrastado para as águas do rio pelo desabamento?
    Só no Brasil mesmo para enxergamos essas coisas.

  • lol diz: 14 de dezembro de 2015

    1mm ? grande coisa -.-

  • Carlos diz: 15 de dezembro de 2015

    É incrível a falta de preparo das pessoas ligadas a administração de Itajaí, em outubro quando a ponte apresentou problema, será que ninguém da SEMASA lembrou que esta ponte era uma das ligações da rede de água entre os bairros?
    Será que não poderiam ter feito uma obra emergencial em 2 meses para fazer outra ligação na ponte da Campos Novos?
    Dizia um antigo chefe, quem tem 2 tem 1, quem tem 1 não tem nada!

  • Fábio G Engel diz: 15 de dezembro de 2015

    A OBRIGAÇÃO DE UM JORNAL É BEM INFORMAR.
    A PONTE NÃO CAIU POR CAUSA DO TEMPORAL : CAIU POR TER SIDO MAL FEITA !
    A NOTICIA DA FORMA COMO ESTA , TRANSFERE A CULPA DA QUEDA A SÃO PEDRO ! ESTA PONTE FOI FEITA HÁ 30 – 35 ANOS ATRAS

Envie seu Comentário