Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 25 dezembro 2015

Adeus a Tante Lolli

25 de dezembro de 2015 3

Isolde Blaese Drews, a Tante Lolli, morreu às 23h30min na véspera de Natal em Bremenhaver, na Alemanha. Fundadora do primeiro jardim de infância de Itajaí, presente nas memórias e no coração de muitos itajaienses, Tante Lolli completaria 92 anos nesta terça-feira. Foi vítima de um súbito tumor cerebral. Atendendo à vontade de Isolde, a família pretende trazer as cinzas dela a Itajaí.

Leia mais: Professora que fundou primeiro jardim de infância em Itajaí faz 90 anos

Professor de Itajaí dá lição de amor ensinando surfe para crianças carentes

25 de dezembro de 2015 1
Foto: Lucas Correia / Agência RBS

Foto: Lucas Correia / Agência RBS

Ney Machado transformou sua paixão pelo surfe em uma maneira de fazer o bem. Só este ano, ensinou as primeiras lições sobre o esporte para mais de 200 crianças carentes – e ajudou centenas de famílias com os alimentos que arrecada toda semana. Um ciclo de solidariedade que tem transformado vidas em Itajaí.

Durante a semana, Ney, que é juiz da Federação Brasileira de Surf, dá aulas particulares na Praia da Atalaia. Boa parte do que recebe com o trabalho é investida no projeto social que mantém: todos os domingos, reúne meninos e meninas que não teriam chance de aprender sobre o esporte em troca de um quilo de alimento. Chega a arrecadar até 50 quilos por aula, que são rapidamente distribuídos entre pessoas que ele conhece e outras que lhe batem à porta.

Decidido a tornar o esporte um meio de inclusão, Ney também passou a ensinar deficientes visuais a surfar. Deu tão certo que ele acabou decidindo expandir o projeto. Nas últimas semanas, com a ajuda do cantor Armandinho e de uma empresa de Itajaí, comprou pranchas especiais para cadeirantes e passou a apresentar o mar e o surfe a quem não pode caminhar.

Pai de três filhos, Ney sabe que o trabalho social que executa ajuda a deixar o mundo um pouquinho melhor.

– Se a gente não ajudar o próximo, o mundo não cresce – afirma.

Ele diz que se sente realizado:

– Não é o dinheiro, é o sorriso no rosto das pessoas. Se eu soubesse o quanto isso é bom, teria feito mais cedo.

Sem recesso

25 de dezembro de 2015 1

Entre os Legislativos da região, quem ganhou ponto com os cidadãos locais este ano foi a Câmara de Vereadores de Itapema. Os parlamentares decidiram (muito acertadamente) acabar com o recesso no meio do ano. As “férias de julho” remuneradas estão entre aquelas situações que não fazem sentido, prejudicam o andamento do Legislativo mas, mesmo assim, continuam ocorrendo na grande maioria das cidades. Quem sabe mais alguém se inspira?

Equação difícil

25 de dezembro de 2015 1

A cada temporada Balneário Camboriú enfrenta o mesmo problema: a circulação indevida de enormes ônibus de turismo nas áreas centrais, onde as vias são estreitas e o trânsito, atravancado. É claro que numa cidade que tem como principal fonte de receita o turismo o incômodo há de ser tolerado.

Mas é verdade, também, que há maneiras de reduzir o impacto – adotando vans no leva-e- traz, por exemplo, ou fiscalizando as rotas previamente estabelecidas. A solução é urgente: mesmo antes do feriadão o caos já estava instalado.

Contas aprovadas

25 de dezembro de 2015 0

O Tribunal de Contas do Estado recomendou a aprovação das contas de 2014 do prefeito Evandro dos Navegantes (PSDB). O parecer segue agora para a Câmara de Vereadores, que vai colocar os números em votação.

Câmara de Itajaí devolve R$ 10,9 milhões à prefeitura

25 de dezembro de 2015 1
Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

R$ 10,9 milhões é o quanto a Câmara de Vereadores de Itajaí devolveu à prefeitura neste fim de ano. Por exigência de uma lei municipal (a Lei das Sobras), o recurso devolvido aos cofres do município tem que ser usado em ações ligadas a educação, saúde ou assistência social. A redução mais significativa foi em diárias de viagem.

Melhoria no sinal

25 de dezembro de 2015 1

A Tim instalou antenas móveis 3G nas praias da região para melhorar o sinal durante o verão, mesmo com o aumento no número de usuários. As estruturas ficarão disponíveis até depois do Carnaval. Em Itajaí, Bombinhas, Itapema e Balneário Piçarras também foi disponibilizada rede 4G – que, até então, só estava acessível em Florianópolis e Balneário Camboriú.